sexta-feira, 30 de julho de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Cópia de Itens

Visando mais praticidade, a opção Cópia de itens possibilita a cópia de obras, serviços, composições, insumos, grupos de custo ou parâmetros do projeto escolhido para o projeto aberto, podendo copiar do próprio projeto aberto.

Para isso, com o projeto destino aberto, acesse Opções/Cópia de Itens, em seguida é aberta a tela para a seleção da Coligada e do projeto de origem.

clip_image002

Após a seleção, o sistema oferece as opções de copiar Subprojetos, Serviços, Composições, Insumos, Grupo de Custo e Parâmetros.

clip_image004

Na cópia de Obras e Serviços, indiretamente são feitas as importações dos recursos (composições e seus insumos) que estão associados a eles e dos seus grupos de custo. Portanto, para esses, a opção “Ignorar” e “Sobrepor” é válida para o recurso que estiver associado, mas não é válida para a cópia de Obra.

Na cópia de Serviços, Composições e Insumos, caso o registro já exista, pode-se selecionar a opção “Sobrepor” ou “Ignorar”. A opção “Sobrepor” atualizará o registro e a opção “Ignorar” manterá o registro existente.

Caso o usuário deseje copiar apenas alguns itens, basta acessar as pastas: Serviços, Composições, Insumos e Grupos de Custos, e para cada pasta selecione os itens a serem copiados, estabeleça as configurações apresentadas em cada pasta. Lembre-se que os Serviços, Composições e Insumos só serão copiados para o projeto destino, desde que as máscaras dos mesmos sejam iguais às máscaras do projeto de origem.

clip_image006

Para a pasta Parâmetros, as configurações já estarão pré-estabelecidas.

clip_image008

Após execução do processo, o sistema emitirá um feedback do mesmo.

clip_image010

Clique aqui e assista ao vídeo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Alteração geral de Insumo

Visando maior comodidade e praticidade, o TOTVS Construção e Projetos permite alterações de insumos cadastrados. Através dessa funcionalidade é possível realizar alterações em um conjunto de Insumos, ao mesmo tempo, selecionados através dos filtros, com opções de alterações como: Novo Grupo de Custos, Nova Unidade, Nova Jornada, Nova Condição de Pagamento, Novo Prazo de Ressuprimento, Novo Grupo de DNIT ou alteração na Descrição, com opção de alterar a descrição para: Toda Maiúscula, Toda Minúscula, 1ª Letra Maiúscula.

Para essa funcionalidade acesse Opções/Alteração Geral de Insumo selecione os Insumos (os quais deseja realizar alterações)e com opção de aprimorar o filtro, utilize a função. Veja a figura abaixo:

clip_image002

Insumos:
Informe os insumos os quais deseja alterar as informações.
Grupos de Custo:
Informe os grupos de custo para selecionar os insumos que se deseja alterar as informações.. Neste caso, serão selecionados os insumos dos grupos de custo selecionados.
Unidades:
Informe as unidades para selecionar os insumos que se deseja alterar os dados. Neste caso, serão selecionados os insumos que possuem as unidades selecionadas.

Após a seleção e inclusão acesse a pasta Alterações Gerais, selecione os novos valores no lookup correspondente aos campos, os quais deseja alterar, ative Novo Grupo de DNIT, e Descrição, caso deseje realizar alterações nos mesmos, com opções de cadastrar nova planilha de custo horário e transforme insumo derivado(Derivado de outro insumo ou de uma composição) em insumo normal(Sem derivações).

clip_image004

Para nova planilha:

Informe para qual planilha de custo horário os insumos selecionados serão alterados.

Serão listadas, neste campo, apenas as planilhas que o usuário possuir permissão de acesso no cadastro do perfil de usuário, pasta Acesso a Relatórios/Planilhas.

Após esse etapa, o sistema emitirá uma tela de contendo uma descrição do resultado do processo, veja:

clip_image006

Clique aqui e assista ao vídeo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Alteração geral de composição – Substituir Recurso

Visando mais praticidade e comodidade é possível realizar alterações em um conjunto de composições selecionadas através de filtros, onde o TOTVS Obras e Projetos oferece opções ao usuário de substituição de recursos associados às composições.

Para ter utilizar esta funcionalidade acesse Opções/Alteração Geral de Composições, selecione as Composições (as quais deseja realizar alterações)e com opção de Aprimorar o Filtro, utilize a função. Veja figura abaixo:

clip_image002

Composição:

Selecione as composições as quais deseja alterar as informações.

Insumos:
Informe os insumos para selecionar as composições. Neste caso, serão selecionadas as composições que possuem os insumos selecionados. Os insumos globais não ficam disponíveis para seleção.

Unidades:
Informe as unidades para selecionar as composições que se deseja alterar as informações. Neste caso, serão selecionadas as composições que possuem as unidades selecionadas.

Após a seleção e inclusão acesse a pasta Recursos, ative os campos Substituir Recursos De, com opção de Substituir Composição Auxiliar ou Insumo, preencha o campo com o recurso a ser substituído, em seguida ative o campo Para, preencha o campo com o recurso substituto e execute o processo.

clip_image004

Feito isso, execute o processo e o sistema emitirá uma tela contendo um log com o resultado do processo.

clip_image006

Clique aqui e assista ao vídeo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

TOTVS Folha de Pagamento - Liberação do HomologNet

Agora é oficial: O HOMOLOGNET ESTÁ NO AR!

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou no dia 15/07/2010, em seu site, o lançamento oficial do sistema Homolognet.

Inicialmente, o Homolognet será implantado no Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, em Santa Catarina e na Paraíba, sendo seu uso facultativo para essas localidades até 31 de dezembro deste ano. Para demais localidades ainda não há previsão para o uso do novo método.

Para mais informações sobre a divulgação do Homolognet clique aqui.

Liberação no TOTVS Folha de Pagamento

A geração do arquivo a ser validado no sistema Homolognet estará disponível no sistema TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore) a partir do patch 11.0.20, com previsão de liberação para 25/08/2010.

Legislação Aplicável

A utilização do sistema Homolognet foi instituída pela Portaria 1.620 de 14 de Julho de 2010. De forma a complementar a ela foi publicada a Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010, que prevê alterações no modelo do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT), além de listar documentos que serão impressos pelo sistema (incluindo o próprio TRCT, já em novo formato).

Além dessas duas portarias, foi publicada a Instrução Normativa Nº 15, de 14 de Julho de 2010, que prevê os procedimentos para a homologação das rescisões enviadas através do Homolognet.

