sábado, 30 de outubro de 2010

Como Fazer – Contribuições Sociais retidas na fonte – Geração de guias

Produto: TOTVS Gestão Fiscal Versão: 11.0

Processo: Geração da guia automática no RM Líber

Sub-processo: CSLLRF, PISRF, COFINSRF

  1. Verifique se o período de apuração esta encerrado

clip_image002

  1. Verifique se os lançamentos foram baixados no fluxus.

OBS: o fato gerador das Contribuições Sociais retidas é a data da baixa do lançamento original, ou seja, a baixa deve estar dentro do período selecionado.

clip_image004

  1. Clique no botão “INSERIR DARF AUTOMATICAMENTE”; preencha os dados referentes a integração com o sistema de Gestão Financeira. Caso algum dado relacionado a essa integração não seja informado, uma mensagem referente a falta de dados pode ocorrer.

clip_image006

  1. Após os devidos preenchimentos, clique em “GERAR”.

clip_image008

  1. Caso ocorra a mensagem com a informação a seguir:

clip_image010

Verifique se a data da baixa do lançamento com este tributo está condizente com o período de apuração selecionado.

  1. Após as devidas correções, a guia será gerada com sucesso.

clip_image012

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TOTVS Gestão Contábil - Processo de Transferência de Grupos Contábeis

O processo de Transferência de Grupos Contábeis na versão 11.20 ‘Novo Backoffice’ passa a possuir duas opções:

  • Apuração de Resultado do Exercício    
  • Transferência de Saldo

clip_image001

  • Não existe mais o limite de quantidade de grupos de contas de origem dentro de um molde .

clip_image002

  • A opção ‘Transferência de Saldos’  não exige a  obrigatoriedade de histórico de fechamento. Esta opção deve ser utilizada quando um grupo de contas necessita ser encerrado mas sem o objetivo de apuração de lucro/prejuízo.
  • Outra novidade desta versão  é o Histórico da Transferência de Grupos Contábeis executada. Este histórico pode ser consultados em Lançamentos / Transferência de Grupos Contábeis / Histórico de Execução.

clip_image003

  • Editando o histórico da transferência temos todos os dados referentes a execução do processo

clip_image004

  • O lançamento gerado ficará disponível somente para consulta, não sendo possível modificá-lo nem excluí-lo. Caso seja necessária sua exclusão, é preciso que se execute o processo para Desfazer a Transferência de Grupos Contábeis .

clip_image006

Como Fazer – IRRF – Geração de Guias

Produto: TOTVS Gestão Fiscal Versão: 11.0

Processo: Geração da guia automática

Sub-processo: IRRF

  1. Verifique a Data Base para Geração do IRRF-PF nos parâmetros do sistema de Gestão Financeira.

OBS: o parâmetro e o período de apuração devem estar condizentes.

clip_image002

  1. Verifique se o período de apuração está encerrado.

clip_image004

  1. Clicar no botão “INSERIR DARF AUTOMATICAMENTE”, preencha os dados referentes à integração com o sistema de Gestão Financeira. Caso algum dado relacionado a essa integração não seja informado, uma mensagem referente a falta de dados pode ocorrer.

clip_image006

  1. Após os devidos preenchimentos, clique em “GERAR”.

clip_image008

  1. Caso ocorra mensagem igual a do print abaixo, verifique se seus lançamentos estão dentro do período selecionado de acordo com o parâmetro de Data Base citado no passo “1”:

clip_image010

OBS: Todo lançamento proveniente do sistema de Gestão de Pessoas deve ter o Código da Receita informado. Caso algum lançamento financeiro do período não tenha a informação do Código de Receita a apuração não acontecerá.

6. Caso ocorra mensagem igual a do print abaixo, selecione a opção “Copiar Referência” no Cadastro do Tipo de Documento selecionado no passo “4”. O sistema levará a referência do lançamento financeiro para o campo Número.

clip_image011

7. Após as devidas correções, a guia será gerada com sucesso.

clip_image013

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bom dia, parabéns pelo site. Teria como organizar o conteúdo do site por modulos/área de utilização. Abraço!

