quarta-feira, 31 de março de 2010

TOTVS Gestão de Relacionamento - Execução de Ações via parâmetros

Agora é possível executar Actions a partir da aba parâmetros na edição de atendimento. No RM Agilis ao criar um parâmetros é possível associá-lo a uma sentença SQL personalizada. Com a criação desse parâmetro e associando-o a um Tipo de Atendimento o resultado dessa consulta poderá ser acessada na aba parâmetros da edição de atendimento. Com o recurso de associar Actions a sentença SQL agora é possível executar essas Actions diretamente da tela de parâmetros.

Criação do parâmetro

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Associando a sentença SQL a uma Action

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Visualização do parâmetro na edição do atendimento

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Execução da Action

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Clique aqui e assista ao vídeo e saiba como executar esse procedimento passo a passo.

terça-feira, 30 de março de 2010

Dica – Folha de Pagamento / Rotina de Contabilização

Produto: TOTVS Folha de Pagamento

Versão: 10.80

Processo de Negócio: Contábil

Processo do Sistema: Integração Contábil

Subprocesso: Rotina de Contabilização

Sintoma

Como conferir o processo de contabilização ao se deparar com a seguinte mensagem ao processar o Módulo: Rotinas / Contabilização.

Erro durante gravação dos movimentos – Evento: XXXX ou Encargo : XXXX Chapa: XXXXX

Erro : Não existe agrupamento de contas contábeis :

Grupo de conta: XXXX

Integração contábil: XX

Integração funcionário: XX

Causas

Os dados não estão parametrizados corretamente ou falta cadastrar o agrupamento de contas contábeis que referencia essa parametrização.

Solução

Utilizaremos o exemplo a seguir para conferência:

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(Imagem 1)

Verificar no cadastro do Evento ou Encargo em questão, no caso, Evento 0002 como estão informados os dados contábeis:

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(Imagem 2)

Verificamos que está marcada a Opção “Tem integração Contábil” e também “Tem integração por funcionário”.

A integração Contábil irá buscar o código de integração no cadastro de Seção ou se trabalhar com do Centro de Custo, obrigatoriamente será o código da integração do Centro de Custo.

Localizar qual o funcionário está informando o erro, no caso 00001, verificar qual Seção / Centro de Custo pertence e editar esse cadastro. No exemplo será utilizado o Centro de Custo.

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(Imagem 3)

Verificar agora qual o código de integração desse funcionário, editando o cadastro na aba Base de Cálculo I Dados Contábeis.

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(Imagem 4)

Verificando essa combinação, teremos o agrupamento de contas contábeis a ser criado em Cadastros /Contabilização / Agrupamento de contas contábeis.

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(Imagem 5)

Fazendo todo esse processo, verificamos que a mensagem de erro mostra exatamente o que foi conferido.

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(Imagem 6)

Porém, nem sempre o correto é criar diretamente um agrupamento conforme a mensagem.

Vamos supor que a parametrização no evento era a seguinte:

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(Imagem 7)

A mensagem seria:

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(Imagem 8)

Isto porque no evento não está marcado “Tem integração Contábil” (Imagem 7), assim não será verificado o número da integração informado na Seção / Centro de Custo. Mas já existe um agrupamento contábil direcionado para a conta desejada (Imagem 5). Neste caso, o correto seria marcar o flag no evento e não criar um novo agrupamento com a integração nula.

Em outro caso, o flag poderia estar marcado, mas foi feito o cadastro de um funcionário novo e não foi informado o código de integração do funcionário. O correto seria informar o código e não criar um agrupamento com o campo de integração vazio.

Informações Adicionais :

Essas integrações são utilizadas para direcionar o mesmo evento ou encargo para contas diferentes.

No evento teremos a conta 212 (Imagem 2), em um centro de custo teremos a integração 5 (Imagem 3), em outro a integração 6, assim no agrupamento de contas contábeis teremos um agrupamento com o Grupo Conta 5 e uma conta Saldus e outro agrupamento com Grupo Conta 6 e sua respectiva conta Saldus.