Links Úteis

Portaria 1.620 de 14 de Julho de 2010

Instrução Normativa No- 15, De 14 De Julho De 2010 – Parte 1

Instrução Normativa No- 15, De 14 De Julho De 2010 – Parte 2

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 1

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 2

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 3

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 4

Termo de Rescisão

Como foi possível notar no tópico anterior, o modelo do TRCT foi alterado pela Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010. Apesar da possibilidade de impressão do termo de rescisão pelo sistema Homolognet, existem casos em que a rescisão não exige homologação (contratos de trabalho com tempo inferior a um ano, incluindo projeção do aviso prévio indenizado). Portanto, nesses casos o TRCT deverá ser impressos pelo sistema TOTVS Folha de Pagamento.

Atenção! O uso do novo termo somente será obrigatório a partir de janeiro/2011.

Clique aqui e já saiba COMO FAZER para emitir o arquivo a ser validado no Homolognet.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Alteração geral de Insumo (preços)

Visando mais praticidade, agora é possível realizar a alteração de preços para um determinado grupo de insumos com mais de um preço cadastrado.

Para essa funcionalidade acesse Opções/Alteração Geral de Insumo, selecione os Insumos (os quais deseja alterar os preços) e com opção de aprimorar o filtro, utilize a função. Veja a figura abaixo:

clip_image002

Insumos:
Informe os insumos os quais deseja alterar as informações.
Grupos de Custo:
Informe os grupos de custo para selecionar os insumos que se deseja alterar as informações. Neste caso, serão selecionados os insumos dos grupos de custo selecionados.
Unidades:
Informe as unidades para selecionar os insumos que se deseja alterar os dados. Neste caso, serão selecionados os insumos que possuem as unidades selecionadas.

Após a seleção e inclusão acesse a pasta Alterações de Preços, ative os campos, modificar preço, ativar, selecione o preço ao qual deseja aplicar, com opção de alterar a descrição e avançar etapa, como mostra a figura abaixo:

clip_image004

Através dessa interface, também é possível criar um preço novo.

clip_image006

Descrição:
Informe a descrição do preço a ser criado.

Valor:
Informe o valor do preço a ser criado.

Moeda:
Informe em qual moeda esse preço está.

Moeda Indexadora:
Informe em qual moeda esse preço está indexado. Essa informação não é obrigatória.

Unidade:
Informe a unidade em que está sendo criado o preço.

Valor Improdutivo:
Informe o valor improdutivo, se o insumo for do grupo A (Equipamentos).

Moeda:
Informe em qual moeda o preço está sendo criado.

Data de Criação:
Informe a data do preço.

Usar Vigência do Preço:
Marque esse campo se você for fornecer informações referente à vigência do preço que está sendo criado.

Data de Vigência:
Informe a data de validade do preço.

Aplicação do Preço:
Marque em quais cronogramas (previsto, realizado e/ou medido) o preço informado deve ser considerado.

Ativar Preços Criados:
Marque essa opção se o preço criado deve ser ativado.

Após a conclusão de qualquer uma das etapas anteriores, o sistema emitirá uma tela contendo a descrição do resultado do processo.

clip_image008

Clique aqui e assista ao vídeo.

TOTVS Folha de Pagamento - Diferença INSS e Salário Família

Conforme comunicado extra enviado no dia 15/07/2010, referente à nova tabela de INSS, em 30/06/2010 foi publicada a Portaria Interministerial MPS/MF nº 333/2010 que altera os valores de contribuição ao INSS.

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 - DOU DE 30/06/2010

Dispõe sobre o salário mínimo e o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS.

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/65/MF-MPS/2010/333.htm

Até a publicação deste informativo, não há informações de como devem ser feitos os recolhimentos de janeiro a maio deste ano.

Para as empresas que não fizeram o recolhimento da competência 06/2010 conforme orientação do SEFIP, criamos um procedimento para orientá-los como praticar tal recolhimento no sistema TOTVS Folha de Pagamento.

Clique em um dos links abaixo e saiba como fazer o recolhimento da competência 06/2010.

Como Fazer para TOTVS Folha de Pagamento (sistema Windows)

Como Fazer  para RM Folha (sistema DOS)

Como Fazer – TOTVS Folha de Pagamento - HomologNet

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.00

Processo de Negocio: Administração de Pessoal

Processo do Sistema: Rescisão Contratual

Subprocesso: Homolognet

Introdução

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou no dia 15/07/2010, em seu site, o lançamento oficial do sistema Homolognet. Trata-se de um sistema feito pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para a homologação de rescisões por meio eletrônico.

Os sistemas de folha de pagamento deverão gerar um arquivo XML contendo dados das rescisões e, por meio do Homolognet, as empresas poderão enviar esses arquivos para que os cálculos sejam homologados pelo MTE.

Estas funcionalidades encontram-se disponíveis a partir da versão 10.83 do aplicativo TOTVS - Folha de Pagamento, juntamente com o patch da BibliotecaRM 10.80.40.

Procedimentos:

1) Acessar Cadastro | Eventos | edição | Identificação

Informar no campo Código Rubrica o código da rubrica relacionada ao tipo de verba que o evento possui.

clip_image002

Atenção! Caso o evento não se enquadre na rubricas existentes, será possível cadastrar mais rubricas na tabela dinâmica HOMOLOGRUB. Entretanto, no momento de cadastrar essas rubricas um dado deve ser observado: o manual do Homolognet já definiu as rubricas numeradas de 001 a 034, mas exige que as novas rubricas sejam cadastradas a partir do número 100.

Dica:

No Homolognet são considerados os envelopes das 80 (oitenta) competências anteriores ou desde a competência de contratação (caso tenha tempo de casa menor). Portanto, como não é possível definir quais eventos eram utilizados na época e atualmente não são mais, recomendamos que esse campo seja preenchido em todos os eventos.

2) Acessar Cadastro | Sindicatos | edição | Homolognet

Nesta tela são cadastradas as formas de apuração das médias de Férias, 13º e Aviso Prévio conforme manual do Homolognet do Ministério do Trabalho. É possível também informar uma fórmula para o cálculo de número de dias de DSR no mês da rescisão.

clip_image004

1 – CLT – cálculo segue a regra geral da CLT;

2 – Convencionado – cálculo segue regra estabelecida em instrumento coletivo de trabalho ou regulamento da empresa.

3) Acessar Cadastro | Funcionários | Rescisão

Ao cálculo de rescisão para um funcionário, observar o preenchimento dos campos existentes na caixa Dados Homolognet.

clip_image006

Cumpriu Jornada semana

Marque este campo caso o empregado tenha cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana da rescisão. A não marcação do campo informará automaticamente que o empregado não cumpriu integralmente esta jornada.

Sábado Compensado

Marque este campo caso o empregado tenha compensado o sábado durante a semana. A não marcação do campo informará automaticamente que o empregado não realizou tal compensação.

Tem novo Emprego

Marque este campo caso o empregado tenha comprovado ter novo emprego durante o período do Aviso Prévio. A não marcação do campo informará automaticamente que o empregado não comprovou tal existência.

