sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TOTVS Gestão Fiscal - NFS-e Padrão Nacional

O que é?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada para documentar as operações de prestação de serviços.
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Esse produto foi concebido para ser um padrão nacional. Além de beneficiar a sociedade com a quebra do paradigma do uso do papel, espera-se que ela simplifique e racionalize o cumprimento das obrigações acessórias, com a dispensa de autorizações de impressão de notas fiscais; redução dos custos de desenvolvimento de sistemas, de treinamento de pessoal, de aquisição de formulários e de impressão e guarda de documentos fiscais, podendo ainda servir de fomento ao e-business.
O contribuinte continuará com a obrigação de emitir as notas fiscais para lastrear as suas operações de prestação de serviços, mas a Prefeitura passará a ser a responsável pela geração e guarda do acervo das notas emitidas.
A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PMBH), uma das nove prefeituras de capitais responsáveis pelo projeto nacional da ABRASF, já lançou sua Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) desde novembro de 2009. 
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A versão 10.76 do TOTVS Gestão de estoque, compras e faturamento já contempla esta nova exigência legal.
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Aguarde mais informações sobre o processo de impressão da NFS-e.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TOTVS Segurança e Medicina do Trabalho - Relatório PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado como por exemplo: a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.
Deve ser emitido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos (químicos, físicos e biológicos) ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física. Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE.
Simplificando o processo para os nossos usuários
Nas versões anteriores a parametrização e emissão do formulário PPP era muito complexa, envolvia diversos cadastros.  A partir da versão 10.70, a associação do risco seja à função, seção, posto de trabalho, etc é feita somente por meio da Medição do Risco.
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A fim de facilitar ainda mais o processo para os nossos usuários, com nossas constantes inovações, foi disponibilizado no TOTVS SMT, a emissão do formulário PPP através de seus relatórios internos. Esta possibilidade deve-se a mais nova ferramenta da Linha RM - TOTVS Reports, solução corporativa para geração de relatórios legais, gerenciais e customizados.
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A emissão do PPP consiste num assistente com apenas duas telas. Na primeira tela (parâmetros) deve ser informado o funcionário para o qual será emitido o formulário e o representante legal da empresa:
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O próximo passo é preencher os parâmetros de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e  a maneira que a profissiografia deve ser exibida:
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Após informar os parâmetros para geração, será emitido o formulário de PPP conforme modelo apresentado pela Instrução Normativa 27 do ano de 2008.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TOTVS Educacional - Alteração de Plano de Pagamento do Contrato

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Com o novo assistente, alterar as parcelas já criadas para um contrato ficará muito mais simples!
O TOTVS Educacional permitirá a alteração do Plano de Pagamento do Contrato.
Uma vez criado um contrato e ele associado um Plano de Pagamento, suas parcelas podem ser editadas individualmente, mas a aplicação de um novo plano de pagamento só seria possível a um novo contrato.
Não havendo lançamentos para nenhuma das parcelas de um contrato, seu plano de pagamento pode ser alterado a qualquer momento – com a exclusão das parcelas geradas anteriormente e a geração de novas parcelas automaticamente
Diversos contratos da mesma Matriz Aplicada podem ser alterados simultaneamente, garantindo ainda mais praticidade!
Clique aqui e assista ao vídeo.

Video - Gauge em 10 minutos

Confira o video do recurso de gráfico de velocímetro ou gauge em menos de 10 minutos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

*** Na onda da Web *** - RSS

TOTVS Controladoria e Finanças
RSS
A partir da versão 10.80 estarão disponíveis novos canais de RSS da área de Controladoria e Finanças:
Módulo Financeiro

RM Fluxus - Valor total dos lançamentos em aberto a PAGAR / RECEBER no dia.
Envia um RSS diariamente com o valor total dos lançamentos a Pagar e a Receber no dia.
RM Fluxus - Cheques Pré-Datados a Pagar Vencendo Hoje
Envia diariamente um RSS com a relação dos cheques pré-datados a pagar com vencimento no dia.
Módulo Contábil

RM Saldus - Alteração da Data de Fechamento Contábil
Envia um RSS a cada alteração da Data de Fechamento (Parâmetros RM Saldus).
RM Saldus - Inclusão de Conta Contábil
Envia um RSS a cada inclusão de uma Conta Contábil no RM Saldus.
Módulo Patrimonial

