quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como Fazer - Acerto de Saldo em Estoque por Lote: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.76

Processo do Sistema: Ajuste de Estoque

Subprocesso: Acerto de Saldo

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para acertar Saldo de Produto em Estoque por Lote?

 

  • Definição do Processo

Tem por finalidade acertar o saldo em lote do produto tendo como referência o saldo do produto em estoque. Toda movimentação que afeta saldo em estoque obrigatoriamente tem que afetar o saldo por lote e vice versa, sendo incorreto que a informação dos mesmos sejam distintas.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar Cadastros | Fórmula | Inserir e incluir fórmula que será considerada para composição do valor financeiro no acerto positivo do lote.

Ex.: (KQT * KPU)

 

Entrar em contato com suporte e solicitar envio do plugin de acerto de lote pertinente versão onde o processo será realizado. De posse deste arquivo “NULOTES.CRM” deverá salvá-lo no diretório CORPORERM\RMNUCLEUS.

 

Acessar Opções | Parâmetros | RMNucleus | 04.04.01 – Definições de Estoque | Saldo de Estoque e informar Saldo menor que zero: AVISA.

Importante:

A parametrização tem que ser feita desta forma porque o saldo em estoque do produto pode estar negativo, e como o saldo do lote tem que ser o mesmo, o sistema tem que permitir a inclusão do movimento em questão. É “indispensável” que após acerto do saldo do lote x estoque o parâmetro em questão volte á informação original da base.

 

Acessar Opções | Parâmetros | RMNucleus e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. Para este processo deverão ser parametrizados 04 tipos de movimentos do grupo 4.

Tipo de Movimento 4.1.X1 – Aumenta Saldo 2 em Estoque sem Controle de Lote

Etapa Mov – Identificação

- Edita numeração: Mostra

Etapa Item – Identificação

- Unidade de Medida Padrão: Unidade de Controle

Etapa Item – Preços

- Buscar preço em: Custo médio

Etapa Item – Lote/Grade/Num.Série

- Consiste lote : Desabilitado

Etapa Estoque - Estoque

- Saldo Atual : Aumenta

- Saldo Financeiro: Aumenta

- Fórmula do valor financeiro: referenciar fórmula inclusa anteriormente que será responsável pela composição do custo do produto em estoque

 

Tipo de Movimento 4.1.X2 – Diminui Saldo 2 em Estoque sem Controle de Lote

Etapa Mov – Identificação

- Edita numeração: Mostra

Etapa Item – Identificação

- Unidade de Medida Padrão: Unidade de Controle

Etapa Item – Preços

- Buscar preço em : Custo médio

Etapa Item – Lote/Grade/Num.Série

- Consiste lote : Desabilitado

Etapa Estoque - Estoque

- Saldo Atual : Diminui

- Saldo Financeiro: Diminui

 

Tipo de Movimento 4.1.X3 – Aumenta Saldo 2 em Estoque com Controle de Lote

Etapa Mov – Identificação

- Edita numeração: Mostra

 Etapa Item – Identificação

- Unidade de Medida Padrão: Unidade de Controle

Etapa Item – Preços

- Buscar preço em: Custo médio

Etapa Item – Lote/Grade/Num.Série

- Consiste lote: Habilitado

Informar os status de lotes a serem movimentados

Etapa Estoque - Estoque

- Saldo Atual: Aumenta

- Saldo Financeiro: Aumenta

- Fórmula do valor financeiro: referenciar fórmula inclusa anteriormente que será responsável pela composição do custo do produto em estoque

 

Tipo de Movimento 4.1.X4 – Diminui Saldo 2 em Estoque com Controle de Lote

Etapa Mov – Identificação

- Edita numeração: Mostra

Etapa Item – Identificação 2/2

- Unidade de Medida Padrão: Unidade de Controle

Etapa Item – Preços

- Buscar preço em : Custo médio

Etapa Item – Lote/Grade/Num.Série

- Consiste lote: Habilitado

Informar os status de lotes a serem movimentados

Etapa Estoque - Estoque

- Saldo Atual: Diminui

- Saldo Financeiro: Diminui

 

Acessar Cadastros | Segurança | Usuário, clicar na aba Acesso a Movimentos e selecionar os tipos de movimentos parametrizados. A seguir habilitar opções que o usuário terá acesso nos tipos de movimentos em questão.

Na sequência, acessar aba Configuração de Segurança e averiguar os perfis vinculados aos usuários. De posse desta informação, acessar Cadastros | Segurança | Perfil editar os perfis desejados e selecionar aba Acesso a Menus na qual o usuário deve “Permitir Acesso” á opção | Customização | Correção de Saldo de Lotes |.

 

  • Descrição do Processo

Montar ambiente de teste para validação do processo

Acessar o menu Opções | Regerar Saldos e Custos e marcar a opção ( x ) Forçar Regeração Total se a data de fechamento de estoque for “Geral”, ou a opção ( x ) Regerar todos os Saldos se a data de fechamento de estoque for por saldo.

Acessar Opções | Parâmetros | RMNucleus | 04.04.01 – Definições de Estoque | Saldo de Estoque e informar Saldo menor que zero: AVISA até que o processo de acerto de lote seja concluído.

Depois de feitos procedimentos descritos será iniciada rotina de acerto de lote, onde o usuário deverá acessar o menu Customização | Correção de Saldos de lote. Por meio deste menu serão apresentadas várias etapas para configuração e execução da rotina.

 

1ª Etapa:

Será apresentada tela informando ao usuário necessidade de ser feito backup da base de dados e da importância da Regeração de Saldos e Custos.

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2ª Etapa

Parametrizar o processo definindo qual será o critério utilizado para acerto das informações de lote em estoque.

Informar saldo a ser utilizado para acerto e a forma se seleção dos produtos

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Informar código dos 04 tipos de movimentos parametrizados para este fim, que cada tipo de movimento terá sua particularidade.

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Serão listados produtos que apresentam diferença entre o saldo em estoque e o saldo por lote.

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O processo de seleção dos itens pode ser demorado, visto que, serão considerados todos itens em todas filiais x locais de estoque x lotes movimentados para validação. Depois de identificados itens, deverá selecionar um a um e iniciar processo de inclusão de movimentações para acerto.

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3ª ETAPA

Serão apresentadas movimentações que afetaram estoque e não afetaram o saldo por lote e vice versa. Desta forma, o usuário deverá selecionar movimentação desejada ou habilitar opção
(x) Marcar todos os Movimentos de forma que todas as movimentações sejam selecionadas para acerto.

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Na tela seguinte será apresentado campo Total Diferença com divergência entre saldo do produto em estoque e saldo do produto em lote. A informação apresentada deve ser distribuída dentre os lotes apresentados na coluna Lotes Disponíveis, na qual deve ser preenchido campos Saldo Físico – Qtde a inserir e clicar em “Inserir Lotes”.

Outra alternativa, é clicar no ícone | Novo Lote | para inclusão de lote com número e status definidos pelo usuário, a seguir deverá editá-lo e preencher os campos Saldo Físico – Qtde a inserir e clicar em “Inserir Lotes”.

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  • Informações Adicionais

- Ao término do processo será gravado arquivo LotesColigada1Saldo2 no diretório CORPORERM\RMNUCLEUS com o resumo do processo realizado.

- É indispensável que o processo seja feito inicialmente em uma base de teste para validação da rotina e do tempo gasto para realizar o processo na base oficial.

- Depois de concluído processo acessar Opções | Parâmetros | RMNucleus | 04.04.01 – Definições de Estoque | Saldo de Estoque e voltar a parametrização do campo Saldo menor que zero à informação original, antes de rodar o processo.

Como Fazer - Devolução de Compras de Mercadorias: RM Nucleus

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Compra

SubProcesso: Devolução de Compras

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para fazer devolução de entrada de mercadoria?

 

  • Definição do Processo

A devolução de mercadoria se refere anulação de um procedimento de compra realizado junto á um fornecedor. A devolução pode ser feita considerando todos os itens do movimento ou parte deles, onde será afetado tanto o saldo financeiro quanto o saldo físico.

A movimentação de devolução é inclusa através do processo de “cópia por referência” onde não é necessário redigitar os dados do item x movimento, visto que, será feito filtro do movimento a ser devolvido(movimento de origem) e será criado relacionamento entre eles.