4) EXECUTAR O ASSISTENTE DE GERAÇÃO DO ARQUIVO DO HOMOLOGNET.

clip_image008

Aqui se encontram as etapas que o usuário deve passar para a geração do arquivo XML do Homolognet. Esse assistente é composto pelos 4 passos abaixo:

4.1) PERFIL DE PARÂMETROS

É a tela inicial do assistente de geração do arquivo XML do Homolognet. Aqui, é dado início à geração do arquivo de acordo com layout definido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Esse é o local onde são criados novos perfis ou selecionados perfis criados anteriormente.

clip_image010

ATENÇÃO: Na primeira execução do assistente é obrigatória a criação de um perfil.

4.2) SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS E PERÍODO

Aqui são informados os dados básicos para a geração do arquivo como: o período das rescisões, seleção dos funcionários e local onde o arquivo será gravado.

clip_image012

Dica:

Marcando CheckBox Competência Atual o sistema irá considerar somente as rescisões da competência atual. Os campos data inicial e final serão preenchidos, respectivamente, com o primeiro e o último dia da competência atual.

4.3) EVENTOS

Aqui são informados alguns eventos de desconto que possuem tratamento especial no Homolognet e que não possuem código de cálculo específico.

clip_image014

4.4) CONCLUINDO O ASSISTENTE

Esse é o processo final. Ao ser executado, criará o arquivo XLM e, no seu fechamento, irá demonstrar o um log demonstrando todos os arquivos que foram gerados com sucesso ou demonstrando todos os erros e avisos encontrados.

clip_image016

Dependendo do número de rescisões no mês, o sistema poderá gerar vários arquivos. Essa separação em vários arquivos é justificada pela existência de várias variáveis. Essas variáveis são visíveis no próprio nome do arquivo e, a partir do entendimento da composição do nome entenderemos melhor a divisão. Abaixo segue o nome do arquivo XML gerado pelo RM Labore, e o significado que cada número em seu formato:

HomologNet_Id(11111030)_Col(1)_Secao(01)_Sindic(0001)_Funcs(000015).xml

1 Indica se os funcionários cumpriram integralmente ou não a jornada de trabalho.

1 Indica se os funcionários compensam ou não o sábado durante a semana.

1 Indica a forma de calcular as médias das verbas salariais variáveis 13º salário.

1 Indica a forma de calcular as médias das verbas salariais variáveis Férias.

1 Indica a forma de calcular as médias das verbas salariais variáveis Aviso Prévio.

030 Indica a duração para o aviso prévio.

Col(1) Código da Coligada.

Sindic(0001) Código do Sindicato.

Secao(01) Código da Seção

Funcs(000015) Quantidade de funcionários gerados no arquivo.

Observação: Os cinco primeiros campos são indicadores que são informados de acordo com as especificações do arquivo de leiaute disponibilizado pelo MTE. Caso queira entender melhor como esses campos podem ser preenchidos, recomendamos a leitura deste arquivo.

Informações Adicionais

Seguem abaixo alguns links que serão úteis para o entendimento do Homolognet.

Portaria 1.620 de 14 de Julho de 2010

Instrução Normativa No- 15, De 14 De Julho De 2010 – Parte 1

Instrução Normativa No- 15, De 14 De Julho De 2010 – Parte 2

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 1

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 2

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 3

Portaria 1.621 de 14 de Julho de 2010 – Parte 4

Como Fazer - Cálculo das diferenças de INSS, Salário Família e Geração das guias: TOTVS Folha de Pagamento

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.00

Processo de Negocio: Administração de Pessoal

Processo do Sistema: Guia de INSS e SEFIP

Subprocesso: Cálculo das diferenças de INSS e Salário Família e Geração das guias

Introdução

Em 30/06/2010 foi publicada a Portaria Interministerial MPS/MF nº 333/2010 que altera os valores de contribuição ao INSS.

Para aquelas empresas que NÃO processaram a folha de pagamento da competência 06/2010 com a tabela nova, este roteiro tem o objetivo de instruí-las a como proceder no sistema TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore) para realizar tal recolhimento.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/AtrasoTabSefip.htm

Procedimentos:

Diferença do INSS

1. Criar as seguintes fórmulas em Cadastros I Fórmulas :

Código : DESCINSS

Título : Desconto complementar de INSS ref 062010

Texto :

DECL TOT;

SE TFUNC='D' OU TFUNC='A' OU MV ( 6, 2010, '0029' ) >= 375.81

ENTAO SETVAR ( TOT, 0 )

SENAO

SETVAR (TOT , TI ( BASEINSSFF(2010,6) + MV ( 6, 2010, '0072') + MV(6,2010, '0181') ) - MV ( 6, 2010, '0003' ) -

MV ( 6, 2010, '0029') - MV( 6, 2010, '0082' ) - MV( 6, 2010, '0131')) FIMSE;

SE MV( 6, 2010, '0085') >= 375.81 OU MV( 6, 2010, '0003') >= 375.81 ENTAO 5.59

SENAO MAX ( 0, TOT )

FIMSE

Código : RESTINSS

Título : Restituição de INSS ref 062010

Texto :

DECL TOT;

SE TFUNC='D' OU TFUNC='A' ENTAO SETVAR(TOT,0) SENAO

SETVAR ( TOT , TI ( BASEINSSFF (2010,6) + MV( 6, 2010, '0072') + MV(6,2010, '0181') ) - MV(6,2010,'0003') -

MV ( 6, 2010, '0029') - MV( 6, 2010, '0085') - MV ( 6, 2010, '0082') - MV ( 6, 2010, '0131') ) FIMSE;

ABS ( MIN( 0, TOT ) )

Atenção! Deve ser criado um evento do tipo Desconto / Valor, onde a fórmula DESCINSS deve ser associada. Esse evento não terá código de cálculo, deverá ser dedutível de IRRF e facultativamente incidirá em pensão.

Deve ser criado um evento do tipo Provento / Valor, onde a fórmula RESTINSS deve ser associada. Esse evento não terá código de cálculo.