A Integração por funcionário é utilizada quando existe uma conta para cada funcionário, caso contrário não é necessário marcar o flag de integração no Evento / Encargo e os agrupamentos devem ficar com o campo “Código de Integração por Funcionário” vazio.

Dicas – Exames Pendentes

Produto: TOTVS Gestão de Pessoas

Versão: 10.80

Processo: Exames Pendentes

Subprocesso: Geração de Exames Pendentes

Sintoma

Este roteiro tem como objetivo a verificação da base quando não são exibidos exames pendentes para os funcionários/candidatos.

Causas

Os principais motivos para a não exibição de exames pendentes no cadastro de funcionários/candidatos são:

· Não existem perfis de exames criados, nos quais são incluídos os exames e seus respectivos tipos (periódico, admissional, demissional, mudança de função,retorno ao trabalho).

· Os perfis de exames não foram associados à função, seção ou lotação.

· Não foi efetuado o processo de Geração de Exames Pendentes.

Solução

No perfil de Exames é incluído a Bateria de Exames, onde são definidos os exames e seus tipos.

Para exames do tipo periódico, a periodicidade pode ser calculada por fórmula ou número de dias.

O cadastro de perfil de exames está disponível em Segurança e Medicina do Trabalho/PCSMO/Perfil de Exames.

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(Imagem 1 )

Após a verificação do perfil, este deve ser associado à função, seção, lotação ou outra entidade, através de consulta SQL. A associação dos perfis é feita através do módulo ‘Assistente de associação de perfis’.

clip_image004[6] (Imagem 2)

O último passo é a execução do processo ‘Gerar Exames Pendentes’, disponível no cadastro de candidatos.

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(Imagem 3)

Acessar a pasta de exames pendentes do funcionário/candidato para validação das informações.

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(Imagem 4)

Informações Adicionais

O módulo ‘Assistente de associação de perfis’ está disponível em Segurança e Medicina do Trabalho/PCMSO.

segunda-feira, 29 de março de 2010

TOTVS Gestão de Relacionamento - Fluxo de Tarefas Visual

Criação do fluxo de tarefas (etapas e fluxo de etapas) visualmente


Agora é possível criar e gerenciar o fluxo de etapas do RMAgilis de forma visual. Com esse recurso a criação de etapas e fluxo de etapas se torna uma tarefa mais ágil e fácil, permitindo o usuário ter uma visão mais ampla de todo o processo.

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Edição da etapa

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Edição do fluxo de etapa

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Clique aqui e assista ao vídeo e saiba como executar esse procedimento passo a passo.

sexta-feira, 26 de março de 2010

TOTVS Gestão Financeira – Fluxo de Caixa

Disponibilizado, na versão 10.80, um relatório padrão de Fluxo de caixa. O formato é simples, pois utiliza os recursos do Excel. Este relatório terá como base a tabela Natureza Orçamentária Financeira do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Materiais, com opção de rateio.

A codificação desta tabela poderá ser definida por máscara, criando-se uma estrutura hierárquica organizacional.

As Naturezas Orçamentárias Financeiras poderão também ser definidas nos itens de movimento do TOTVS Gestão de Estoque Compras e Faturamento, nas parcelas do TOTVS Educacional e do TOTVS Incorporação, no TOTVS Gestão de Pessoas, no TOTVS Gestão Fiscal, no TOTVS Gestão Bibliotecária e no TOTVS Processo seletivo. Quando os lançamentos financeiros forem incluídos por esses módulos, o rateio será preenchido automaticamente e esses lançamentos poderão ser selecionados através do Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa poderá ser gerado com periodicidade diária, semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anual. Demonstra o saldo da conta caixa, a movimentação de lançamentos/extratos em aberto (previsto) e baixados/compensados (realizado).

Permite ainda a realização de projeções de resultados, fornecendo diretrizes para tomada de decisão a curto, médio e longo prazos.

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Clique aqui e assista ao vídeo.

* Para saber sobre as parametrizações necessárias consulte o Roteiro de Operações do Help.