RM Bonum - Geração de Lote Contábil  (Depreciação Mensal)
Envia um RSS sempre que for realizada a integração contábil da depreciação mensal para RM Saldus.
RM Bonum - Inclusão de Bens
Envia um RSS sempre que um novo bem é incluído na base de dados.
Módulo Fiscal

RM Liber - Status do Período de Apuração
Envia um RSS a cada mudança de Status (Aberto/Encerrado) nos períodos de apuração dos tributos no RM Liber.
RM Liber - Período de Apuração com vencimento para os próximos 5 dias
Envia um RSS com os dados do período de apuração com vencimento nos próximos 5 dias (com base no campo vencimento do período de apuração).
O conceito da TOTVS sobre o RSS é baseado na construção de consultas SQL´s em um banco de dados, que se reverte em alertas RSS para qualquer gerenciador de RSS. Estes alertas são avisos de páginas ou consultas SQL´s que sofrem alguma atualização. Para isso basta que a pessoa se inscreva nos Canais RSS disponíveis ao seu Perfil de usuário da Linha RM..
Para assinar os canais de RSS, disponíveis ao seu perfil e receber os informativos, utilize a opção: “Leitor RSS / Canais / Adicionar Canal”, ou ainda em “Meus Canais”.
Adicionando Canal RSS
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Leitor dos RSS
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Outra opção é assinar o Canal através do Microsoft Outlook:
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quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TOTVS Educacional - Envio de E-mail para Alunos e Professores

Comunicar com os alunos e os professores está muito mais simples e eficiente!
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Na versão 10.80, o TOTVS Educacional permitirá o envio de e-mails simultâneos para alunos e professores, por meio de um assistente em seus respectivos cadastros.
Através de um filtro simples na visão dos cadastros, grupos grandes ou muito específicos podem ser selecionados.
Será possível desenvolver um texto para esse grupo utilizando parâmetros que serão substituídos por dados de cada aluno/professor, ou mesmo gerar um relatório com dados específicos de cada um e lhes enviar, respectivamente, como anexo à mensagem.
Arquivos da máquina local ou do servidor também podem ser anexados à mensagem.
Além disso, alunos e seus pais/responsáveis podem receber e-mails independentemente, garantindo o contexto das conversações (como boletos apenas para o responsável financeiro e material de aulas apenas para os alunos).
Para remetente da mensagem pode ser selecionado: o Sistema TOTVS Educacional, o Usuário logado ou a Coligada.
Agilidade na notificação de eventos, lembretes, publicidade e toda a comunicação da Instituição com seus alunos e professores!
Clique aqui e assista ao vídeo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TOTVS Segurança e Medicina do Trabalho - Novo padrão de interface

Em versões anteriores dos produtos da Linha RM, os usuários utilizavam um sistema de menus e barra de ferramentas para realizar seu trabalho, modelo que funciona muito bem com um menor número de comandos. Com o constante crescimento de novas funcionalidades o sistema de menus e barras de ferramentas não funciona tão bem, visto que muitos recursos são difíceis de localizar.
Por este motivo criamos uma nova interface, cujo objetivo primordial é facilitar a localização e o uso de toda gama de recursos que estão em constante inovação.
Centralização dos módulos
Através do ícone TOTVS, o usuário pode ver todos os módulos divididos por segmento de negócio, a fim de facilitar a localização, simplificando o trabalho e usabilidade do sistema.
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Benefícios da nova interface
· Melhores resultados em menos tempo;
· Fácil localização de recursos;
· Layout simplificado;
· Atalhos, promovendo facilidade para encontrar os recursos mais acessados.
Com esses benefícios, esperamos que os usuários tenham muito mais facilidade para desenvolver suas tarefas do dia-a-dia.
Conheça a nova interface do segmento RH
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Apresentando o novo SMT (Segurança e Medicina do Trabalho):

Cadastros:
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PPRA:
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SMT:
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PCMSO:
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Proteção Contra Incêndios:
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Relatórios:
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Opções:
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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TOTVS Gestão Patrimonial - Nova MDI

Na nova MDI, o menu do aplicativo TOTVS Gestão Patrimonial foi redesenhado. As funcionalidades foram organizadas por processos conferindo maior usabilidade ao produto.
Abaixo seguem as imagens de cada item do novo menu:
Cadastros
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Operações Patrimoniais
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Utilitários
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Contabilização
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Aguardem mais novidades no aplicativo TOTVS Gestão Patrimonial.
* MDI (Multiple Document Interface) é a interface por onde as funcionalidades do sistema são acessadas, incluindo o menu.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