Diferença de Salário Família:

2. Cadastras as seguintes Consultas em Utilitários I Consultas SQL :

Código : SALDESC

Título : Descontos que estornam salário família

Texto :

SELECT SUM(F.VALOR) VALOR

FROM PFFINANC F, PEVENTO E, PPARAM P

WHERE F.CODCOLIGADA = P.CODCOLIGADA

AND E.CODCOLIGADA = P.CODCOLIGADA

AND P.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA

AND F.CHAPA = :FRM_CHAPA

AND F.CODEVENTO = E.CODIGO

AND F.MESCOMP = 6

AND F.ANOCOMP = 2010

AND E.ESTCALCSALFAM = 1

Código : SALFAM

Título : Base SF sem parâmetro Salário Nominal

Texto :

SELECT SUM(F.VALOR) VALOR

FROM PFFINANC F, PEVENTO E, PPARAM P

WHERE F.CODCOLIGADA = P.CODCOLIGADA

AND E.CODCOLIGADA = P.CODCOLIGADA

AND P.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA

AND F.CHAPA = :FRM_CHAPA

AND F.CODEVENTO = E.CODIGO

AND F.MESCOMP = 6

AND F.ANOCOMP = 2010

AND E.INCSALFAMILIA = 1

AND P.SALNOMINALSALFAMILIA = 0

Código : SALNOM

Título : Base SF com parâmetro Salário Nominal

Texto :

SELECT SUM(F.VALOR) VALOR

FROM PFFINANC F, PEVENTO E

WHERE F.CODCOLIGADA = E.CODCOLIGADA

AND F.CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA

AND F.CHAPA = :FRM_CHAPA

AND F.CODEVENTO = E.CODIGO

AND F.MESCOMP = 6

AND F.ANOCOMP = 2010

AND E.INCSALFAMILIA = 1

AND E.CODIGOCALCULO NOT IN ( 1, 2 )

Código : PPARAMSF

Título : PARÂMETROS SALAFIO FAMILIA

Texto :

SELECT SALFAMILIAPROP PROP, SALNOMINALSALFAMILIA PARAMSF

FROM PPARAM

WHERE CODCOLIGADA = :FRM_COLIGADA

3. Cadastrar a fórmula em Cadastros I Fórmulas:

EXECSQL('SALFAM');

EXECSQL('SALDESC');

EXECSQL('SALNOM');

EXECSQL('PPARAMSF');

DECL BASESFP, BASESF;

SE RESULTSQL('PPARAMSF','PARAMSF') = 1

ENTAO

SETVAR ( BASESFP , RANT('30/06/2010') + RESULTSQL ('SALNOM','VALOR') - RESULTSQL('SALDESC','VALOR'))

SENAO SETVAR ( BASESFP , 0 )

FIMSE;

SETVAR ( BASESF , RESULTSQL('SALFAM','VALOR') - RESULTSQL('SALDESC','VALOR'));

SE ( MESDT(DTD) = 6 E ANODT(DTD) = 2010 )

ENTAO

SE RESULTSQL('PPARAMSF','PROP') = 1

ENTAO

SE BASESFP > 0 E BASESFP <= 539.03

ENTAO

((( 27.64 * NDEPSF('30/06/2010') ) /30) * (30- (30-DIADT(DTD))) ) - MV( 6, 2010, '0005' )

SENAO

((( 19.48 * NDEPSF('30/06/2010') ) /30) * (30- (30-DIADT(DTD))) ) - MV( 6, 2010, '0005' )

FIMSE

SENAO

SE BASESFP > 0 E BASESFP <= 539.03 ENTAO ( 27.64 * NDEPSF('30/06/2010') ) - MV( 6, 2010, '0005' ) SENAO

( 19.48 * NDEPSF('30/06/2010') ) - MV( 6, 2010, '0005' )

FIMSE FIMSE

SENAO

SE BASESFP + BASESF > 0 E BASESFP + BASESF <= 539.03

ENTAO

( 27.64 * NDEPSF('30/06/2010') ) - MV( 6, 2010, '0005' )

SENAO

SE BASESFP + BASESF > 0 E BASESFP + BASESF <= 810.18

ENTAO

( 19.48 * NDEPSF('30/06/2010') ) - MV( 6, 2010, '0005' )

SENAO

SE ( MESDT(DTA) = MES E ANODT(DTA) = ANO )

ENTAO

SE RESULTSQL('PPARAMSF','PROP') = 1

ENTAO

SE BASESFP > 0 E BASESFP <= 539.03

ENTAO

((( 27.64 * NDEPSF('30/06/2010') ) /30) * (30- DIADT(DTA) )) - MV( 6, 2010, '0005' )

SENAO

((( 19.48 * NDEPSF('30/06/2010') ) /30) * (30- DIADT(DTA) )) - MV( 6, 2010, '0005' ) FIMSE SENAO 0

FIMSE

SENAO 0

FIMSE FIMSE FIMSE FIMSE

Atenção! Criar um evento de diferença de salário família, com código de cálculo 65, Provento I Valor e associar a fórmula acima. Criar um grupo de eventos para lançar os três eventos criados: Restituição de INSS, Desconto Complementar de INSS e Diferença de Salário Família.

Recolhimento SEFIP:

Não haverá alteração de FGTS, portanto, deverá ser gerado um arquivo do SEFIP para a competência 06/2010 com modalidade 9 (nove). Informação essa da própria CEF.

Para clientes que processaram a folha de pagamento de junho com a nova tabela de INSS, basta gerar o SEFIP com modalidade 9 (nove).

Para os demais clientes, como o recolhimento do INSS é feito até o dia 20 (vinte), a guia deve ser impressa pelo próprio SEFIP com modalidade 9 (nove) e recolhida. Caso a guia já tenha sido paga, deve-se recolher a diferença.

Informações Adicionais

Alterar o código do eventos mencionados nas fórmulas conforme os códigos utilizados na empresa. Conheça os eventos conforme legenda abaixo:

Legenda :

CC = Código de cálculo

0072 – BASE INSS OUTRO EMPREGO CC 72

0003 – DESCONTO DE INSS CC 3

0029 – INSS OUTRO EMPREGO CC 29

0085 – INSS CALCULADO PELO USUÁRIO CC 85

0082 – INSS FÉRIAS CC 82

0131 – INSS FÉRIAS DESCONTADO MÊS ANTERIOR CC 131

0005 – SALÁRIO FAMÍLIA CC 5

0181 – BASE COMPLEMENTAR INSS OUTRO EMPREGO CC 181

- O valor da diferença de salário família lançado no código de cálculo 65, será deduzido da guia referente à competência 07/2010.

- O valor de IRRF da competência 06/2010 não terá alteração, o cálculo de IRRF é sobre o mês caixa, ou seja, o desconto complementar de INSS lançado em julho abaterá o cálculo do IRRF de julho.

- O lançamento dessas verbas para demitidos deve ser analisado pelo cliente.

- O valor levado de INSS para funcionários com múltiplos vínculos no SEFIP, é exatamente o valor descontado. Assim, para a guia ficar correta, deverá ser lançado manualmente na ficha financeira de JUNHO, um evento do tipo base de cálculo com o código de cálculo 85 com o mesmo valor descontado em julho.

Para verificar para quem deve ser lançado esse evento, rodar a seguinte consulta que retornará a chapa e o valor a ser lançado: (Alterar o códigos 9100 pelo código do evento de desconto complementar de INSS).