Como Fazer e Dicas

Está com dificuldade para executar algum processo em nossos sistemas? Há dúvida sobre alguma funcionalidade? Agora você pode contar com a ajuda de o “Como Fazer” e o “Dicas”.

O que são

O “Como Fazer” é um documento explicativo, com foco técnico, no qual o usuário do aplicativo terá acesso às informações e instruções necessárias para desenvolver uma tarefa e/ou conduzir, de maneira correta e objetiva, um processo dentro do sistema.

O “Dicas” é um documento que leva ao cliente informações sobre possíveis parametrizações e operações do sistema que podem ser alterados para melhor funcionamento ou ainda informações específicas que possibilitam maior funcionalidade e aplicabilidade das ferramentas disponíveis.

Acompanhe semanalmente aqui no TOTVS Connect.

quarta-feira, 24 de março de 2010

TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento – Conclusão de Movimento

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A fim de melhorar a gestão de nossos clientes, o módulo TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento possui agora o processo de CONCLUSÃO DE MOVIMENTO. 

Imagine a seguinte situação:

Uma Requisição de Materiais é recebida gerando uma Solicitação de Compra. O Comprador analisa essa solicitação e define se o material solicitado será comprado ou não. Se o material for comprado, a solicitação entra no processo de Cotação que após gera ordem de compra e, posteriormente, uma nota fiscal.  Caso a compra não for autorizada, a Solicitação de Compra não é aprovada.

Até a versão 10.70, se a Solicitação de Compra não fosse aprovada, ela deveria ser cancelada ou excluída, o que reabria o movimento que a originou (Solicitação de Compra) ou então ser recebida em um tipo de movimento específico para finalizar o processo.

A Conclusão de Movimento chega com o objetivo de finalizar o processo de faturamento/recebimento. O movimento concluído não estará disponível para continuar o faturamento e o movimento que o originou não voltará a ficar com status pendente.

Observação:

A conclusão de um movimento irá realizar todas as operações como se o mesmo tivesse sido recebido/faturado.

Este processo poderá ser executado nos movimentos com status “Pendente”, “Parcialmente Faturado” ou “Parcialmente Recebido”.

Atenção! Este recurso está liberado apenas para bases convertidas para o novo modelo contábil e de faturamento (Backoffice).

Clique aqui e assista ao vídeo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

TOTVS Inteligência de Negócios - Painel de Metas – Usando expressões para calcular metas compostas

Este painel possui dois tipos de metas: escalares e compostas. As escalares são associadas a um gráfico de medidor (gauge) e tem seu valor vinculado a ele, portanto, toda vez que são calculadas “perguntam” ao medidor qual é o seu valor atual.
As metas compostas servem como agrupadoras das metas escalares e das próprias metas compostas, permitindo que seja criada uma hierarquia no Painel de metas, assim como a hierarquia da sua empresa.  A princípio, toda meta do Painel de metas será escalar e se torna composta quando outra meta é subordinada a ela. Para subordinar uma meta a outra, selecione a linha da árvore referente à meta filha e arraste até a meta pai, até que apareça uma seta indicando a mudança na hierarquia:
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Assim que uma meta passar a ser composta e ter outras metas subordinadas a ela o campo expressão será habilitado. Para editar a expressão que vai determinar o valor da meta clique no botão a direita do campo:
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O editor de expressão será aberto e trará uma sugestão de média simples, somando todas as metas subordinadas e dividindo pela quantidade delas:
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Apesar dessa sugestão, a expressão pode utilizar várias funções para manipular os valores escalares das metas subordinadas e determinar então o valor da meta composta:
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Em uma situação hipotética e bastante simplificada, um painel de metas de uma fábrica teria uma meta principal e duas metas filhas: Fabricação e Vendas:
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O valor da meta principal não poderia ser uma média simples somando fabricação e vendas já que são duas coisas completamente distintas e apuradas de forma diferente. Assim, para calcular a meta composta será necessário criar uma expressão que determine o valor de acordo com a forma de apuração de cada meta escalar e respeitando a importância de cada uma delas.
Assim, poderíamos criar uma expressão para calcular a meta principal de acordo com o seguinte critério: A meta 2 (vendas) dividida pelo número de dias que os vendedores trabalham no mês (24), dividido pela meta 1 (fabricação), dividida pelo número de dias que os trabalhadores da fábrica trabalham no mês (22):
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Dessa forma seria possível obter um valor que determinaria a situação da fábrica como um todo, e que iria oscilar de acordo com a quantidade produzida ou com o volume de vendas, impactando na situação do painel de metas e permitindo um acompanhamento e a
tomada de planos de ação com agilidade e confiabilidade.      

