Apresentamos os 10 principais benefícios gerados com a utilização da Solução TOTVS Gestão Hospitalar da Linha RM. São funcionalidades que dão um grande diferencial e ganho de performance em processos-chave de Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Centros de Diagnóstico por Imagem. Gestão, produtividade das equipes e segurança ao paciente é o nosso foco.
1. Solução Completa que se adapta a qualquer empresa do Segmento Saúde
O TOTVS Gestão Hospitalar pode ser utilizado em Centros Clínicos, Laboratórios, Centros de Diagnóstico por Imagem e, logicamente, em Hospitais de qualquer porte. A solução é flexível e permite personalização para todos os Tipos de Empresa do Segmento.
2. Integração Nativa com o Backoffice
A solução se integra fortemente com as soluções de retaguarda da TOTVS (Linha RM), ou melhor, a solução se utiliza das soluções TOTVS naturalmente. Como exemplo, temos toda a Gestão de Materiais, Estoque e Compras que é desempenhada em sua totalidade fora do Sistema de Gestão Hospitalar. Apenas os comandos de consumo de Materiais e Medicamentos são disparados pelo front office. Os clientes é que ganham com uma solução robusta focada nas melhores práticas de diversos segmentos de mercado e não apenas no segmento de Saúde. Indústrias, fábricas e diversas empresas que também funcionam em regime 24 x7 usam esta mesma solução.
3. Diferencial nas Condições Contratuais com Convênios
A estruturação e modelagem que sustenta o módulo de Faturamento é um diferencial. O registro dos Contratos, Coberturas e Condições Financeiras tem uma flexibilidade enorme de uso e garante que o cliente tenha facilidade na manutenção de suas tabelas de preços (procedimentos, diárias, taxas, serviços e materiais e medicamentos). A usabilidade e integração com outros módulos do sistema garantem uma produtividade acima da média e faz com que a Equipe de Faturamento tenham tempo para desempenhar outras funções dentro da empresa, como por exemplo, atividades de auditoria de Contas.
4. Módulos de Agendamento e Atendimento ao Paciente com Máxima Usabilidade
As Agendas de Atendimento e de Cirurgias permitem aos usuários iniciarem as rotinas de Registro de Atendimento e também permitem ao médico, por exemplo, gerenciar o atendimento do consultório por meio do uso otimizado do Prontuário Eletrônico do Paciente de forma natural, garantindo também com assertividade a geração dos logs de uso de nossa solução. A Equipe do Bloco Cirúrgico também possui grande facilidade no registro, acompanhamento e entrada das informações pós-cirurgia. Esta por sua vez, gera as informações necessárias para a CCIH com possibilidade de personalização da entrada de dados de acordo com a classificação da cirurgia realizada.
5. Módulo de Gestão Estratégica completo
Damos a capacidade do próprio usuário extrair informações gerenciais rapidamente e com simplicidade. A idéia é permitir a criação e utilização de gráficos, indicadores de desempenho e sofisticados relatórios em qualquer ponto do produto. A solução oferece diversas possibilidades de uso de relatórios, gráficos, consultas, planilhas integradas, cubos de decisão e montagem de painéis gerenciais com cenários para monitoramento, controle e apoio à tomada de decisão.
6. Prontuário Completo do Paciente
O PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente - oferece funcionalidades para Médicos, profissionais da Saúde e Equipe de Enfermagem para garantir o registro de todas as informações coletadas durante cada atendimento ao paciente. Consultas, atendimentos de Pronto Atendimento e Internações são registradas com os dados de anamnese e exames clínico, prescrições, solicitações de exame, registro dos cuidados clínicos de enfermagem, escores clínicos de avaliação e fichas de atendimento estruturadas. Todo o PEP tem integração ao Módulo de Contratos para consulta às Coberturas e faturamento correto de todos os gastos gerados a cada evento registrado passível de cobrança.
7. Excelência na Gestão de Glosas
Todas as rotinas relacionadas com o processo de recebimento das contas dos pacientes são controlados e naturalmente integrados com as soluções de retaguarda da TOTVS. Ainda antes de entrarmos nesta fase, podemos citar o Módulo de Auditória Pré-Glosa que permite ao Hospital auditar contas médicas com o intuito de medir a qualidade da Equipe de Faturamento, corrigir lançamentos e registrar não-conformidades geradoras de erros de faturamento. Temos ainda um recurso importante para tratamento da devolução de contas que se torna imprescindível para garantir a correção dos registros contábeis feitos quando do Faturamento das remessas de contas.
A partir daí, todo o ciclo de gestão de glosas é realizado com o cuidado de se garantir sempre todas as informações atualizadas no Financeiro. Os gestores não necessitam ir ao Sistema Gestão Hospitalar para se ter o controle do processo de recebimento das faturas de convênios e a mesma informação pode ser consultada no TOTVS Gestão Financeira. Também um processo de mensagens alerta os gestores sobre o andamento deste ciclo, como por exemplo, se temos um maior volume de registros de glosas gerados e recursos de glosas não finalizados uma mensagem de alerta é gerada. Todo este ciclo também mantém integração com o Módulo de Repasses, gerando atualizações com as glosas e comandos de novos lançamentos com a aprovação de recursos gerados.
8. Implementação dos Gabaritos de Pacotes de Procedimentos
Com esta funcionalidade é possível registrar todos os Gabaritos de Procedimentos estabelecidos e divulgados por alguns planos de Saúde com o intuito do sistema alertar, em tempo de faturamento, se o faturamento dos itens estão dentro do pré-estabelecido no Pacote, ou, se existem itens em que se está faturando com quantidade superior ou inferior à quantidade permitida. Neste processo, inclui as definições de agrupadores de itens como Listas de Matmed, Diárias Globais e Taxas Globais que são podem ser vinculados a um ou mais procedimentos. É também uma poderosa a ferramenta de Controle da Equipe de Auditoria Interna da instituição, uma vez que oferece recursos que viabilizam uma padronização do faturamento de procedimentos: um mesmo procedimento ou procedimentos múltiplos realizados sem um fator clínico complicador podem ser faturados de forma a possuir sempre os mesmos grupos de materiais, medicamentos, diárias, taxas e serviços relacionados. Fica o registro desta padronização que pode ser definida e diferenciada por Convênio.
9. Repasse de Honorários sob controle Absoluto
O repasse de Honorários também se mostra como um ponto forte do Sistema. Dá máxima flexibilidade nas definições de suas regras que podem variar por Unidades de Faturamento e Atendimento e aplicam-se a grupos pré-definidos de prestadores ou a prestadores de forma individual (médicos ou empresas que atuam na Instituição). O processo de apuração de Repasse é online e a Folha de Produção sempre atualizada mostra de forma estratificada as produções dos prestadores: realizada, faturada e em recebimento pela Unidade de Faturamento responsável. Agrega-se a esse processo o fechamento do Comando de Pagamento aos Prestadores que possui Integração com as soluções de retaguarda TOTVS garantindo a geração de informações fiscais, contábeis e de controle para a Equipe do Financeiro proceder o pagamento.
10. Faturamento SUS Completo
Faturamento SUS completo de AIHs, BPA e APAC com integração direta aos Módulos de Laboratório e Centros de Diagnóstico para inclusão dos Exames, com a movimentação de estoque para inclusão do consumo de Órteses e Próteses e também com o Registro de Informações de Cirurgia para garantir o lançamentos dos procedimentos cirúrgicos nas AIHs.
Contém a funcionalidade de Monitoramento e Controle de Tetos Físicos e Financeiros para o faturamento SUS e funcionalidade para seleção automatizadas de documentos de cobrança para geração das remessas.