 

  • Parametrizações Necessárias - Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Acessar | Cadastro | Tabelas Auxiliares | Tipo de Documento | e incluir tipo de documento específico para este fim, onde deverá informar | Classificação : Devolução | e | Pagar ou Receber: A pagar e A receber |.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. A seguir selecionar tipo de movimento 2.2.XX a ser parametrizado para este fim e informar:

Etapa Mov – Emitente / Destinatário

- Emitente: Empresa

- Edição da Filial de Emissão: informar “Edita” para permitir que o usuário preencha os dados da filial, ou “Mostra” se quiser deixar um default preenchido

- Edição do Local de Emissão: informar “Edita” para permitir que o usuário preencha os dados da filial, ou “Mostra” se quiser deixar um default preenchido

- Destinatário: Fornecedor

- Edição do Cliente \ Fornecedor: Edita

Etapa Mov – Datas

- Data do Movimento Default: informar qual será a data considerada para afetar estoque e apresentação dos dados da ficha física financeira.

Exemplo:

Se for informado “Data Emissão” significa que as movimentações vão afetar estoque de acordo com a data de emissão apresentada na inclusão do movimento.

Etapa Mov – Outros Dados

- Usar Cópia de Movimento por Referência: Habilitar

- Motivo de Referência: 4 – Devolução de Compra de Mercadorias

Etapa Item – Lote/Grade/Num.Série

- Aceita Número de Série: Habilitado

- Editar Grade Numerada: Habilitado

- Consiste lote : Habilitado |

- Status de Lote Movimentados: marcar os status de lotes que poderão ser utilizados neste tipo de movimento

** A parametrização acima é obrigatória para tipos de movimentos que afetam Saldo2**

Etapa Estoque

- Efeito sobre Saldo Físico – Saldo Atual: Diminui

- Saldo Financeiro - Efeito sobre Saldo Atual: Diminui

- Buscar Custo no Movimento Relacionado: Habilitar

Importante:

- O saldo Atual está sendo habilitado para diminuir porque a movimentação de compra inclusa anteriormente aumentou o saldo do produto em estoque

- Por se tratar de uma movimentação de devolução o custo de saída da mercadoria geralmente é o mesmo da movimentação de entrada para que a informação financeira não fique distinta. Para isto deve estar habilitada opção | Buscar custo no movimento relacionado | de forma que, o custo do produto no movimento de devolução seja o mesmo custo apresentado na movimentação de compra relacionado á esta devolução. Neste caso, o estoque será afetado considerando | Quantidade do movimento x Fator de conversão da unidade x Valor do custo buscado no movimento relacionado |.

Etapa Fin – Condições de Pagamento

- Edita Condição de Pagamento: Edita

** A parametrização acima é obrigatória para o tipo de movimento que gera financeiro**

Etapa Fin – Faturamento

Fatura o movimento: Habilita

Fatura na Inclusão: Habilita

Tipo de Geração: Edita

Tipo de Documento Gerado: Outros

Tipo de Documento Duplicata: informar local de onde será buscado tipo de documento a ser considerado para este fim. Se escolher a opção “Utiliza do Tipo de Movimento” será apresentado campo | Tipo de Documento Duplicata Default | para informar o tipo de documento, caso contrário será consistido código do tipo de documento informado no cadastro do cliente \ fornecedor preenchido no movimento.

Tipo de Documento Duplicada Default: informar o tipo de documento que será utilizado neste tipo de movimento.

Numeração do Lançamento: informar se deseja utilizar “número do movimento + sequencial” ou apenas “sequência”

** A parametrização acima é obrigatória para o tipo de movimento que gera financeiro**

Etapa Fis- Escrituração

- Gerar Escrituração: Habilitar

- Tipo de Documento Escrituração: informar o tipo de documento que deve ser apresentado no Totvs Gestão Fiscal

- Tipo do Lançamento Fiscal da Transferência: Saída

** A parametrização acima é obrigatória para o tipo de movimento que vai gerar escrituração**

 

  • Parametrizações Necessárias - Totvs Gestão Fiscal

Acessar | Utilitários | Selecionar Filial | e escolher a filial onde a movimentação será inclusa.

 

Acessar | Cadastro | Natureza de Operação | Cadastro de Natureza de Operação | onde deverá incluir duas naturezas compatíveis com os dados das movimentações a serem inclusas.

- Uma Natureza Fiscal de Entrada Transferência de dentro ou fora do Estado (de acordo com a necessidade da operação)

- Uma Natureza Fiscal de Saída Transferência para dentro ou fora do Estado (de acordo com a necessidade da operação)

Depois de incluir as naturezas, deve editar natureza de operação de entrada que será utilizada na devolução e acessar a aba | Outros Dados | onde deve informar:

- Tipo: Devolução

 

  • Descrição do Processo

O usuário deverá acessar movimento parametrizado para este fim e clicar no menu | Movimentos | Gerar Mov. por Referência | onde será aberta tela | clip_image002 |. Nesta tela o usuário deve clicar em | Avançar | e fazer filtro da movimentação que deseja devolver.

Depois de feito filtro deverá marcar o movimento e clicar em | Avançar | para visualizar os itens pertinentes ao mesmo. Neste momento o usuário deve marcar os itens que deseja devolver e clicar em | Avançar | novamente para concluir o processo de cópia por referência.

A seguir os dados serão apresentados no movimento de devolução podendo ser alterado pelo usuário se necessário. A devolução pode ser feita sobre a quantidade integral do item ou não.

 

  • Informações Adicionais

- Para visualizar o relacionamento entre o movimento de origem e de destino deve acessar o movimento de devolução(destino) e clicar na aba | Cópia por Referência | onde vai visualizar todas informações do movimento de origem. Para visualizar os dados de devolução através do movimento de origem, deve selecionar o mesmo e clicar no ícone | clip_image004 - Rastreamento de Movimentos | onde será apresentada aba | Devolução | com as informações do movimento de destino.

- O relacionamento entre os movimentos envolvidos ficam gravados na tabela | TMOVRELAC | onde o idmov do movimento de origem(compra) é apresentado como | IDMOVDESTINO |

 

  • Escrituração do Movimento

O processo de escrituração será feita como de costume onde devem ser inclusos dois lotes com os tipos de movimentos de compra e devolução. Primeiro tem que ser escriturado movimento de Nota Fiscal para depois escriturar a devolução vinculada ao mesmo.

 

  • Vínculo do Lançamento de Devolução com Lançamento de Nota Fiscal

Depois de inclusas movimentações é necessário que vincule o lançamento á pagar com a devolução para que o lançamento seja baixado com o valor correto.

Este vínculo pode ser feito no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento onde o usuário deverá selecionar o movimento de entrada 1.2.XX e clicar no menu | Movimentos | Vincular Devolução | onde será aberta tela | clip_image006 | com os lançamentos de devolução para serem vinculados.

A seguir deverá clicar no ícone | clip_image008 | marcar lançamento que será considerado, habilitar opção | Vincular Lançamentos Financeiros | e clicar em | OK | onde será aberta tela | clip_image010 | para relacionar os movimentos. Na tela em questão deverá marcar o lançamento apresentado em | clip_image012 | e clicar no ícone | clip_image014 - Vincula o lançamento selecionado | ou | clip_image016 - Vincular Todos |, de forma que o lançamento passará a ser apresentado em | clip_image018 | e ao clicar em | OK | o vínculo terá sido feito.

 

Para fazer este processo através do Totvs Gestão Financeira deverá selecionar o movimento de compra e acessar o menu | Operações | Vincular | Lançamento á Devolução | onde será aberta tela | clip_image010[1] | para relacionar os movimentos. Na tela em questão deverá marcar o lançamento apresentado em | clip_image012[1] | e clicar no ícone | clip_image014[1] - Vincula o lançamento selecionado | ou | clip_image016[1] - Vincular Todos |, de forma que o lançamento passará a ser apresentado em | clip_image018[1] | e ao clicar em | OK | o vínculo terá sido feito.

Depois de feito vínculo entre o lançamento e a devolução deverá selecionar o lançamento a pagar no Totvs Gestão Financeira e clicar no ícone | clip_image020 - Baixar Lançamento | de forma que na aba | Baixa | será apresentado | Valor Bruto – Valor Devolução = Valor da Baixa |.

Se o valor do lançamento a pagar for maior ou igual ao valor do lançamento de devolução “ambos” serão baixados automaticamente. Se o valor do lançamento a pagar for menor que o valor do lançamento de devolução o lançamento de devolução vinculado inicialmente será baixado e apresentada tela | clip_image022 | para informar “Data Venc. Parcela” com o valor pendente de devolução a ser vinculado.

Como Fazer - Conhecimento de Transporte de Entrada: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Compras

SubProcesso: Conhecimento de Transporte de Entrada - CTRC

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para utilizar Conhecimento de Transporte em Movimentações de Entrada?

 

  • Definição do Processo

Utilizada pela unidade fiscalizadora para verificar a veracidade das mercadorias descritas na Nota Fiscal com as mercadorias Transportadas(descritas na NF de Conhecimento de Transporte).