Não perca! Em breve mais novidades sobre o Painel de Metas!

sexta-feira, 19 de março de 2010

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento - Nova nomeclatura e interface MDI

A partir desta nova versão, o RM Nucleus tem um novo nome: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento!
Também foram liberadas nesta nova solução todas as funcionalidades já migradas para a tecnologia .NET. Com um design inovador e intuitivo, a nova interface do aplicativo – MDI está direcionada a processos, como no parametrizador, e vem para melhorar a interação dos usuários com o aplicativo.
Conheça a nova interface:
Cadastros
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Estoque
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Compras
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Vendas
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Orçamento
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Outras Movimentações
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Utilitários
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Segurança
Novas permissões de segurança foram criadas para atender a nova interface.
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Evolução tecnológica e facilidade de uso é uma preocupação constante da TOTVS.
Clique aqui e assista ao vídeo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

TOTVS Gestão Financeira – Fluxo de Caixa

Disponibilizado, na versão 10.80, um relatório padrão de Fluxo de caixa. O formato é simples, pois utiliza os recursos do Excel. Este relatório terá como base a tabela Natureza Orçamentária Financeira do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Materiais, com opção de rateio.
A codificação desta tabela poderá ser definida por máscara, criando-se uma estrutura hierárquica organizacional.
As Naturezas Orçamentárias Financeiras poderão também ser definidas nos itens de movimento do TOTVS Gestão de Estoque Compras e Faturamento, nas parcelas do TOTVS Educacional e do TOTVS Incorporação, no TOTVS Gestão de Pessoas, no TOTVS Gestão Fiscal, no TOTVS Gestão Bibliotecária e no TOTVS Processo seletivo. Quando os lançamentos financeiros forem incluídos por esses módulos, o rateio será preenchido automaticamente e esses lançamentos poderão ser selecionados através do Fluxo de Caixa.
O Fluxo de Caixa poderá ser gerado com periodicidade diária, semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anual. Demonstra o saldo da conta caixa, a movimentação de lançamentos/extratos em aberto (previsto) e baixados/compensados (realizado).
Permite ainda a realização de projeções de resultados, fornecendo diretrizes para tomada de decisão a curto, médio e longo prazos.
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Clique aqui e assista ao vídeo.
* Para saber sobre as parametrizações necessárias consulte o Roteiro de Operações do Help.

Como fazer? Workflow – Validar campo complementar como obrigatório

   

Este Workflow tem como objetivo tornar um campo complementar como obrigatório. É comum recebermos pedidos de Clientes solicitando que um determinado campo complementar seja obrigatório ao salvar um registro.

Estaremos mostrando como tornar um campo complementar “Comprador” da visão de Cliente/Fornecedor obrigatório.

   

Desenvolvimento/Procedimento

Passo 1

Criar o WorkFlow

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Deve-se informar o nome do WorkFlow e a sua categoria. Feito isso iremos configurar o WorkFlow.

OBS: é na categoria que informamos que perfil pode dar manutenção neste workflow.

Passo 2

Configurar o WorkFlow

Inserimos a Atividade “Se/Senão”

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Selecionamos a primeira opção da condição do “Se/Senão”, clicamos na aba “Propriedades”

· Setamos a condição para “Condição de Regra Declarativa”

· ConditionName, informamos um nome para a condição

· Expression , deve ser inserido: this.Tables["FCFOCOMPL"]["COMPRADOR"].IsNull

Esta expressão testa se o campo “FCFOCOMPL.COMPRADOR” esta Null.