SELECT P.CHAPA, F.CODEVENTO, F.VALOR FROM PFUNC P, PFFINANC F

WHERE P.CODCOLIGADA = F.CODCOLIGADA

AND P.CODCOLIGADA= :FRM_COLIGADA

AND P.CHAPA = F.CHAPA

AND F.MESCOMP = 7

AND F.ANOCOMP = 2010

AND P.CODOCORRENCIA >= 5

AND F.VALOR > 0

AND F.CODEVENTO = 9100

- Se o valor descontado de INSS outro emprego, CC 29, foi o valor do teto, não será descontada a diferença na folha de julho, pois essa diferença deverá ser lançada no outro emprego.

Como Fazer – Cálculo das diferenças de INSS, Salário Família e Geração das guias: RM Folha

Produto: RM Folha DOS Versão: 22.040

Processo de Negocio: Administração de Pessoal

Processo do Sistema: Guia de INSS e SEFIP

Subprocesso: Cálculo das diferenças de INSS e Salário Família e Geração das guias

Introdução

Em 30/06/2010 foi publicada a Portaria Interministerial MPS/MF nº 333/2010 que altera os valores de contribuição ao INSS. Para aquelas empresas que NÃO processaram a folha de pagamento da competência 06/2010 com a tabela nova, este roteiro tem o objetivo de instruí-las a como proceder no sistema TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore) para realizar tal recolhimento.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/AtrasoTabSefip.htm

Procedimentos:

Diferença do INSS

1. Criar as seguintes fórmulas no módulo [2.O] : (No final do arquivo consta a legenda para os eventos nas fórmulas)

Título : DESCINSS Desconto complementar de INSS ref 062010

Texto :

DECL(TOT); SE TFUNC="D" OU TFUNC="A" OU MV(6,29)>=375.81 ENTAO SETVAR(TOT,0) SENAO

SETVAR(TOT,TI(BASEF("INSS",6)+MV(6,29))-MV(6,3)-MV(6,29)-MV(6,82)-MV(6,131)) FIMSE; SE

MV(6,3)>=375.81 OU MV(6,85)>=375.81 ENTAO 5.59 SENAO MAX(0,TOT) FIMSE

Título : RESTINSS Restituição de INSS ref 062010

Texto :

DECL TOT; SE TFUNC="D" OU TFUNC="A" ENTAO SETVAR(TOT,0) SENAO

SETVAR(TOT, TI(BASEF("INSS",6)+MV(6,72))-MV(6,3)-MV(6,29)-MV(2,85)-MV(6,82)-MV(6,131))

FIMSE;ABS(MIN(0,TOT))

Atenção! Deve ser criado um evento do tipo Desconto / Valor, onde a fórmula DESCINSS deve ser associada. Esse evento não terá código de cálculo, deverá ser dedutível de IRRF e facultativamente incidirá em pensão.

Deve ser criado um evento do tipo Provento / Valor, onde a fórmula RESTINSS deve ser associada. Esse evento não terá código de cálculo.

Diferença de Salário Família:

2. Cadastrar a seguinte fórmula no módulo [2.O] :

Título : DIFSF Diferença Salário Família

Texto :

SE BASEF("SFAM",6)>0 E BASEF("SFAM",6)<=539.03 ENTAO (27.64*I)-

MV(6,5) SENAO SE BASEF("SFAM",6)<=810.18 ENTAO (19.48*I)-MV(6,5) SENAO 0 FIMSE FIMSE

Atenção!

Criar um evento de diferença de salário família, com código de cálculo 65, Provento I Valor e associar a fórmula acima. Processar o lançamento geral [3.7.G] informando os 3 eventos criados : Restituição de INSS, Desconto Complementar de INSS e Diferença de Salário Família.

Recolhimento SEFIP:

Não haverá alteração de FGTS, portanto, deverá ser gerado um arquivo do SEFIP para a competência 06/2010 com modalidade 9 (nove). Informação da própria CEF.

Para clientes que processaram a folha de pagamento de junho com a nova tabela de INSS, basta gerar o SEFIP com modalidade 9 (nove).

Para os demais clientes, como o recolhimento do INSS é feito até o dia 20 (vinte), a guia deve ser impressa pelo próprio SEFIP com modalidade 9 (nove) e recolhida. Caso a guia já tenha sido paga, deve-se recolher a diferença.

Informações Adicionais

Alterar o código dos eventos mencionados nas fórmulas conforme os códigos utilizados na empresa. Conheça os eventos conforme legenda abaixo:

Legenda :

CC = Código de cálculo

72 – BASE INSS OUTRO EMPREGO CC 72

3 – DESCONTO DE INSS CC 3

29 – INSS OUTRO EMPREGO CC 29

85 – INSS CALCULADO PELO USUÁRIO CC 85

82 – INSS FÉRIAS CC 82

131 – INSS FÉRIAS DESCONTADO MÊS ANTERIOR CC 131

5 – SALÁRIO FAMÍLIA CC 5

- O valor da diferença de salário família lançado no código de cálculo 65, será deduzido da guia referente à competência 07/2010.

- O valor de IRRF da competência 06/2010 não terá alteração, o cálculo de IRRF é sobre o mês caixa, ou seja, o desconto complementar de INSS lançado em julho abaterá o cálculo do IRRF de julho.

- O lançamento dessas verbas para demitidos deve ser analisado pelo cliente.

- O valor levado de INSS para funcionários com múltiplos vínculos no SEFIP, é exatamente o valor descontado. Assim, para a guia ficar correta, deverá ser lançado manualmente na ficha financeira de JUNHO, um evento do tipo base de cálculo e código de cálculo 85 com o mesmo valor descontado em julho.

- Se o valor descontado de INSS outro emprego, CC 29, foi o valor do teto, não será descontada a diferença na folha de julho, pois essa diferença deverá ser lançada no outro emprego.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

TOTVS Educacional - Integração com EAD – LMS Web Ensino

Com a evolução tecnológica tanto de hardware quanto de software; um volume cada vez maior de pessoas conectadas a Internet; melhorias na didática; metodologias; ferramentas de ensino e, claro, alterações nas legislações governamentais, fazem que cada vez mais seja procurada a modalidade de ensino a distância pelas instituições de ensino para complementar sua carga horária ou para explorar novos nichos de mercado, gerando receitas a partir de novos negócios.

Hoje, o mercado de Ensino a Distância cresce, em investimento anual, mais de 40% nas corporações em geral. Somente no segmento de Ensino Superior esse investimento cresceu 78% (MEC, 2007), volume 20 vezes superior aos cursos presenciais.

A TOTVS, atenta a este grande mercado potencial, possui uma ferramenta própria de LMS (Learning Management System) denominada Web Ensino - agora integrada ao TOTVS Educacional.

clip_image002

O Web Ensino é versátil. Sua construção e configuração permitem uma aplicação eficiente tanto para uso corporativo quanto acadêmico (de pequena ou larga escala) podendo ser customizado de forma a atender as mais diferentes demandas e a integração com sistemas legados. Ele oferece segurança, desempenho e robustez, comprovados pelo uso em organizações de diversos portes e é totalmente compatível com o padrão SCORM 1.2.