Para utilização do CTRC é necessário que sejam inclusos dois tipos de movimento onde será feito o cadastro do CTRC e a indicação da movimentação de Nota Fiscal que será vinculada ao mesmo.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar | Cadastro | Fórmula | Inserir | e cadastrar fórmula com conteúdo a ser considerado para o valor do CTRC. Esta informação será apresentada no momento de vincular o CTRC á nota fiscal de entrada.

Ex.:MVB

Importante:

- Deve ser inclusa fórmula com conteúdo de “movimento”, observando que, o valor em questão tem que estar calculado no movimento a ser vinculado para que o campo | Valor | do CTRC seja preenchido.

- Esta fórmula vai definir o valor do CTRC, considerando os dados do movimento de “Cadastro de CTRC”

 

Parametrização do movimento de “Cadastro de CTRC

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. A seguir editar o mesmo e informar:

Etapa Fis – Dados

- Usar CTRC : Cadastrar CTRC

- Fórmula do Valor do CTRC a Ratear : código de fórmula inclusa anteriormente

Etapa Mov – Transporte

- Tipo de Frete | CIF/FOB : Edita

Etapa Fis – Natureza

- Edição : Edita

- Seleção Automática da Natureza : definir tipo de seleção da natureza

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

Etapa Fis – Escrituração

- Gerar Escrituração: habilitar

- Tipo Documento Escrituração | Código Default : informar tipo de documento que possua “Código do Modelo do Documento : 08”

- Tipo do Lançamento Fiscal da Transferência: Entrada

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

Etapa Fis – Tributação

Incluir e parametrizar os tributos de forma que atenda aos dados a serem apresentados no item ou movimento

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

 

Parametrização do movimento de “Nota Fiscal”

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. A seguir editar o mesmo e informar:

Etapa Fis – Dados

- Usar CTRC : Indicar CTRC

Etapa Mov – Transporte

- Tipo de Frete | CIF/FOB : Edita

Etapa Fis – Natureza

- Natureza | Edição : Edita

- Seleção Automática da Natureza : definir tipo de seleção da natureza

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

Etapa Fis – Escrituração

- Gerar Escrituração: habilitar

- Tipo Documento Escrituração | Código Default : informar tipo de documento que deve ser apresentado no Totvs Gestão Fiscal ao gerar escrituração.

- Tipo do Lançamento Fiscal da Transferência: Entrada

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

Etapa Fis – Tributação

Incluir e parametrizar os tributos de forma que atenda aos dados a serem apresentados no item ou movimento

**Parametrização específica para geração de lançamentos fiscais**

 

  • Descrição do Processo

Movimento de “Cadastro do CTRC”

A inclusão do movimento será feita como de costume, porém para termos de CTRC as abas | Transporte – CTRC | têm que ser preenchidas.

Aba Transporte

O usuário deverá preencher o tipo de frete pertinente movimentação.

Aba CTRC Dados do Transporte

Esta aba deve ser preenchida quando houver dados de coleta x entrega da mercadoria.

 

O preenchimento dos campos | Estado – Município | de coleta e entrega vão interferir diretamente na seleção da natureza de operação(se utilizar), onde será obedecida hierarquia a seguir para apresentação dos códigos fiscais.

1ª Hierarquia: A seleção da natureza de operação será feita obedecendo estado preenchido na aba | CTRC | Dados de Transporte | Local de Coleta | onde:

- Se a UF da Coleta = UF da Filial: Utiliza: Utiliza Natureza Interna (1.XXX);

- Se a UF da Coleta <> UF da Filial: Utiliza Natureza Interestadual (2.XXX);

Para operações CTRC de Entrada a natureza de operação será apresentada obedecendo a UF de Coleta, visto que, o imposto é devido no estado de início da operação. Assim, a CFOP a ser utilizada será definida considerando UF da Filial onde a movimentação está sendo incluso e a UF UF de coleta da mercadoria.

2ª Hierarquia: A seleção da natureza de operação será feita obedecendo estado do Cli\for preenchida na aba | Transporte | Cli\For Origem /Destino | do movimento;

3ª Hierarquia: A seleção da natureza de operação será feita obedecendo estado do Cli\for preenchido na aba | Identificação | Cliente \ Fornecedor |

Aba CTRC – Dados do CTRC

Deverá preencher as informações pertinentes notas de CTRC a serem “vinculadas” ao mesmo, sendo necessário preencher os campos:

- Quantidade de Notas do CTRC: informar número de notas que serão acobertadas por este CTRC

- Valor das Notas do CTRC: informar o valor líquido das notas que serão acobertadas pelo CTRC

 

Movimento de Nota fiscal onde “indica o CTRC”

As movimentações serão inclusas como de costume, onde o vínculo com movimento de Cadastro de CTRC vai considerar o valor liquido do movimento de nota fiscal.

Vínculo de CTRC

- Acessar aba | Transporte | e informar o tipo de | Frete : FOB |

- Acessar aba | CTRC | CTRC Inf.na Entrada | selecionar movimento de “Cadastro de CTRC” incluso anteriormente na opção | Conhecimentos de Transporte em Aberto |. A seguir clicar em | Incluir | para que a informação seja gravada no campo | Valor Frete CTRC |.

Importante:

- O valor da movimentação de “Cadastro de CTRC” será apresentado obedecendo conteúdo da fórmula parametrizada no 1º movimento incluso.

- O tipo do frete preenchido na aba | Transporte | tem que ser do tipo | FOB |

- O cálculo do “Valor Frete CTRC” será feito de forma proporcional considerando “Valor Líquido” do movimento de nota fiscal.

Dados do Movimento de “Cadastro de CTRC”

Valor do CTRC:1000,00

Quantidade de Notas do CTRC: 3

Valor das Notas do CTRC: 6.000

Cálculo realizado para composição do valor do | Valor Frete CTRC |

Valor do CTRC / Valor das Notas do CTRC

1000 / 6000 = 0,166666

Importante:

O conteúdo do campo | Valor Frete CTRC | do movimento a ser vinculado, vai considerar valor acima x valor liquido do movimento.

Dados do Movimento de Nota Fiscal

Valor das movimentações

1ª Movimentação:    3500,00

2ª Movimentação:    1700,00

3ª Movimentação:      800,00

Composição do “Valor Frete CTRC”

Vr Liq.Movimento                     Valor do CTRC                       Cálculo Valor                Frete CTRC

            3500,00                              1000,00                                 0,166666 x 3500                 583,33

            1700,00                              1000,00                                 0,166666 x 1700                 283,33

              800,00                              1000,00                                 0,166666 x 800                   133,34

 

  • Informações Adicionais

- O sistema vai ratear os valores das notas considerando valor do conhecimento de transporte, consistindo se houve quantidade, ou valor maior do que o informado no movimento de “cadastro de CTRC”. Caso o valor da(s) nota(s) relacionada(s) ultrapasse(m) o valor do movimento de Conhecimento de transporte será apresentado "O VALOR DESSA NOTA ULTRAPASSA O VALOR DISPONÍVEL PARA RATEIO DO CTRC".

- Após vincular o movimento de CTRC á nota fiscal, a movimentação de “Cadastro de CTRC” será apresentada com mensagem “MOVIMENTO DE CTRC COM NOTAS RATEADAS”, impedindo que possa ser feita manutenção do mesmo. Para consultar as notas vinculadas ao mesmo deverá acessar o movimento de “Cadastro de CTRC” na aba | CTRC | Dados do CTRC | Documentos cobertos pelo CTRC |

- Os dados de CTRC ficam gravados na tabela | TCTRCENTRADA | onde o campo “IDMOVCTRC” se refere ao IDMOV do movimento de “Cadastro de CTRC”, e o campo “IDMOVNF” se refere ao IDMOV das movimentações vinculadas ao CTRC.

 

  • Escrituração do Movimento de CTRC

A escrituração dos movimentos será feita como de costume onde o usuário dever acessar | Opções | Escrituração de Lançamentos – RMLIBER | e fazer o filtro das movimentações envolvidas (Movimento de CTRC e Movimentos de NF vinculada a CTRC).

Depois de feita escrituração, ao acessar o RMLIBER em | Cadastro | Manutenção de Lançamentos de Entrada | editar o lançamento fiscal de CTRC serão apresentadas informações do conhecimento de transporte na aba | CTRC | Dados do Transporte |.

As informações pertinentes “Nota fiscal de Entrada – CTRC” não são apresentadas na pasta | Notas Fiscais que acobertam a Carga Transportada |, ressaltando que a rotina de escrituração pertence ao aplicativo RMLIBER.

Como Fazer - Compra de Imobilizado: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Integração

SubProcesso: Movimentação

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para fazer integração patrimonial de movimentos de compra de imobilizado?