TOTVS Educacional - Atualização de Responsável Financeiro

A partir da versão 10.80, o TOTVS Educacional permitirá a atualização do responsável pelas parcelas do contrato do aluno via o Responsável Financeiro cadastrado.
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Uma vez geradas as parcelas de um contrato, a alteração de seu responsável só era possível com a edição de cada um de seus registros.
Com este novo assistente, o Responsável Financeiro do aluno pode ser alterado a qualquer momento no cadastro e atualizado rapidamente em todas as parcelas já geradas, desde que não tenham lançamentos.
Diversos alunos, contratos ou parcelas podem ser selecionados em suas telas de cadastro para atualização simultânea de seus responsáveis – agilizando ainda mais as atividades do usuário!
No caso de parcelas com mais de um responsável financeiro cadastrado, há também a possibilidade de decidir se eles serão ignorados pelo processo ou substituídos pelo responsável atualmente cadastrado.
Clique aqui e assista ao vídeo.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TOTVS *** Torne sua empresa mais produtiva com o RM 2010 ***

A partir da versão 10.80 da linha de produtos RM, que será lançada em Janeiro de 2010, a utilização dos produtos ficará muito mais simples e ágil. A nova interface permite que qualquer funcionalidade seja acessada instantaneamente, sem que seja necessário decorar sua localização, basta utilizar a pesquisa de funcionalidades e executar o serviço. Mesmo um recurso que nunca foi utilizado pelo usuário estará sempre ali à sua mão.
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            Será necessário abrir apenas uma única aplicação, e todos os módulos de todos os segmentos (1) estarão acessíveis através do botão TOTVS (2).
            Ao lado dos segmentos estarão disponíveis as tarefas acessadas recentemente (3) que poderão ser fixadas (4) para que estejam sempre visíveis e à mão do usuário.
            Acima dos módulos estarão os botões de acesso rápido, como o de troca de contexto (5) – que permitirá a seleção da coligada corrente, filial, etc., e os botões referentes ao layout da tela (6), que permitem alterar a exibição para janelas ou abas, e outros diversos recursos, visando o conforto máximo do usuário.
            Abaixo, os botões de Logout/Login e Sair (7), que fecha a aplicação RM.
            A faixa de opções vai conter todas as funcionalidades dos aplicativos, ficando sempre localizada na parte superior da aplicação, onde estarão os botões referentes a cada funcionalidade (1), divididos em categorias (2), sendo que as funcionalidades gerais, comuns a todos os módulos estarão sempre à direita (3) na faixa de opções e acessíveis a qualquer momento. O módulo corrente é identificado na barra de título (4):
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            Além da faixa de opções, estarão disponíveis várias abas customizáveis, que poderão ficar na posição que o usuário desejar, encolhidas ou expandidas e que podem também ser acessadas a qualquer momento, permitindo ao usuário pesquisar funcionalidades (1); pesquisar recursos (localmente e na WEB) (2) - como relatórios, sentenças SQL, gráficos, RSS, etc.; pesquisar informações na base de dados (3), em inúmeras tabelas e colunas, retornando os registros para que sejam editados em suas respectivas visões.
Estarão disponíveis também informações sobre o sistema (4) e mensagens diversas que a aplicação tiver a exibir ao usuário (5).
A pesquisa de funcionalidades permite que se busque uma funcionalidade por uma palavra-chave, sem que haja necessidade de saber em qual menu ou mesmo em qual módulo ela se encontra. Basta digitar o texto desejado, e clicar em qualquer um dos resultados (1) para que a funcionalidade seja aberta:
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A pesquisa de recursos, ou Totvs Share, funciona de forma semelhante à pesquisa de funcionalidades. Basta digitar uma ou mais palavras- chave, clicar em qualquer um dos recursos encontrados e ele será imediatamente executado, independente de ser um gráfico, relatório sentença SQL, etc.:
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            O Totvs Share ainda permite que a mesma palavra-chave seja pesquisada na base de dados da TOTVS, via Web (1), permitindo que o usuário veja todos os recursos que a Totvs disponibilizou. Entre eles podem estar documentos, vídeos, informativos ou mesmo relatórios, gráficos e inúmeros outros recursos, que podem ser baixados e importados diretamente para a base de dados:
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A Central de Pesquisa busca por dados em toda a base através de uma sintaxe de pesquisa como a do google, suportando portanto vários operadores lógicos como and, or e near, retornando os registros encontrados em todas as tabelas indexadas, e permitindo que qualquer um deles seja aberto e editado em sua visão de origem.
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Sempre que a aplicação for fechada, serão verificadas quais funcionalidades estavam abertas e o sistema vai perguntar ao usuário se ele deseja que essas mesmas funcionalidades sejam abertas automaticamente na próxima vez que a aplicação for aberta, visando agilidade na utilização dos produtos da linha RM:
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Além da nova interface , existem inúmeras vantagens na linha RM 2010. Não perca, em breve mais novidades sobre a versão 10.80!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