Para atender as necessidades de integração, não só com a solução de LMS, mas com todos os produtos e sistemas de seu portfólio, a TOTVS desenvolveu duas ferramentas de integração que trabalham em conjunto para atingir o resultado:

TOTVS Business Connect

O TOTVS Business Connect é uma ferramenta presente nas versões mais atuais do RM que possibilita (por meio da criação de conceitos de integração) realizar o processamento de informações de entrada e saída do RM, de forma flexível e parametrizável, variando desde a simples leitura ou gravação de um arquivo texto até funções mais complexas que consomem ou disponibilizam WebServices, fazendo com que a ferramenta se aproxime cada vez mais ao mundo SOA. É a porta de entrada e saída dos processos de integração relacionados ao RM.

TOTVS ESB

Integrar processos e sistemas, principalmente para grandes corporações, tem sido um grande desafio tecnológico para as equipes de TI. Não só pelo aspecto técnico envolvido no processo de integração, mas, principalmente, pelo gerenciamento de todos os processos integrados existentes.

clip_image004

Para atender as necessidades de gerenciamento e normalização das integrações, tanto com as aplicações e produtos internos como permitir a oferta de um produto com diversos diferenciais de mercado, a TOTVS criou o TOTVS ESB.

clip_image006

ESB (Enterprise Service Bus) pode ser descrito como um barramento de serviços de integração, é um modelo em que um gerenciador de mensagens controla a transmissão e encaminhamento e recepção de todas as transferências de dados entre os serviços e aplicações, saindo de um cenário que pode beirar o caos para um sistema de integração altamente gerenciável.

Para atender as integrações dos produtos e serviços que compõe as soluções TOTVS foi desenvolvido o conceito de TOTVS Messages, padrões de dados para troca de informações e que são utilizadas por todos. E sobre esta plataforma foi desenvolvida a integração do LMS Web Ensino com o TOTVS Educacional.

clip_image008

Entidades que estão atualmente integradas:

  • Cadastro de Alunos;
  • Cursos;
  • Disciplinas;
  • Habilitações;
  • Matrizes Curriculares;
  • Professores;
  • Boletos;

clip_image010

Prepare-se, conheça e divulgue a ferramenta TOTVS Educacional.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TOTVS Folha de Pagamento - Nova Tabela de INSS

Em 30/06/2010 foi publicada a Portaria Interministerial MPS/MF nº 333/2010 que altera os valores de contribuição ao INSS.

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 - DOU DE 30/06/2010

Dispõe sobre o salário mínimo e o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS.

O que muda com a nova tabela

A Portaria 333, entre outras providências, divulgou a tabela de salários-de-contribuição dos segurados: empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso para o pagamento de remuneração a partir de01 de janeiro de 2010; reajustou em 7,72% os benefícios mantidos pela Previdência Social; e definiu o valor da cota do salário-família.

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/65/MF-MPS/2010/333.htm

Como fica o SEFIP com relação aos recolhimentos retroativos

Conforme determina a Portaria 333 a  Sefip referente à Junho de 2010 deverá ser retificada, a versão já está disponível no site da Caixa.

De acordo com o SEFIP, não houve tempo hábil para disponibilizar o arquivo com a Tabela Auxiliar para uso no mesmo, para entrega de GFIP no dia 07/07/2010. Em virtude disso, a GFIP da competência 06/2010 deveria ser entregue utilizando-se a tabela anterior desprezando-se, portanto, a GPS - Guia da Previdência Social gerada pelo SEFIP. O contribuinte deve baixar a Tabela e retificar a GFIP 06/2010 para evitar divergências, cobrança e impedimento na liberação de CND.

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?subCategId=631&CategId=125&subCateglayout=SEFIP/GRF&Categlayout=FGTS

Como ficam os recolhimentos anteriores por meio do TOTVS Folha de Pagamento

Não obstante, a publicação oficial dos novos valores de recolhimento do INSS salientamos que, nos termos do art. 10 da mencionada Portaria, ficou definido que a Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) adotarão as providências necessárias ao cumprimento das disposições daquela Portaria. Assim, aguardamos que os procedimentos específicos que as empresas deverão adotar em relação às obrigações fiscais, tributárias e outras, inclusive sobre o preenchimento da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/Sefip), pertinentes aos períodos retroativos a janeiro/2010, sejam oportunamente disciplinados em ato legal específico.

Hoje existe uma solução paliativa, que seria fazer o recolhimento através de fórmulas, porém, sugerimos que aguardem o posicionamento das empresas mencionadas anteriormente.

No ato da publicação de como deve ser feito o recolhimento retroativo do INSS, voltaremos a informá-los e orientá-los da melhor forma possível em como fazer tais recolhimentos.

Atenção! As empresas que não realizaram o recolhimento de junho/2010 conforme definição do SEFIP deverão fazê-lo.

Clique aqui e saiba Como Fazer.

TOTVS Folha de Pagamento - Nova Tabela de INSS

Em 30/06/2010 foi publicada a Portaria Interministerial MPS/MF nº 333/2010 que altera os valores de contribuição ao INSS.

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 - DOU DE 30/06/2010

Dispõe sobre o salário mínimo e o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS.

O que muda com a nova tabela

A Portaria 333, entre outras providências, divulgou a tabela de salários-de-contribuição dos segurados: empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso para o pagamento de remuneração a partir de01 de janeiro de 2010; reajustou em 7,72% os benefícios mantidos pela Previdência Social; e definiu o valor da cota do salário-família.

http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/65/MF-MPS/2010/333.htm

Como fica o SEFIP com relação aos recolhimentos retroativos

Conforme determina a Portaria 333 a  Sefip referente à Junho de 2010 deverá ser retificada, a versão já está disponível no site da Caixa.

De acordo com o SEFIP, não houve tempo hábil para disponibilizar o arquivo com a Tabela Auxiliar para uso no mesmo, para entrega de GFIP no dia 07/07/2010. Em virtude disso, a GFIP da competência 06/2010 deveria ser entregue utilizando-se a tabela anterior desprezando-se, portanto, a GPS - Guia da Previdência Social gerada pelo SEFIP. O contribuinte deve baixar a Tabela e retificar a GFIP 06/2010 para evitar divergências, cobrança e impedimento na liberação de CND.

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?subCategId=631&CategId=125&subCateglayout=SEFIP/GRF&Categlayout=FGTS

Como ficam os recolhimentos anteriores por meio do TOTVS Folha de Pagamento

Não obstante, a publicação oficial dos novos valores de recolhimento do INSS salientamos que, nos termos do art. 10 da mencionada Portaria, ficou definido que a Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) adotarão as providências necessárias ao cumprimento das disposições daquela Portaria. Assim, aguardamos que os procedimentos específicos que as empresas deverão adotar em relação às obrigações fiscais, tributárias e outras, inclusive sobre o preenchimento da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/Sefip), pertinentes aos períodos retroativos a janeiro/2010, sejam oportunamente disciplinados em ato legal específico.