 

  • Definição do Processo

Tem por finalidade exportar os dados do movimento incluso no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento para o aplicativo Totvs Gestão Patrimonial, evitando assim, que os itens tenham que ser digitados novamente.

Para isto é necessário que o Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento tenha sido previamente parametrizado, observando que, toda rotina de integração e informações a serem consideradas serão definidas no Totvs Gestão Patrimonial durante a importação dos dados.

 

  • Parametrizações Necessárias - Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Acessar | Cadastro | Produto | editar o item a ser referenciado na movimentação e acessar a aba | Integração | onde deve informar:

- Grupo de Contas: exigido para utilização no momento da contabilização da depreciação

- Grupo de Bens: determina maior flexibilidade na classificação do código do bem na integração com o Totvs Gestão Patrimonial

Importante:

O grupo de bens pode ser preenchido no cadastro do produto ou buscado da informação preenchida no grupo de contas no momento da integração com o Totvs Gestão Patrimonial.

 

Acessar | Cadastro | Fórmula | Inserir | e cadastrar fórmula a ser utilizada para composição do valor do bem

Exemplo:

KPU

Importante:

- A fórmula em questão só pode ter variáveis de itens pelo fato da informação ser gravada na tabela | TITMMOV | e ser considerada na importação dos bens no Totvs Gestão Patrimonial. Antes de definir o conteúdo da fórmula é necessário que seja averiguada forma de integração dos dados no Totvs Gestão Patrimonial, visto que, cada quantidade do item de movimento pode ser considerado como um “bem” ou então a quantidade integral.

Obs: No exemplo acima, está sendo considerada cada quantidade do item como sendo um “bem” individualmente.

- O usuário não é obrigado a parametrizar o tipo de movimento para utilizar “Fórmula de Valor do Bem”, mas se escolher esta opção na integração com o Totvs Gestão Patrimonial e a informação não tiver sido gravada na inclusão do item o valor do bem ficará “zerado” e o processo de integração não serão concluído.

- Os dados da fórmula de valor do bem são gravados na tabela | TITMMOV | no campo | VALORBEM | na inclusão do item, ou seja, se o parâmetro for habilitado depois de incluir os itens do movimento é necessário que os mesmos sejam “regravados” para atualizar a informação do campo.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. A seguir editar o mesmo e informar:

Etapa Patrimônio

- Integrar RMBONUM: Compra de Imobilizado

- Localização (Compra Ativo Imobilizado): informar se deseja preencher a localização do bem na inclusão do movimento ou não

- Fórmula Valor do Bem: caso o usuário queira considerar a informação deste campo na integração com o Totvs Gestão Patrimonial deve ser referenciada fórmula que retorne este valor.

Importante:

- Não é obrigatório que o tipo de movimento esteja parametrizado para afetar saldo em estoque.

- Ao habilitar a edição de | Localização | será apresentada aba | Integração | no item de movimento para que seja preenchida localização do item em questão.

 

  • Descrição do Processo

A movimentação será inclusa como de costume e todo processo de integração será feito no aplicativo Totvs Gestão Patrimonial.

 

  • Informações Adicionais

- Não Aplicável.

 

  • Processo de integração no Totvs Gestão Patrimonial

Acessar | Utilitários | Integrações de Sistemas | Integração com o RMNucleus | onde deve informar:

Aba – Opções de Seleção

Fazer o filtro da movimentação a ser inclusa preenchendo os campos | Data – Filial – Número de Nota – Fornecedor – Tipo de Movimento |

 

Aba – Opções de Integração

Cada opção selecionada terá uma funcionalidade no processo de integração do bem, sendo de total responsabilidade do usuário a utilização das mesmas.

- Incluir bem mantendo as quantidades informadas na Nota Fiscal: tem como funcionalidade definir se a quantidade do item incluso no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento será desmembrado no momento da integração ou não. Ao marcar este campo será gravado um bem com a quantidade “integral” informada na nota fiscal, caso contrário a quantidade será desmembrada sendo gerado um cadastro de bem para cada quantidade da nota fiscal.

- Emitir mensagem a cada nota do modo de inclusão de bens: permite que seja feita integração de parte dos bens utilizando a opção acima habilitada e outra parte não. Ao marcar esta opção e fazer integração será apresentada mensagem nota a nota sobre o modo de integração desejado.

- Gerar código do bem e do patrimônio automaticamente: o sistema irá gerar o código de patrimônio e o código do bem automaticamente respeitando sempre o grupo default de bens cadastrado no Grupo de Contas vinculado ao produto, caso contrário é necessário que seja informado código de patrimônio e código de bem para todos os bens que forem integrados.

- Considera a falta do grupo de contas como erro: funciona como uma segurança para realização da integração com o Totvs Gestão Patrimonial sem erros. Ao marcar esta opção será feita validação se os itens da nota fiscal a ser integrada estão com os grupos de contas cadastrados e a ausência desta informação será tratada como “erro”.

- Não integrar bens com valor mínimo exigido por lei (394,13 UFIR’s): ao marcar esta opção o sistema não irá integrar bens com valor inferior ao exigido por lei.

- Gerar o código do bem a partir do grupo de bens definido no produto: ao marcar esta opção o Totvs Gestão Patrimonial vai gravar o bem com o código informado no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento em | Cadastro | Produto | Integração | Patrimonial | Grupo de Bens | desconsiderando assim a informação preenchida no Grupo de Contas Contábeis.

 

Aba – Tipo dos Itens

Cada opção selecionada terá uma funcionalidade no processo de integração do bem, sendo de total responsabilidade do usuário a utilização das mesmas. Deve ser selecionada forma de integração de data, valor e descrição do bem a ser incluso no Totvs Gestão Patrimonial, considerando informações já preenchidas na inclusão do item de movimento e parametrização do tipo de movimento no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

- Tipo de Data: informar qual data preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento será considerada na inclusão do bem no Totvs Gestão Patrimonial.

 

- Tipo de Valor: informar qual valor preenchido no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento será considerado na inclusão do bem no Totvs Gestão Patrimonial. Cada opção apresentada vai considerar uma informação:

Preço unitário: será considerado “preço unitário” preenchido no item de movimento da nota fiscal

Valor unitário: será considerado “valor unitário” do item de movimento da nota fiscal. Esta informação é obtida através do conteúdo da fórmula de valor financeiro preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento no parâmetro do tipo de movimento na etapa | Estoque – Fórmula de Valor Financeiro | \ quantidade do item

Valor Financeiro: será considerado “valor financeiro” do item de movimento da nota fiscal. Esta informação é obtida através do conteúdo da fórmula de valor financeiro preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento no parâmetro do tipo de movimento na etapa | Estoque – Fórmula de Valor Financeiro |

Formula de Valor do Bem: será selecionado conteúdo definido na “fórmula de valor do bem” parametrizada no tipo de movimento na aba | Patrimônio | Fórmula de Valor do Bem |.

Importante:

Se os campos acima estiverem vazios ou a fórmula não retornar nenhum valor o campo “Valor” ficará vazio.

 

- Descrição do Bem: informar qual informação preenchida no produto x item do movimento será apresentada no Totvs Gestão Patrimonial na integração do bem. Cada opção apresentada vai considerar uma informação:

Nome Fantasia: considera informação preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Cadastro | Produto | Identificação | Nome Fantasia |

Descrição do Produto: considera informação preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento em | Cadastro | Produto | Detalhes | Descrição |

Histórico do Item: considera informação preenchida no histórico do item de movimento

Nome Fantasia do Produto + Histórico do Item: considera informação preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento em | Cadastro | Produto | Identificação | Nome Fantasia | mais informação preenchida no histórico do item de movimento

Descrição do Produto + Histórico do Item: considera informação preenchida no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento em | Cadastro | Produto | Detalhes | Descrição | mais informação preenchida no histórico do item de movimento

 

Aba – Outros Dados

Nesta aba serão definidos dados de centro de custo, departamento, rateio e tipo de documento a serem inclusos no Totvs Gestão Patrimonial considerando informações já preenchidas na inclusão do item no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Depois de feito filtro das informações que deverão ser consideradas no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e importadas no Totvs Gestão Patrimonial deverá clicar em | OK |. Ao executar o processo será gravado histórico no arquivo | LOGBN | dentro do diretório | CORPORERM\RMBONUM |.

Para visualizar os bens importados deve acessar | Cadastro | Bens | Completo | e fazer filtro do código desejado.

Como Fazer - Buscar aliquota de ISS por Município da Filial - Movto Entrada: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Compras

SubProcesso: Buscar Alíquota de ISS por Município da Filial

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para buscar alíquota de ISS por município da Filial para Movimentação de Entrada?