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Inserir a atividade “Gerar Exceção”

É nesta atividade que vamos inserir a mensagem quando o campo “FCFOCOMPL.COMPRADOR” estiver vazio.

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Acessando as propriedades da atividade “Gerar Exceção” , em “Mensagem do Erro” digitar a mensagem que será exibida quando a exceção se tornar verdadeira.

No nosso caso: CLIENTE NÃO PODE SER SALVO COM O CAMPO "COMPRADOR" VAZIO !!

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Passo 3

Vincular o WorkFlow ao serviço destinado

Para vincular o WorkFlow iremos na visão que se pretende inserir o controle, em nosso caso visão de Clientes/Fornecedores.

Selecione o botão PROCESSOS / Workflows -> Gerenciar

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Iremos selecionar a opção de “Gatilho / WorkFlow”, que em nosso caso será selecionado “Antes de Salvar o Registro”.

Em seguida iremos clicar no botão “Gatilhos” clip_image014 e escolher o WorkFlow criado e configurado anteriormente.

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Com isso concluímos a criação do WorkFlow e já podemos testar. Veja abaixo a imagem com a mensagem, quando tentamos inserir um cliente/fornecedor sem preencher o campo complementar “COMPRADOR”.

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segunda-feira, 15 de março de 2010

TOTVS Gestão de Pessoas – Análise Salarial


Visando melhores recursos para os nossos usuários, o módulo de Pesquisa Salarial foi reformulado. Adotamos o conceito de Análise Salarial, o qual se destina à pesquisa de diferenças salariais por meio de duas perspectivas distintas:
1. Por sondagem de mercado através dos resultados de uma pesquisa salarial conduzida por terceiros;
2. Por sondagem interna na qual os dados do sistema de Gestão de Pessoas serão utilizados para realizar o mesmo tipo de análise viabilizado por uma pesquisa de mercado.
Pesquisa Salarial de Mercado:
Demonstra a distribuição salarial na empresa a partir de informações provenientes de pesquisas salariais de mercado realizadas por terceiros. Seu cadastro consiste no registro de medidas estatísticas extraídas de uma pesquisa salarial de mercado, na qual os resultados são tabulados e calculados por meios externos ao TOTVS Gestão de Pessoas.
Análise Salarial Via RM Portal:
Consiste no comparativo de medidas estatísticas de uma pesquisa salarial de mercado, pré-cadastrada no sistema de Gestão de Pessoas, com os salários dos funcionários da filial e função selecionadas, ou, no comparativo dos salários dos funcionários da filial e função selecionadas com os funcionários das demais filiais que também desempenham a função. Será realizada através do RM Portal pelos chefes conforme cadastro de hierarquia de chefes.
A pesquisa Salarial pode ser cadastrada através do menu “Carreira e Remuneração / Pesquisa Salarial”, disponível na nova interface do sistema, ou através do menu “Gerência de RH / Pesquisa Salarial”, disponível no antigo RM Vitae. No RM Portal, acesse “Recursos Humanos / Equipe / Análise Salarial”.
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Para facilitar a gestão dos dados gerados na pesquisa ou na análise salarial foram disponibilizados os seguintes gráficos:
Gráfico de Distribuição Salarial:
Consiste na demonstração da distribuição salarial de uma equipe em faixas salariais obtidas de uma pesquisa salarial de mercado.
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Gráfico de Variação Salarial em Relação ao Mercado:
Consiste na demonstração da diferença entre os salários praticados pelo mercado e os salários pagos pela empresa para todas as funções consideradas na pesquisa salarial.
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Gráfico de Comparação das Médias Salariais (Empresa x Mercado):
Consiste na comparação dos salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado em todas as funções consideradas pela pesquisa salarial.
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Gráfico de Posicionamento da Função:
Consiste na representação gráfica que correlaciona as medidas estatísticas "mercado x empresa" de uma função escolhida pelo usuário a partir dos dados de uma pesquisa salarial.
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