Hoje existe uma solução paliativa, que seria fazer o recolhimento através de fórmulas, porém, sugerimos que aguardem o posicionamento das empresas mencionadas anteriormente.

No ato da publicação de como deve ser feito o recolhimento retroativo do INSS, voltaremos a informá-los e orientá-los da melhor forma possível em como fazer tais recolhimentos.

Atenção! As empresas que não realizaram o recolhimento de junho/2010 conforme definição do SEFIP deverão fazê-lo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Aditivos Contratuais

Visando mais praticidade para extensão do contrato de serviço o TOTVS Obras e Projetos oferece a opção de Aditivos Contratuais, nela é possível estender um contrato já existente, caso seja necessária a extensão do mesmo por motivos imprevisíveis que possa vir a ocorrer ao longo do contrato.

Para ter acesso a essa funcionalidade abra a tela de contratos, selecione o contrato (o qual deseja adicionar o aditivo) e em seguida acesse Anexos/Aditivos Contratuais.

clip_image002

Com a funcionalidade aberta na aba anexos, do lado direito da lista de contratos, clique em “Novo” para adicionar um aditivo.

clip_image004

Após a tela de inclusão aberta, basta inserir o número do aditivo, a data limite do aditivo e uma descrição a título de informação no campo histórico do aditivo.

clip_image006

Observação: O campo Valor do Aditivo é calculado com base nas associações de itens do contrato ao aditivo.

Assim o contrato possuirá um aditivo e a sua data término será acrescida dos dias aditados, conforme figura abaixo:

clip_image008

Clique aqui e assista ao vídeo.

Formatura da 1a turma da Incubadora de Talentos

Ontem foi realizada a formatura da primeira turma da Incubadora de Talentos TOTVS em Belo Horizonte. O embrião de um projeto fantástico que inclui no mercado mais de 30 profissionais capacitados em BackOffice, gestão educacional, obras e projetos da linha RM. Um projeto que durou 4 meses e terá sua segunda edição ainda esse ano com mais uma oferta: gestão hospitalar! Confira foto do evento em nosso Twitter.
http://twitter.com/totvsconnect


segunda-feira, 12 de julho de 2010

TOTVS Educacional - Central do Aluno

Inovação. Segundo o dicionário, este substantivo feminino corresponde ao ato ou efeito de inovar.

Atualmente, o ato de inovar está cada vez mais presente no TOTVS Educacional. Uma das principais característica nas últimas versões é a usabilidade e a facilidade de acesso a informações e recursos, o que reflete diretamente no ganho de produtividade.

Um dos grandes destaques da versão 11.0 é a Central do Aluno.

A central do aluno visa facilitar o acesso as informações do aluno de forma organizada e segura. Em uma única tela é possível ter acesso a toda vida do aluno na instituição.

Dados Cadastrais

Exibe todas as informações cadastrais do aluno.

clip_image004

Matrícula

Reúne todas as informações do Curso/Habilitação, matrícula no período letivo e nas disciplinas. Além de visualizar os anexos e executar os processos por exemplo, Matricular aluno. Também é possível inserir, editar e excluir.

clip_image006

Abaixo de Matrícula no período letivo são listadas as Matrículas na disciplina;

clip_image008

Financeiro

Nesta tela são exibidas todas as informações de contratos, parcelas e bolsas do aluno. Além de visualizar tais informações, é possível inserir, editar e excluir.

clip_image010

Ocorrências

São listadas todas as ocorrências do aluno.

clip_image012

Gráficos

Os gráficos associados ao cadastro do aluno podem ser facilmente visualizados a um clique.

clip_image002

Relatórios

Todos os relatórios associados ao cadastro de alunos podem ser enviados por e-mail, exportados e impressos.

clip_image004[5]

Consultas SQL

As consultas SQL associadas ao cadastro de alunos em forma de anexo são facilmente visualizadas.

clip_image006[5]

Todos os recursos mencionados acima contam com a grande facilidade do autofiltro. Para cada registro selecionado o sistema faz um novo filtro retornando somente os valores relacionados com o registro selecionado. Por exemplo, em “Financeiro” ao selecionar um contrato do período letivo 2010/1 o sistema automaticamente filtra as parcelas daquele contrato e as exibe.

Talvez você esteja se questionando sobre dois pontos específicos:

Segurança

Caso o usuário não tenha permissão para acessar o cadastro financeiro, por exemplo, ele não serão listado na central do aluno.

Personalização
É possível personalizar a central do aluno de acordo com as regras da instituição de ensino.

A Central do Aluno contempla todas as principais etapas do aluno na instituição de ensino a um clique.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

TOTVS Folha de Pagamento - HomologNet

Além das rotinas legais mensais, SEFIP, GPS e CAGED, os sistemas de folha de pagamento deverão gerar o HomologNet.

O QUE É O HOMOLOGNET?

O HomologNet trata-se de um sistema feito pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para a homologação de rescisões por meio eletrônico.

O QUE MUDA?

Os sistemas de folha de pagamento deverão gerar um arquivo XML contendo dados das rescisões e, por meio do HomologNet, as empresas poderão enviar esses arquivos para que os cálculos sejam homologados pelo MTE.

QUANDO SERÁ LANÇADO?

No dia 01/07/2010, o MTE enviou um e-mail às softwarehouses divulgando o lançamento oficial do HomologNet para 06/07/2010, última terça-feira.

Através da Portaria nº 1.474 de 29 de junho de 2010, o MTE definiu a implantação do HomologNet e a utilização facultativa do sistema até o dia 31/12/2010, passando a ser obrigatória após esta data. Essa portaria também alterou o leiaute do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. Porém, no dia 01/07/2010 (mesmo dia de envio do e-mail do MTE), foi publicada a Portaria nº 1.554, de 30 de Junho de 2010, que revoga a Portaria nº 1.474 de 29 de junho de 2010.

Portanto, até o momento, a data de liberação do HomologNet permanece INDEFINIDA.

LIBERAÇÃO DO HOMOLOGNET NO TOTVS FOLHA DE PAGAMENTO (RM Labore)

A TOTVS participou do projeto piloto do HomologNet desde seu início, incluindo a Linha RM (TOTVS Folha de Pagamento). Nesse projeto, o MTE disponibilizou para todas as softwarehouses, um ambiente para envio e validação de arquivos gerados para que adequações pudessem ser feitas antes de sua liberação oficial.

A versão de liberação dependerá da posição definitiva do MTE. Inicialmente, a liberação está prevista no sistema para a versão 11.20.0 (agendada para 30/09/2010), mas, caso seja publicado qualquer documento de confirmação da liberação do sistema no mês de julho de 2010, o HomologNet sairá no próximo patch da versão 11.0 (patch 11.0.15) com data de liberação prevista para 28/07/2010.