 

  • Definição do Processo

Tem por finalidade parametrizar base de dados para buscar alíquota do tributo ISS considerando o “Estado – Município” informado no cadastro da filial onde a movimentação está sendo inclusa. A parametrização em questão é específica para inclusão de movimentações de “Entrada”

Importante:

A base pode ser parametrizada para utilizar município por item ou por movimento, neste exemplo específico o município será informado por item.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar | Cadastro | Fórmula | Inserir | e cadastrar fórmula a ser utilizada para composição da base de cálculo do tributo | ISS |.

Exemplo:

SE

TABPRD ('TIPO' , 'S') = 'S'

ENTAO (KQT * KPU)

SENAO 0

FIMSE

 

Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | TRIBUTOS | e cadastrar tributo | ISS |, onde deve informar:

Sigla: ISS

Tipo tributo fiscal: ISS

Tipo: Variável

Incidência: Serviço

Buscar Alíquota em: Tipo de Movimento

Código da Receita: preenchimento opcional

 

Acessar | Cadastro | Filial | editar filial a ser considerada para inclusão do movimento. A seguir acessar | Anexos | Dados Fiscais | Tributos | e marcar a opção | ( x ) Filial responsável pela Retenção de ISS |

 

Acessar | Cadastro | Produto |, selecionar produto a ser referenciado no movimento, e parametrizar:

Anexos - Tributos do Produto por Município | Incluir | e informar:

- Código do Tributo: ISS

- Código do Estado: informar código do estado que receberá a parametrização

- Código do Município: informar código do município relacionado ao estado

- Alíquota: informar alíquota pertinente ISS neste município

- Base Redução(%): determinar o percentual de redução a ser considerado na base de ISS

- Código do Serviço no Município: informar código do serviço pertinente este município

Dados fiscais

- Marcar | ( x ) ISS Devido Município Cliente |

Importante:

Se o serviço prestado tem ISS devido no município do cliente (entenda-se "Tomador do serviço" e que na compra é a própria filial) devemos ter um município informado no movimento e será levado default o município da filial onde a movimentação está sendo inclusa, podendo ser alterado pelo usuário se desejado. Neste caso o parâmetro | ISS devido no município do cliente | tem que estar habilitado.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. Para este processo deverá parametrizar movimento de entrada.

 Etapa Fis – Dados

Editar Município por Item : Editar

 

Etapa Fis Tributação – Item

Tributo: ISS

Cód.Retenção: informar o código da receita que deverá ser apresentado para este tributo

Fórmula da base de cálculo do tributo: informar código da fórmula que retorna o conteúdo da base de cálculo do tributo

Procurar alíquota em: Município

Tributo Base: ISS

Tipo de Recolhimento: informar o tipo de recolhimento do tributo em questão, o mesmo será apresentado no Totvs Gestão Fiscal ao escriturar o lançamento fiscal.

 

  • Descrição do Processo

A movimentação será inclusa como de costume, porém ao editar o item de movimento na aba | Tabelas | serão apresentados campos | Município – UF – Cód.Serviço | com as informações preenchidas anteriormente no cadastro do produto. Com base nesta informação será apresentada alíquota definida para este município para calcular o tributo.

 

  • Informações Adicionais

- Ao utilizar “Município por Item” os dados de município serão apresentados item a item e replicados para o campo | Município | da aba | Tabelas | do movimento apenas se “todos” os itens inclusos possuírem o mesmo “município”.

- O campo “código do serviço” será copiado dos itens para o movimento na aba | Cabeçalho | Código do Serviço | apenas se a informação em questão for comum a todos os itens do movimento. Este campo será apresentado apenas se o tipo de movimento estiver parametrizado para “Gerar Escrituração” e será alimentado no momento que a movimentação for salva.

- As informações de | Município – UF – Cód.Serviço | serão apresentadas na inclusão do item de movimento na aba | Tabelas | apenas se tiverem sido inclusos anteriormente no cadastro do tributo em | Anexos | Tributos do Produto por Município |.

Como Fazer - Buscar aliquota de ISS por Cliente_Fornecedor em Movimento de Entrada: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Compras

SubProcesso: Buscar Alíquota de ISS por Município do Cliente \ Fornecedor

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para buscar alíquota de ISS por município do Cliente \ Fornecedor do movimento para Movimentação de Entrada?

 

  • Definição do Processo

Tem por finalidade parametrizar base de dados para buscar alíquota do tributo ISS considerando o “Estado – Município” do cliente \ fornecedor informado no movimento. A parametrização em questão é específica para inclusão de movimentações de “Entrada”

Importante:

O município pode ser apresentado por item ou por movimento, neste exemplo específico a informação será considerada no “item de movimento”.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar | Cadastro | Fórmula | Inserir | e cadastrar fórmula a ser utilizada para composição da base de cálculo do tributo | ISS |.

Exemplo:

SE

TABPRD ('TIPO' , 'S') = 'S'

ENTAO (KQT * KPU)

SENAO 0

FIMSE

 

Acessar | Cadastro | Tabelas de Tributação | TRIBUTOS | e cadastrar tributo | ISS |, onde deve informar:

Sigla: ISS

Tipo tributo fiscal: ISS

Tipo: Variável

Incidência: Serviço

Buscar Alíquota em: Tipo de Movimento

Código da Receita: preenchimento opcional

 

Acessar | Cadastro | Filial | editar filial a ser considerada para inclusão do movimento. A seguir acessar | Anexos | Dados Fiscais | Tributos | e desabilitar a opção | ( ) Filial responsável pela Retenção de ISS |

 

Acessar | Cadastro | Produto |, selecionar produto a ser referenciado no movimento, e parametrizar:

Anexos - Tributos do Produto por Município | Incluir | e informar:

- Código do Tributo: ISS

- Código do Estado: informar código do estado que receberá a parametrização

- Código do Município: informar código do município relacionado ao estado

- Alíquota: informar alíquota pertinente ISS neste município

- Base Redução(%): determinar o percentual de redução a ser considerado na base de ISS(se existir)

- Código do Serviço no Município: informar código do serviço pertinente este município

 Dados fiscais

- Desabilitar campo | ( ) ISS Devido Município Cliente |

Importante:

Se o serviço prestado 'Não tem ISS Devido no município do cliente' do tomador significa que o ISS é devido no município do prestador, ou seja, o município do cliente \ fornecedor informado no movimento. Neste caso o parâmetro | ISS devido no município do cliente | tem que estar desabilitado.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. Para este processo deverá parametrizar movimento de entrada.

Etapa Fis – Dados

- Editar Município por Item : Editar

Etapa Fis Tributação – Item

Tributo: ISS

Cód.Retenção: informar o código da receita que deverá ser apresentado para este tributo

Fórmula da base de cálculo do tributo: informar código da fórmula que retorna o conteúdo da base de cálculo do tributo

Procurar alíquota em: Município

Tributo Base: ISS

Tipo de Recolhimento: informar o tipo de recolhimento do tributo em questão, o mesmo será apresentado no Totvs Gestão Fiscal ao escriturar o lançamento fiscal.

 

  • Descrição do Processo

A movimentação será inclusa como de costume, porém ao editar o item de movimento na aba | Tabelas | serão apresentados campos | Município – UF – Cód.Serviço | com as informações preenchidas anteriormente no cadastro do produto. Com base nesta informação será apresentada alíquota definida para este município para calcular o tributo.

 

  • Informações Adicionais

- Ao utilizar “Município por Item” os dados de município serão apresentados item a item e replicados para o campo | Município | da aba | Tabelas | do movimento apenas se “todos” os itens inclusos possuírem o mesmo “município”.

- O campo “código do serviço” será copiado dos itens para o movimento na aba | Cabeçalho | Código do Serviço | apenas se a informação em questão for comum a todos os itens do movimento. Este campo será apresentado apenas se o tipo de movimento estiver parametrizado para “Gerar Escrituração” e será alimentado no momento que a movimentação for salva.

- As informações de | Município – UF – Cód.Serviço | serão apresentadas na inclusão do item de movimento na aba | Tabelas | apenas se tiverem sido inclusos anteriormente no cadastro do tributo em | Anexos | Tributos do Produto por Município |.

Como Fazer - Aprovação de Itens de Movimentos por Tolerância: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Compra

SubProcesso: Aprovação

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema para utilizar Aprovação de Itens de Movimentos por Tolerância no Recebimento?

 

  • Definição do Processo

Utilizado para definir um percentual de diferença a maior ou a menor no momento do faturamento do pedido. Através do mesmo poderá determinar uma “margem” considerada correta entre os movimentos relacionados, tendo como referência, parametrização dos itens de movimento.