Obrigado. Entendemos que isso é desnecessário pois acreditamos que é mais simples usar a pesquisa pela palavra chave do blog.

Ask me anything

Como Fazer – Conversão para Novo Modelo do BackOffice

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e TOTVS Gestão Contábil    

Processo do Sistema: Novo Modelo de BackOffice                                     Versão 11.20

SubProcesso: Processo de Conversão de bases para o Novo Modelo de BackOffice

    Específico para clientes do Segmento Projetos

  • Como Fazer

Para converter uma base para o Novo Modelo de BackOffice.

  • Definição do Processo

Este documento tem por finalidade o auxílio à preparação e conversão da base de dados para o Novo Modelo de BackOffice.

  • Descrição do Processo

A partir da versão 11.20, os clientes do segmento de Projetos terão sua base de dados convertida automaticamente para o Novo Modelo do BackOffice. Em decorrência, os seguintes procedimentos devem ser realizados para a conversão da base.

Atenção: Os procedimentos descritos a seguir para a conversão da base de dados devem ser executados inicialmente em uma base de teste e somente depois da validação de todos os processos, é que os mesmos devem ser executados na base oficial da empresa.

1) Executar o processo de ‘Consistência de Lançamentos’ do módulo TOTVS Gestão Contábil na versão atual da base de dados, ou seja, antes da conversão. Analisar e corrigir todas as inconsistências apontadas por este processo.

2) Executar o RMConversor.

3) Acessar a base convertida e executar o Wizard de ‘Conversão de Dados para Faturamento Parcial’, que irá sugerir a atualização de filtros de movimentos, filtros de relatórios, filtros de usuários, atualização de relatórios, atualização de consultas SQL e atualização de fórmulas para adequação ao modelo de Faturamento Parcial.

4) Revisar os eventos contábeis, na base convertida, conforme ‘Roteiro de Análise dos Eventos Contábeis para o Novo Modelo do BackOffice’.

5) Executar ‘Roteiro de Teste para o Novo Modelo do BackOffice’ (*), disponibilizado pela TOTVS, que contém processos básicos das funcionalidades alteradas nesse novo modelo.

Solicitamos também que seja executado o roteiro interno de migração de versão da respectiva empresa, para que todos os seus processos sejam validados nesse novo modelo.

6) Executar os procedimentos 1, 2, 3 e 4 citados acima na base oficial para que a mesma seja convertida para o Novo Modelo do BackOffice.

A seguir, veja como executar os processos citados acima:

Consistência de Lançamentos

 

  • No módulo TOTVS Gestão Contábil, acessar a opção | Relatórios | Consistência de Lançamentos|. Executar este processo para cada coligada existente na base de dados.
  • Dentro do assistente do processo de ‘Consistência de Lançamentos’, deverá ser marcado somente a opção ‘Preparar a base para Conversão Novo Modelo BackOffice’, conforme print abaixo:

clip_image002

  • Este processo deverá ser executado em todas as coligadas existentes na base de dados. Caso alguma coligada não execute tal processo, o sistema não permitirá a conversão da base para o Novo Modelo do BackOffice.
  • Durante a execução deste processo, algumas inconsistências serão acertadas automaticamente, outras registradas em um relatório (LOG) que será apresentado no final do processo, devendo ser ajustadas diretamente  pelo usuário.
  • Após a execução desta rotina de consistência, a empresa tem 7 dias para executar a conversão da base. Caso ultrapasse este prazo, o processo deverá ser executado novamente.

Utilizando o RMConversor

 

  • Executar o RMConversor. Selecionar a base de dados. Em seguida clicar em ‘Iniciar Conversão’, conforme print abaixo:

clip_image004

  • Caso a base de dados possua projetos cadastrados no módulo TOTVS Construção e Projetos (conversor verifica a existência de registros na tabela MPRJ), a mesma será convertida automaticamente para o Novo Modelo do BackOffice. Será apresentada a seguinte mensagem, solicitando o ‘aceite’ do Usuário.