Portanto, temos uma solução pronta para atender essa nova demanda.

Caso queira acompanhar o andamento do projeto do HomologNet, clique aqui. E para conferir as últimas portarias publicadas clique nos links abaixo:

A data de liberação do HomologNet será informada no dia 14/07/2010 com a assinatura de uma nova portaria pelo ministro. Essa portaria tem data prevista de publicação para 15/07/2010.

Mantemo-nos sempre atualizados de forma a garantir segurança aos nossos clientes e confiabilidade nas informações geradas por nossos produtos. Aguardem mais novidades!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

TOTVS Developer Network - TDN

A partir do dia 19 de julho, estará disponível o TDN (TOTVS Developer Network). Trata-se de uma Ferramenta de documentação de todos os produtos TOTVS.  O acesso deverá ser feito por meio da página http://tdn.totvs.com .

Essa ferramenta será usada por todas as Unidades de Desenvolvimento para disseminação do conhecimento sobre dos produtos TOTVS.

O TDN possui funcionalidades como: edição, busca, visualização, download de arquivos, entre outras ferramentas.

Documentos como “Dicas” e “Como Fazer” estarão disponíveis neste portal.

Visite o TDN e conheça os documentos que já estão postados, como por exemplo, tudo sobre o TOTVS License Server (http://tdn.totvs.com/hometdn#24781).

O TOTVS License Server é um recurso do produto TOTVS Application Server que visa realizar o controle das licenças de uso dos softwares e aplicações TOTVS.

clip_image002

Navegue, conheça e divulge esta nova ferramenta da TOTVS!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TOTVS Controle de Infecção Hospitalar - BI de Consumo de Antibiótico por DDD (Farmacoeconomia)

A integração da ferramenta com o Sistema de Gestão Hospitalar no que concerne ao consumo de antibiótico viabilizou o desenvolvimento da análise farmaco-econômica a partir do BI (cubo) de Consumo de antibiótico ajustado por DDD por pacientes-dia.

O BI (Business Inteligence) é um mecanismo composto por cubos para análise multidimensional da instituição, provendo cruzamento entre as informações de cirurgias, culturas, antibióticos e infecções hospitalares etc.

clip_image002[13]

As intervenções realizadas para racionalizar o uso de antimicrobianos na instituição poderão ter o seu impacto avaliado por meio de avançados recursos de análise epidemiológica e estatística consoantes com o que há de mais moderno na literatura pertinente.

clip_image004[7]

Podemos visualizar nestas imagens os dados em forma de relatório e gráfico, promovendo uma flexibilidade para a equipe da CCIH na análise dos dados registrados no sistema e apoiando na tomada de decisões.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TOTVS RH RM - Tudo sobre RSS

O que é o RSS?

O RSS fornece uma forma cômoda dos editores de conteúdos distribuírem informações num formato padrão.

O mecanismo de fornecimento do conteúdo RSS é conhecido como um Feed RSS ou Canal RSS.

O conceito da TOTVS sobre o RSS é baseado na construção de consultas SQL em um banco de dados, que se reverte em alertas RSS para qualquer gerenciador RSS. Estes alertas são avisos de páginas ou consultas SQL que sofreram alguma atualização, e a partir dos links dos feeds é possível o direcionamento para uma consulta SQL ou uma página do RM Portal para verificação dessas atualizações. Para tal, basta que a pessoa se inscreva no Canal RSS para aquele endereço de página (URL).
O RSS permite que alertas sejam disparados a cada inclusão/modificação feita, respeitando os parâmetros definidos nas configurações.

Vantagens de Uso

  • Demonstra as últimas atualizações na página referenciada.
  • Poupa tempo, uma vez que recebemos as atualizações no e-mail ou no leitor RSS e não temos de acessar a página constantemente.
  • Gerência do cadastro nao mão do usuário.
  • Agregação num único local de todo o conteúdo de várias origens na Web

Onde fazer a leitura do RSS?

RSS pode ser acessado a partir de qualquer leitor de RSS inclusive o Microsoft Outlook 2007.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TOTVS Gestão Hospitalar - Controle de Teto Físico e Financeiro - SUS

O TOTVS Gestão Hospitalar traz uma grande novidade: Controle de teto físico e financeiro de contas do SUS. Com esta funcionalidade o cliente tem a garantia de faturar de forma otimizada e a equipe de Gestores passa a ter uma ferramenta de monitoramento e controle deste faturamento no decorrer do mês.

Agora você poderá controlar melhor o seu faturamento SUS. Otimizando a seleção de contas que serão faturadas, maximizando o seu faturamento mensal e minimizando as rejeições/glosas.

Está disponível o teto financeiro de AIH, BPA e APAC.

A sua utilização é bem simples. Basta informar o tipo de faturamento (AIH, BPA ou APAC) e a competência, que o sistema selecionará as contas automaticamente até atingir o teto físico ou o teto financeiro do mês informado. Basta confirmar a seleção e gerar o faturamento eletrônico.

clip_image001

Pelos cenários, os gestores poderão fazer acompanhamento do volume de contas a faturar frente aos tetos acordados ao longo do mês. Dessa forma, terá condições de controlar se necessário, o volume de atendimentos por modalidade contratada de forma a não comprometer o resultado do Hospital e o montante de atendimentos a faturar no próximo período.

clip_image002

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Linha RM - Integração do ERP RM com o Microsoft Office Excel

Sabia que você poder integrar dados do ERP RM à suas planilhas desenvolvidas no Microsoft Office Excel de forma ágil e simplificada?

O usuário poderá criar suas planilhas utilizando informações do ERP RM para obter resultados em tempo real. Este recurso pode transformar-se em uma ferramenta de grande utilidade para auxiliar em sua análise, compartilhamento e gerenciamento de informações para tomar decisões mais embasadas.

clip_image002

Assista aos vídeos que ilustram alguns recursos desta integração:

A integração do ERP RM com o Microsoft Office Excel foi denominada RM Planilha .NET. Esta união envolve todos os recursos disponíveis no Excel, atrelado a fonte de informações que o ERP RM possui.

A RM Planilha .NET disponibiliza ampla aplicabilidade em cálculos, gráficos, tabelas dinâmicas, listagens e controles diversos que poderão estar relacionados com suas tarefas diárias no sistema.

Uma Planilha .NET pode ser pré-visualizada no sistema:

clip_image004

E aplicada em um Cenário, que se trata de uma interface disponível para exibir informações que auxiliam na análise de informações do ERP:

clip_image005

Este Cenário pode ser atualizado automaticamente de acordo com um intervalo de tempo pré-determinado pelo usuário. Isto implica no recálculo da planilha, recuperando os dados importados do ERP, resultando numa fonte atualizada de informações.

Acesse o TOTVS Connect e conheça mais recursos gerenciais da Linha RM.

RSS Reader