A aprovação do movimento será feita obedecendo parametrização definida no “perfil” vinculado ao usuário, á parametrização do tipo de movimento utilizado para este fim e dos itens de movimentos.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar menu | Cadastro | Fórmulas | e inserir duas fórmulas com conteúdo abaixo:

- Fórmula a ser utilizada no perfil do usuário que “pode” fazer aprovação de movimentos. A fórmula em questão tem quer retornar o resultado “1”.

Ex.: 1

- Fórmula a ser utilizada no perfil do usuário que “não pode aprovar” os movimentos. A fórmula em questão tem quer retornar o resultado “0”.

Ex.: 0

 

Acessar | Cadastro | Segurança | Usuário | editar os usuários que poderão aprovar ou não os movimentos e editar a aba | Configuração de Segurança | para averiguar o perfil vinculado aos mesmos.

Depois de verificado perfil, deverá acessar | Cadastro | Segurança | Perfil | selecionar código desejado e acessar | Anexos | Aprovações por Tipo de Movimento | Incluir |. Nesta aba deverá preencher:

- Cód. Tipo de Movimento: informar tipo de movimento de pedido | 1.1.XX ou 2.1.XX | que será considerado no processo de aprovação

- Fórmula de Aprovação: deve ser informada fórmula que retorna “1” para o perfil vinculado ao usuário que “pode” aprovar movimento, e fórmula que retorna “0” para perfil vinculado ao usuário que “não pode” aprovar movimento.

- Processo: informar “Tolerância no Recebimento”

Importante:

Caso não exista nenhuma informação de aprovação preenchida no perfil do usuário significa que o mesmo não fará validação quanto ao processo.

 

Acessar | Cadastro | Produto | editar o código do produto desejado e acessar a aba | Preço | onde serão apresentadas opções de parametrizar tolerância de preço e quantidade no faturamento dos pedidos.

Tolerância de Preço e Tolerância de Quantidade: o usuário deve informar o “percentual” de tolerância no faturamento do pedido podendo ser a maior ou a menor. Se o campo em questão estiver vazio e o tipo de movimento a ser utilizado para este faturamento utilizar “aprovação por tolerância” significa que não poderá haver nenhuma diferença entre o preço x quantidade do movimento de origem e de destino.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. Para este processo deverão ser parametrizados 02 tipos movimentos.

Tipo de Movimento de Origem: 1.1.XX ou 2.1.XX

Etapa Mov – Outros Dados

Informar | Aprovação : Usa |

Importante:

- Apenas movimentos dos tipos 1.1.XX e 2.1.XX poderão ser parametrizados para este fim, visto que, se trata de um processo de recebimento de pedido.

- Os tipos de controles de tolerância vão obedecer informação definida no cadastro de produtos.

 

Tipo de Movimento de Destino – 1.1.XX – 1.2.XX ou 2.1.XX - 2.2.XX

 Etapa Mov – Outros Dados

Informar tipo de Tolerância a ser utilizada, tendo as opções:

Não Usar – o tipo de movimento não vai controlar Tolerância.

Usar para Quantidade – será feito controle de tolerância apenas por quantidade no faturamento

Usar para Preço - será feito controle de tolerância apenas por preço no faturamento

Usar para Quantidade e Preço – o controle de tolerância será feito por quantidade e preço no faturamento

 

  • Descrição do Processo

A inclusão dos movimentos será feita como de costume. A consistência de tolerância ocorre no momento de “receber o pedido” onde será feita validação entre as informações de preço e/ou quantidade preenchida no item do movimento de origem e de destino, obedecendo limites de tolerância preenchidos para cada item. Desta forma, se o usuário colocar um preço e/ou quantidade divergente do intervalo informado no cadastro de produtos é necessário que a movimentação seja “aprovada” para conclusão do faturamento.

 

Processo de Aprovação

- Acessar aplicativo com usuário vinculado a um perfil que “permite aprovação”

- Selecionar o(s) movimento(s) desejado(s) e clicar no menu | Movimentos | Aprovação | onde será apresentada janela | Processo | Identif.Processo : 1 – Tolerância no Recebimento | OK |.

Depois de confirmado processo será apresentada tela | Aprovação por Item de Movimento | onde o usuário deverá selecionar os itens desejados e a seguir clicar em “Aprovar Itens”. Feito isto, o status do item será alterado para Aprovado e será apresentada mensagem | 1 aprovado(s) com sucesso em 1 itens de movimento |

- A seguir o usuário deverá selecionar o movimento desejado e clicar no ícone clip_image002para que seja gerado faturamento permitindo alterar o preço e/ou quantidade para informação desejada.

Exemplo de parametrização de produtos e validação feita

Tolerância de preço

Código 1.01 Inferior: 10% Superior: 20%

Dados originas do item de movimento

Produto Quantidade Preço Unitário

1.01 1 100,00

 

Consistência do Processo de Tolerância

Se o usuário precisar alterar o preço unitário do item durante o faturamento para um preço que seja inferior a 10% ou superior a 20% do preço informado no item de movimento de origem é necessário que o movimento seja “aprovado” para conclusão do faturamento.

 

Processo de Desaprovação

Selecionar movimento desejado e acessar menu | Movimentos | Desaprovação | onde será apresentada janela | Processo | Identif.Processo : 1 – Tolerância no Recebimento | OK |.

Depois de confirmado processo será apresentada tela | Aprovação por Item de Movimento | onde o usuário deverá selecionar os itens desejados e a seguir clicar em “Desaprovar Itens”. Feito isto, o status do item será alterado para Não Aprovado e será apresentada mensagem: 1 desaprovado(s) com sucesso em 1 itens de movimento.

 

  • Informações Adicionais

- Os movimentos aprovados ou não serão visualizados através dos ícones:

clip_image004Movimentos Aprovados

clip_image006Movimentos Não Aprovados

- Os dados de aprovação do movimento serão visualizados ao clicar com botão direito do mouse ou Ctrl + A sobre o movimento mesmo, sendo apresentada informação abaixo para cada item do movimento.:

clip_image008

- As informações de aprovação são gravadas na tabela | TMOVAPROVA |, onde o campo | IDPROCESSO | determina o processo de aprovação utilizado

- Depois de aprovado pedido para faturamento x recebimento “qualquer” usuário que tenha permissão neste tipo de movimento poderá recebê-lo

- Ao reabrir o faturamento de um movimento gerado a partir de aprovação o vínculo não será retirado da mesma, não sendo necessário aprová-lo novamente

- Ao tentar faturar movimento alterando os dados do item com informações que ultrapassam os limites estabelecidos por tolerância será apresentada mensagem:

clip_image010

Como Fazer - Grupo de Relatório para Impressão: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 10.80

Processo do Sistema: Cadastros

SubProcesso Gerador de Relatórios

 

  • Como Fazer

Como parametrizar o sistema de forma que possa determinar os layouts de relatório que o usuário terá acesso?

 

  • Definição do Processo

A parametrização tem por finalidade determinar os usuários que poderão acessar e utilizar determinados layouts de relatórios na base. Esta consistência poderá ser feita “apenas” para os usuários que não estiverem parametrizados como “supervisor”.

 

  • Parametrizações Necessárias

Acessar | Cadastro | Segurança | e selecionar o usuário a ser parametrizado. A seguir editá-lo e acessar aba | Configuração de Segurança | onde o campo “supervisor” deve estar desabilitado. Ainda nesta aba verificar a qual perfil este usuário está associado em | Perfis Associados |.

 

Acessar | Cadastro | Segurança | Perfil | e editar o perfil associado ao usuário consultado. A seguir acessar a aba | Acesso á Relatórios / Planilhas | e clicar no ícone | Incluir | onde será aberta tela com o campo | Grupo |. A direita deste campo deverá clicar no ícone | clip_image002 | para que seja aberta tela | Grupo de Relatórios | para inclusão dos mesmos.

Depois de inclusos grupos de relatórios deverá preencher as informações abaixo na aba | Acesso á Relatórios / Planilhas |:

ü Grupo: informar grupo de relatório a ser associado a este perfil. Serão apresentados apenas os grupos já criados previamente.

ü Nível Alteração: Informe um número para o nível de alteração dos relatórios/planilhas.

ü Nível Emissão: Informe um número para o nível de emissão dos relatórios/planilhas.

 

Acessar | Relatórios | Gerador | selecionar o layout desejado e clicar no ícone | clip_image004 - Editar | onde o usuário deve preencher a informação do campo | Nível de Acesso | e | Grupo de Relatórios |.