Observação: Leia com atenção a mensagem apresentada.

clip_image006

 

  • Clicando em ‘Aborta’, a conversão da base de dados será cancelada.
  • Clicando em ‘OK’, será apresentada uma mensagem para que o usuário informe se a empresa possui customizações instaladas. Esta pergunta deverá ser criteriosamente respondida, pois, antes da conversão da base de dados, as Customizações devem ser migradas para a versão 11.20. Se não existirem Customizações ou se estas já foram ajustadas e preparadas para a versão 11.20, a resposta deverá ser ‘Não’ na tela abaixo:

clip_image008

  • A partir da versão 11.0.7 da BibliotecaRM, a ativação do LicenseServer passou a ser obrigatória. Antes de dar continuidade a conversão, é necessário conhecer a forma de ativação desse processo. Se a empresa já possui esse conhecimento, dê continuidade a conversão clicando em ‘OK’.

clip_image010

  • Após a execução do processo de conversão, a base de dados estará no Novo Modelo do BackOffice.

Conversão de Dados para Faturamento Parcial

Atenção: Este processo não é obrigatório para utilização da base de dados no Novo Modelo do BackOffice, mas aconselhamos sua execução logo após a conversão, por ser um facilitador para a utilização dos processos neste novo modelo. Ele poderá ser executado a qualquer momento e sua execução poderá ser parcial.

Outro ponto importante, é que sua execução deve ser criteriosa, pois as modificações em consultas, relatórios e fórmulas podem impactar em processos importantes para a empresa.

 

  • No módulo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, acessar a opção | Utilitários | Conversor de Dados para Faturamento Parcial |. Executar este processo para cada coligada existente na base de dados.
  • Será apresentada a seguinte tela:

clip_image012

Marque a opção:

Atualizar filtros de movimentos à se desejar modificar os filtros de movimentos pré-existentes;

Atualizar filtros de relatórios à se desejar modificar os filtros de relatórios pré-existentes;

Atualizar filtros de usuário à se desejar modificar os filtros por usuário (cadastro de usuário) pré-existentes;

Quando os filtros tratarem o campo de STATUS com a opção de Pendente.

Converter filtros fixos de movimento para .NET à se desejar modificar os filtros fixos pré-existentes na base, para adequação a nova visão de filtro migrada para .NET.

Gerar filtros padrões no Filtro de Movimentos (“Número Mov.”, ”Cod. Cli/For”, ”Serie”, ”Status”) à se desejar criar novos filtros na base, com as opções Numero Mov., Cod.Cli/For, Série e Status solicitando a passagem de parâmetros para sua execução.

 

  • Em seguida serão apresentadas, em telas distintas, todas as Consultas SQL, Relatórios e Fórmulas que possuem em seu contexto o tratamento do campo STATUS e QUANTIDADE. O usuário deverá analisar o contexto e aplicabilidade de cada objeto e identificar se o mesmo deverá ser alterado.

Marque as Consultas SQL que desejar analisar e clique em avançar.

clip_image014

 

  • Na sequencia, será apresentada uma tela com o contexto de cada Consulta SQL selecionada na opção anterior. O usuário deverá analisar o contexto e caso considere necessário sua atualização, clicar no botão da direta do mouse sobre o contexto da consulta atual, onde aparecerá as opções de atualização sugerida pelo sistema. Escolher a substituição necessária para que a consulta seja alterada.

clip_image016

 

  • Após analisar todas as Consultas SQL selecionadas, o sistema irá apresentar uma tela com os Relatórios sugeridos para alteração. Execute os mesmos procedimentos realizados com as Consultas SQL.

clip_image018

clip_image020

 

  • Após analisar todos os Relatórios selecionados, o sistema irá apresentar uma tela com as Fórmulas sugeridas para alteração. Execute os mesmos procedimentos realizados com as Consultas SQL e os Relatórios.

clip_image022

clip_image024

  • Ao término do processo, será apresentado um Log completo, com todas as atualizações realizadas, contendo detalhadamente cada um dos registros afetados, com informações como código, título, conteúdo anterior e conteúdo atual.