TOTVS Gestão Financeira - Nova interface

Na versão 10.80 os sistemas foram remodelados na nova MDI, os menus do TOTVS Gestão Financeira foram redesenhados e cada item ganhou um ícone diferente. As funcionalidades estão organizadas por processos e dispostas em 7 abas, sendo elas: Cadastros, Contas a Pagar/Receber, Movimentações Bancárias, Gestão Financeira, Utilitários, Gestão e Ferramentas. Vale ressaltar que os processos existentes na MDI tratam-se de recursos que já foram migrados para a tecnologia .NET. Estas inovações é resultado do trabalho que vem sendo executado com a qualidade de sempre para que possamos surpreender nossos clientes.
Abaixo seguem as imagens de cada aba de Menu.
Cadastros
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Contas a Pagar/Receber
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Movimentações Bancárias
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Gestão Financeira
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Utilitários
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Gestão

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Ferramentas

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quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

TOTVS Gestão de Folha de Pagamento - MANAD

O MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais) foi instituído pela Portaria no 58/2005 expedida pela Previdência Social que obriga as empresas que utilizam sistema de processamento eletrônico de dados para o registro de negócios e atividades econômicas, escrituração de livros ou produção de documentos de natureza contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, quando intimada por Auditor-Fiscal da Previdência Social (AFPS), a apresentar documentação técnica completa e atualizada de seus sistemas, bem como os arquivos digitais com as informações relativas aos seus negócios e atividades econômicas, observadas as orientações e especificações contidas no referido MANAD - versão 1.0.0.1.
Através da Gestão de Folha de Pagamento é possível gerar o arquivo de MANAD.
Simplificação do processo:
Em versões anteriores à versão 10.80, o relatório de MANAD era gerado através do Gerador de Relatórios, e sua geração não era cômoda para o usuário devido sua complexidade, a partir da versão 10.80 a geração do MANAD foi simplificada, o relatório passa a ser interno e pode ser gerado através do menu “Relatórios / MANAD”.
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A geração do MANAD consiste em um assistente com sete etapas:
1) Perfil de Parâmetros e Descrição do Processo;
2) Parâmetros Globais;
3) Opções de exportação;
4) Visão do Contabilista;
5) Visão do Responsável;
6) Seleção de Coligadas;
7) Agendamento do Processo.
Perfil de parâmetros - Consiste no conjunto de informações a serem geradas ou já geradas e que serão ou foram gravadas, já a descrição do processo correspondente ao nome dado ao processo, por exemplo, “MANAD”. Através da gravação de um perfil fica fácil executar a repetição do processo, pois os dados informados ficam gravados de forma que o usuário não tenha o retrabalho de inserir as mesmas informações.
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Parâmetros globais - Consiste na definição, para todas as coligadas, dos parâmetros para geração do arquivo MANAD conforme solicitação do auditor fiscal ou outro requisitante, como período para geração, folha por periodo ou unificada e geração ou não do bloco referente à contabilização.

Opções de exportação  - Serão definidos os dados que serão utilizados na composição dos blocos de abertura do arquivo MANAD, bem como sua exportação.

Visão do contabilista - Corresponde ao cadastro do contabilista responsável pela veracidade das informações enviadas para o relatório MANAD.
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Visão do responsável – corresponde ao cadastro do responsável pela veracidade das informações enviadas para o relatório MANAD.
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Seleção de coligadas - Permite o processamento multi-coligadas, ou seja, serão apresentadas as coligadas existentes e deve-se informar para qual ou quais coligadas o arquivo deverá ser gerado.
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Agendamento do processo - Possibilidade de agendar a execução e/ou repetição do processo de geração do MANAD.
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Após a geração do arquivo será apresentado um log de toda a execução do processo, no qual o usuário poderá visualizar erros encontrados na base de dados.
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