 

Acessar | Opções | Parâmetros | RMNucleus | e selecionar processo onde o tipo de movimento a ser utilizado para este fim foi configurado. A seguir editar o mesmo e informar:

ü Etapa Mov Impressão

- Acessar | Relatórios – Do Movimento | e informar | Ação ao Cadastrar Movimento: escolher uma das opções que permita edição do layout a ser impresso |

 

  • Descrição do Processo

A inclusão do movimento será feita como de costume, porém ao selecionar o movimento através da visão e clicar no ícone | clip_image006 - Imprimir Documentos | serão apresentados apenas os layouts que o usuário tem permissão de acessar. Estes layouts também não serão visualizados em | Relatório | Gerador | por falta de permissão.

 

  • Informações Adicionais

- Ao deixar o campo Grupo de Relatório “vazio” em | Relatório | Gerador | significa que não haverá nenhum impedimento para visualização ou utilização do mesmo.

- Usuários parametrizados como “supervisor” não farão consistência de Grupo de Relatório

- O usuário só poderá alterar/emitir um relatório/planilha que estiver configurado com nível de acesso menor ou igual ao nível do grupo correspondente no perfil do usuário. Não é possível inserir um valor para o nível de emissão menor que o nível de alteração.

- Os layouts serão visualizados e poderão ser utilizados obedecendo nível de alteração e nível de emissão configurados no “perfil” vinculado ao usuário. Desta forma, ao informar | Nível Alteração e Nível Emissão: 3 | significa que todos os relatórios que possuírem “Nível de Acesso” menor ou igual a 3 serão visualizados e poderão ser utilizados.

Como Fazer - Como tornar um anexo de um cadastro obrigatório: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão: 11.00

Processo: Cadastro

Subprocesso: Seguranças

 

 

  • Introdução

Em muitos cadastros existe a possibilidade de definir campos do cadastro como obrigatórios, porem em existe a necessidade de colocar alguns anexos também como obrigatórios. O intuído deste documento é mostrar como é possível colocar um anexo como obrigatório.

 

  • Desenvolvimento/Procedimento

Para melhor exemplificação iremos utiliza o anexo “Tributo do Produto”.

1. Acessar o menu Cadastro / Seguranças / Administrativa / Actions Anexas. Incluir um novo registro, informar na “Action Principal” o ID “EstPrdAction” – Produtos, na “Action Anexo” o ID “EstTrbPrdAction” - Tributos do Produto.

Acessar o menu Cadastro / Seguranças / Administrativa / Preferências de Anexos, onde serão apresentadas as abas de permissões gerais, por perfil e usuário. Escolha o tipo de permissão desejado e insira uma nova preferência, informando como ID de anexo da Action o ID cadastrado anterior, marcando a opção Obrigatória.

 

  • Informações Adicionais

- A inclusão obrigatória de um registro no anexo NÃO valerá para as situações:

Telas de exibição, ou seja, não são telas de cadastro

- Quando uma tela for Extended Action

Mas o que é uma tela Extended Action?

Extended Action é um anexo que NÃO é exibido como uma pasta, e sim como uma tela adicional que aparecerá sobre a tela .NET.

Todas as telas Extended Action serão apresentadas como links, listados em uma nova pasta Informações Adicionais, exibida na edição de uma tela .NET. Uma vez clicado no link, a tela Extended Action aparecerá sobre a tela .Net, permitindo suas configurações adicionais.

Como Fazer – Controle Orçamentario: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão: 11.00

Processo: Orçamento

Subprocesso: Controle Orçamentário

 

  • Introdução

Apresentar a correta parametrização do controle orçamentário bem como sua aplicação nos tipos de movimentos dentro de um processo de gestão de compras.

 

  • Desenvolvimento/Procedimento

1. Parametrização

  • Nos parâmetros Controle Orçamentário deverá ser parametrizado para utilizar nova versão do orçamento, bem como a descrição dos tipos de orçamentos.

Orçado: Descrição que será apresentada do valor orçado, ou seja, o valor que esta sendo previsto para ser utilizado.

Real: Descrição que será apresentada do valor realizado, ou seja, o valor que esta efetivamente sendo utilizado, gasto.

Opcional1: Descrição que será apresentada de um valor opcional, ou seja, um valor comprometido, reservado, mas inda não efetivado

Opcional2: Idem explicação do campo valor opcional1.

  • Nos parâmetros do tipo de movimento deverá ser informado as seguintes parametrizações:
    • Edição da Natureza Orçamentária/Financeira do item: Definir como será a utilização desta no item de movimento.
    • Controla Orçamento: Define se o tipo de movimento fará parte do controle orçamentário dentro da empresa. Após habilitados os seguintes campos devem ser parametrizados conforme conveniência:

Efeito no orçamento: Definido neste campo qual será o efeito, aumenta ou diminui, sobre os valores dos tipos de orçamento que são Orçado, Real, Opcional1, Opcional2. Lembrando que a apresentação destes nomes pode variar conforme descrição definida pelo usuário nos parâmetros do Orçamento, “Descrição do Tipo de Orçamento”.

Ação ao Exceder Orçamento: Define qual a ação será feita quando o saldo for excedido. Se avisa, barra, ou bloqueia.

Data Default do Orçamento: Define entre as datas do movimento, qual será utilizada para controle do orçamento.

Utiliza rateio no orçamento: Define se o rateio será utilizado no controle orçamentário ou não, caso seja as opções são: item ou do movimento. Lembrando que neste caso o sistema irá fazer a proporção do percentual/valor do rateio em relação ao valor do orçamento.

Fórmula do valor unitário do orçamento: Neste campo será informado a fórmula do orçamento. Neste caso deverá ser informado o valor de uma unidade, pois para efeito do orçamento o sistema automaticamente multiplica a quantidade do item de movimento pela fórmula do valor orçado. Exemplo de Fórmula do valor do orçamento considerando o valor do IPI do item – desconto do item + despesa do item + frete rateado para o item:

KPU + (LVL ('IPI') - KDE + KDS + TABITM ('RATEIOFRETE' , 'V') ) / KQT

 

2. Cadastro das Tabelas de Orçamento

Para acessar as tabelas a serem utilizadas neste processo acesse menu / Cadastro / Tabelas De Orçamento, exceto para o caso da Natureza Orçamentária Financeira que fica localizado no menu / Cadastro / Tabelas Auxiliares.

Natureza Orçamentária/Financeira: É uma classificação generalizada para o cadastro do produto e/ou itens do movimento. Por meio dessa classificação o produto poder ser agrupado como se fosse uma conta de despesa para a realização do orçamento. Esta tabela também é utilizada em um relatório padrão de Fluxo de Caixa do TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus) com ou sem a opção de rateio. Exemplo: Despesas com Hospedagem, Material de Escritório, etc.

Classificação do Período: É utilizado para definir classificações de períodos de orçamento. Assim, será possível ter periodicidades coincidentes, isto porque podem existir situações em que uma determinada área da empresa tem um período orçamentário diferente de outra área.

Período do Orçamento: É utilizado para definir os períodos nos quais serão executados o orçamento. Nesta tabela não há uma periodicidade fixa, permitindo assim, que possam ser planejados orçamentos futuros que não interfira no vigente.

Vinculo do Usuário ao Centro de Custo: Neste cadastro é definido para quais centros de custo o usuário esta autorizado a realizar movimentações orçamentárias.

Vínculo da Natureza do Orçamento ao Centro de Custo: Por meio deste cadastro é possível definir para quais naturezas financeiras um centro de custo pode ser utilizados durante as movimentações.

Vínculo do Centro de Custo a Classificação do Período: Por meio deste cadastro é possível realizar a vinculação do centro de custo à classificação do período. Isto é necessário para não permitir que um centro de custo faça parte de mais de um orçamento ativo.

OBS: Um Centro de custo não pode ser vinculado a mais de uma classificação do período.

  • Vínculo do Centro de Custo Agrupador: Neste cadastro é possível definir um centro de custo como agrupador de outros centros de custo. O Agrupador irá concentrar a utilização do orçamento para outros centros de custo vinculados a ele. Ao incluir um movimento para o centro de custo agrupado (filho) o orçamento afetado é o definido para o centro de custo agrupador (pai). Para permitir maior flexibilidade no agrupamento dos centros de custo, as suas vinculações serão definidas por período orçamentário.

  • Cadastro dos Valores Orçados: Esta tabela será utilizada para o registro e acompanhamento dos orçamentos.

Neste cadastro será possível:

Acompanhar o histórico de alterações realizadas diretamente no valor orçado;

Consistir a alteração do valor orçado para que não ultrapasse o valor real já empenhado;

Apenas os orçamentos dentro do período de movimentação global poderão ser alterados;

A permissão de acesso seguirá o padrão dos demais cadastros visto que a manutenção dos orçamentos é feita de forma centralizada.