Roteiro de Análise dos Eventos Contábeis para o Novo Modelo do BackOffice

  • O cadastro de Eventos Contábeis foi reestruturado no Novo Modelo do BackOffice. Desta forma não serão mais permitidas algumas combinações de itens de evento em relação aos Itens Gerencias. Exemplo: O item de evento aplica a conta contábil em “Pagamento” e o seu item gerencial originado do “Rateio Centro de Custo do Movimento”. A nova tela apresentará apenas combinações permitidas.
  • Após a conversão, ao efetuar o Login no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento com usuário do tipo SUPERVISOR, o sistema apresentará mensagem informando que existem eventos inconsistentes e que serão inativados, conforme abaixo:

clip_image026

Existindo inconsistências, o sistema apresentará o log conforme a mensagem.

clip_image028

 

  • Ao ativar o evento contábil inconsistente o sistema apresentará mensagem informando à situação que deverá ser ajustada pelo usuário:

clip_image030

Mensagem apresentada na edição do item de evento.

clip_image032

 

  • Após o ajuste, o evento poderá ser ativado e consequentemente poderá ser utilizado normamente na contabilização do movimento.

Algumas orientações sobre a conversão

 

  • Se o Cliente do segmento de projetos já tiver convertido para a versão 11.20 e não estiver no Novo Modelo do BackOffice (porque não tinha projetos cadastrados na base no momento da conversão) e desejar utilizar as funcionalidades deste novo modelo, deverá ser executado outro conversor na base, conversor específico para esta situação, cuja distribuição será monitorada pela TOTVS. Neste caso o cliente deverá entrar em contato com a equipe de suporte, explicar a situação e solicitar este conversor.
  • Clientes de outros segmentos terão a base de dados convertida para o Novo Modelo do BackOffice na versão 11.40 (prevista para março/2011). Para ter a base de dados convertida antes dessa versão será necessário entrar em contato com o suporte para avaliação da necessidade.

Material Complementar

(*) – O ‘Roteiro de Teste para o Novo Modelo do BackOffice’ encontra-se para download no TOTVS By You, no Portal do Cliente (http://www.totvs.com/suporte) na área de download / Material de Apoio da linha RM, juntamente com o documento do ‘Novo Modelo do BackOffice.rar’, ou então no nosso blog (http://totvsconnect.blogspot.com/2010/10/roteiro-de-teste-novo-modelo-do.html).

O documento completo sobre as novidades do Novo Modelo do BackOffice encontra-se também para download no TOTVS By You ou no Portal do Cliente (http://www.totvs.com/suporte) na área de download / Material de Apoio da linha RM, documento ‘Novo Modelo do BackOffice.rar’.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

@TOTVSConnect é realidade !


Já são mais de 10.000 acessos por mês.
Muito conteúdo de novidades, como fazer e dicas relacionadas a linha RM da TOTVS.

Acessos_2709_2710_2010

É como diz Walt Disney...
"Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar este sonho em realidade"

Venha para essa rede... Conecte-se e faça acontecer!

Muita gente está se conectando ao nosso blog, Twiiter e Facebook!

Obrigado Brasil, Estados Unidos, Portugal, Canadá, México, Japão, Índia, Angola, Reino Unido e Rússia.

Estamos conectados com todos vocês !!

TOTVS BH - Sistema de Gestão de Credenciados é mais um projeto de sucesso entre TOTVS BH e SEBRAE

Na Fábrica de Software TOTVS BH desenvolvemos customizações das três principais marcas TOTVS (Protheus, Linha RM, Datasul). Temos sempre projetos diversificados e interessantes, estamos sempre aprendendo com os nossos clientes. Um dos projetos que atualmente estamos atuando é o SGC.