 

3. Valores do Orçamento

A consulta dos valores orçados pode ser feita pelo menu / Utilitários / Consulta dos Valores Orçados. Qualquer movimentação que for realizada no orçamento sempre ira afetar a tabela de saldo do orçamento e também ira incluir um registro na tabela (TMOVORCAMENTO) que foi criada para guardar as movimentações do orçamento, seja alterada via movimentação ou via cadastro de valores orçados.

A tabela de Saldo do orçamento terá os seguintes campos de valores:

Valor Orçado: Este valor é alterado somente pela tela de manutenção do cadastro de orçamento.

Valor Opcional 1 e 2: Os valores Opcional 1 e Opcional 2 são valores intermediários que podem ser configurados no efeito do orçamento por tipo de movimentos.

Valor Excedente: Este valor é atualizado automaticamente, quando algum item do movimento excede o saldo do orçamento disponível no período, e o movimento fica com o status de bloqueado.

Valor Realizado: Este valor é a ultima etapa que deve ser configurada para o efeito dos valores do orçamento.

Valor Recebido e Valor Cedido: Estes valores são utilizados automaticamente na utilização do assistente que faz a transferência de valores do orçamento, para desbloquear um movimento.

- Saldo Disponível do Orçamento: A fórmula para chegar ao saldo disponível do orçamento por período é a seguinte:

- Saldo do Período = Valor Orçado – (Valor Opcional 1 + Valor Opcional 2 + Valor Realizado) - Valor Cedido + Valor Recebido + Valor Excedente

 

4. Aplicação do Controle Orçamentário

Para um melhor entendimento sobre a aplicação do “Controle Orçamentária” iremos exemplificar dentro de um caso pratico em uma Gestão de Compra (Solicitação > Ordem de Compra > Nota Fiscal de Entrada).

4.1. Parametrização das movimentações e cadastro dos valores do orçamento.

  • Parametrização dos Tipos de Movimentos:

Solicitação de Compras: Aumenta o valor opcional 1, neste caso chamado de Reserva”.

Ordem de Compras: Aumenta o valor o valor opcional 2, neste caso chamado de “Comprometido.

Nota Fiscal: Aumenta o valor realizado.

  • Cadastro dos Valores do período:

Período = 01/01/20XX à 31/12/20XX

Natureza do Orçamento = Material de Escritório

Centro de Custo = Marketing

Valor do Orçamento = 5.000,00

4.2. Inclusão das movimentações

  • Inclusão do movimento de Solicitação de Compras com os seguintes dados:

    • Data de emissão/data do orçamento = 15/01/20XX.
    • Centro de custo do orçamento = Marketing
    • Natureza do Orçamento = Material de Escritório
    • Valor do orçamento = R$ 1.500,00

Foi incluído o movimento de solicitação de compras com os dados descritos acima no valor de R$ 1.500,00, acreditando que será gasto este valor para atender esta solicitação.

Salvo o movimento, foi consultado o saldo do orçamento que retornou os seguintes valores:

Orçado =                               5.000,00

(-) Real =                                       0,00

(-) Reserva =                         1.500,00

(-) Comprometido =                      0,00

(+) Valor Recebido =                    0,00

(-) Valor Cedido =                        0,00

(+) Valor Excedente =                 0,00

= Saldo (Disponivel) =        3.500,00

OBS: Como a solicitação aumente o saldo Reserva o sistema deixa como saldo disponivel apenas R$ 3.500,00

  • Inclusão do movimento de Ordem de Compra”.

Após negociação entre do setor de compra da empresa e seu fornecedor, ficou fechado os valores para atender a solicitação de compras, conforme dados abaixo.

Centro de custo do orçamento = Marketing

Natureza do Orçamento = Material de Escritório

Valor do orçamento = R$ 1.600,00.

Assim o movimento de Solicitação de Compras foi faturado/recebido gerando a Ordem e Compras. Após salvar o movimento, foi consultado o saldo do orçamento que passou a apresentar os seguintes valores:

Orçado =                                         5.000,00

(-) Real =                                                 0,00

(-) Reserva =                                          0,00

(-) Comprometido =                        1.600,00

(+) Valor Recebido =                              0,00

(-) Valor Cedido =                                  0,00

(+) Valor Excedente =                          0,00

= Saldo (Disponivel) =                 3.400,00

Observação 01: Todo movimento faturamento/recebimento que afete os valores do orçamento, terá seu saldo definido no tipo de movimento estornado, isto porque em um faturamento parcial o sistema estorna o saldo do orçamento e afeta novamente apenas para os itens não faturados.

Observação 02: Para o caso de faturamento/recebimento de movimento é SEMPRE recomendado trabalhar com o parâmetro “Baixar Pedido de Compra/Venda após Geração do Movimento” como “Baixar Sempre”.

  • Inclusão do movimento de Nota Fiscal”.

Após fechamento das condições junto ao fornecedor feito na Ordem de Compra, ficou acertado que parte da mercadoria seria entregue de imediato e parte seria entregue em uma posterior oportunidade. A primeira Nota Fiscal afetou o realizado em R$ 1.000,00, deixando pendente o valor de R$ 600,00 do valor comprometido da Ordem de Compra que ainda não foi recebido.

Após a inclusão do movimento de Nota Fiscal proveniente do faturamento da Ordem de Compra, foi consultado o saldo do orçamento que passou a apresentar os seguintes valores:

Orçado = 5.000,00

(-) Real = 1.000,00

(-) Reserva = 00,00

(-) Comprometido = 600,00

(+) Valor Recebido = 0,00

(-) Valor Cedido = 0,00

(+) Valor Excedente = 0,00

= Saldo (Disponivel) = 3.400,00

OBS1: O saldo comprometido permaneceu em R$ 600,00 porque a ordem de compra não foi recebida em sua totalidade.

 

5. Realocação Orçamentária

Este recurso é utilizado para a liberação de movimento que trabalha com o orçamento, mas que esteja com o status do movimento como “Bloqueado”, ou seja, quando o valor do orçamento do item de movimento for maior que o orçamento disponível. O movimento só terá o status de “Bloqueado” quando o tipo de movimento estiver parametrizado para este procedimento.

Para visualizar os movimentos que estão bloqueados por falta de verba do orçamento, o usuário deverá acessar o menu Opções / Realocação Orçamentária e será apresentada uma grid com todos os movimentos bloqueados.

Para desbloquear um movimento, o usuário deve selecionar o movimento na lista, e clicar no botão “Assistente de Realocação”. O assistente é aberto com todos os itens que excederam o orçamento do movimento selecionado. Após selecionar os itens que deseja desbloquear, e clicar no botão avançar, é apresentada uma tela com as opções de realocação respeitando as regras definidas no perfil do usuário, que são:

    • Realoca entre Naturezas do Centro de Custo.
    • Realoca entre Naturezas e Centros de Custo que está Associado.
    • Realoca entre Naturezas e Centros de Custo que está Associado, com Valores dos Períodos Anteriores.

Para liberar o orçamento excedente, o usuário pode retirar valores de valores orçamentos até atingir o valor necessário.

5.1. Procedimento para Realocação Orçamentária

1. Acesse o menu Opções / Realocação Orçamentária;

2. Selecione ou cria um filtro, e em seguida execute o filtro;

3. Serão apresentados todos os movimentos bloqueados;

4. Clique no botão “Assistente de Realocação” para desbloquear o movimento;

5. O assistente será aberto com todos os itens que excederam o orçamento do movimento selecionado;

6. Selecione o item de movimento a ser desbloqueado;

7. Clique no botão “Avançar”;

8. Será apresentado uma tela do assistente chamado “Transferência”;

9. Selecione o Orçamento de Origem e o Valor de Transferência;

10. Clique na “Seta azul com indicação para baixo” para confirmar o valor a transferência;

11. Clique no botão “Avançar”;

12. Será apresentada uma tela de confirmação com os seguintes dizeres “Realocação Efetuada com sucesso!”

13. Basta acessar o movimento bloqueado para verificar que o status do movimento não esta mais como bloqueado.

 

5.2. Procedimento para Consultar Valores do Orçamento

1. Acesse o menu Utilitários / Consultar Valores do Orçamento;

2. Será apresentada uma janela chamada “Consulta de Orçamento”;

3. Na Pasta Dados da Consulta são apresentados três novas subpastas para serem filtrados;

4. Filtre o orçamento conforme conveniência;

5. Selecione os registros da tela “Resultado da Consulta”;

6. Clique na Pasta Consulta;

7. Serão apresentados os orçamentos disponíveis do sistema;

8. Na Pasta de Consulta, existem as opções de “Agrupamento de Centro de Custo ou Natureza” e “Agrupamento de Período”, para melhor visualizar os orçamentos de forma agrupada.

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