O SGC – Sistema de Gestão de Credenciados é um sistema web que estabelece os critérios de credenciamento e gestão de instrutores e consultores, para prestação de serviços ao SEBRAE. Os credenciados representam uma importante rede de fornecedores de serviço de consultoria e instrutoria do SEBRAE, gerando conhecimento e soluções para atender as demandas reais dos micro e pequenos negócios.

O SGC foi construído sobre o .Net Framework 3.5 da Microsoft, o acesso à base é realizado através do LINQ (Language Integrated Query). O LINQ é uma nova forma de acesso a dados (Banco SQL-Server, XML, Coleções de Objetos, Datasets, etc), utilizando uma sintaxe simples para consulta desses objetos.

Os relatórios são gerados através do TOTVS Report (novo gerador de relatórios) e a apresentação é realizada em PDF.

O sistema é dividido em três partes:

Portal de Inscrição: local onde é realizada uma candidatura após o lançamento de um edital. O site fica disponível na página do Sebrae.

clip_image001


Portal de Administração: implementação da regra de negócio: cadastros, processo de avaliação de candidato, processo de credenciamento, processo de contratação do credenciado e avaliação do serviço prestado.

clip_image002

Acesso ao portal de administração

clip_image003

Página inicial – Recados e Avisos

clip_image004

Área de cadastros

clip_image005

Área de processo do credenciamento

clip_image006

Área dos dados de credenciado

clip_image007

Área dos dados de candidatos

clip_image008

Área de contratação

clip_image009

Área de avaliação dos serviços prestados

clip_image010

Área de relatórios

Portal do Credenciado: ambiente virtual de acesso exclusivo do credenciado. Neste portal, é possível acessar o cadastro, atualizar informações pessoais e profissionais e acompanhar agenda de trabalho junto ao Sebrae.

clip_image011

Acesso ao portal

clip_image012

Página inicial

“Gostaria de agradecer o apoio da UTIC, na pessoa da colaboradora Thathiany com relação ao desenvolvimento do sistema do SGC. Tivemos reunião com os gestores do SGC e todos os Estados que já utilizaram o sistema para inscrição (ES, BA, AM, PI, GO, RN) elogiaram o sistema e estão satisfeitos.

Aproveito também para parabenizar a dedicação da equipe da TOTVS, principalmente do Geraldo Milton e da Thais Machado que tem sido incansáveis na solução dos problemas e na proposição de melhorias”.

Lúcia Santana Leão Buson

Analista Técnico - UGP – Unidade de Gestão de Pessoas – SEBRAE

Dica - Geração de Exames Pendentes

Produto: TOTVS Gestão de Pessoas Versão: 11.0

Processo: Exames Pendentes

Subprocesso: Geração de Exames Pendentes

Introdução

Este roteiro tem como objetivo a verificação da base quando não são exibidos exames pendentes para os funcionários/candidatos.

Causas

Os principais motivos para a não exibição de exames pendentes no cadastro de funcionários/candidatos são:

· Não existem perfis de exames criados, onde são incluídos os exames e seus respectivos tipos (periódico, admissional, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho).

· Os perfis de exames não foram associados à função, seção ou lotação.

· Não foi efetuado o processo de Geração de Exames Pendentes.

Solução

No perfil de Exames é incluído a Bateria de Exames, onde são definidos os exames e seus tipos.

Para exames do tipo periódico, a periodicidade pode ser calculada por fórmula ou número de dias.

O cadastro de perfil de exames está disponível em Segurança e Medicina do Trabalho/PCSMO/Perfil de Exames.

clip_image002

Após a verificação do perfil, este deve ser associado à função, seção, lotação ou outra entidade, através de consulta SQL. A associação dos perfis é feita através do módulo ‘Assistente de associação de perfis’.

clip_image004 (Imagem 2)

O último passo é a execução do processo ‘Gerar Exames Pendentes’, disponível no cadastro de candidatos.

clip_image002[4]

Acessar a pasta de exames pendentes do funcionário/candidato para validação das informações.

clip_image004[4]

Informações Adicionais

O módulo ‘Assistente de associação de perfis’ está disponível em Segurança e Medicina do Trabalho/PCMSO.

RSS Reader