terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dicas - Geração de remessa para Pagamento eletrônico – vários Tributos

Produto: TOTVS Gestão Financeira                                                         Versão: 11.0

Processo de Negocio: Pagamento Eletrônico de Tributos
Processo do Sistema: Geração de remessa para Pagamento eletrônico – vários Tributos

Subprocesso: Integração Bancária

 

Sintoma

Ao gerar a remessa de pagamento eletrônico, algumas informações “fiscais” exigidas pelos bancos não estão sendo tratadas corretamente.

 

Causas

O Totvs Gestão Financeira está homologado para geração de Remessa e Retorno de Pagamento de Tributos, desde que esta operação seja realizada no padrão FEBRABAN CNAB 240, no padrão específico do Banco Itaú para pagamento de tributos e no padrão OBB do Bradesco (Office Banking Bradesco).

Para que a Remessa de Pagamento de Tributos funcione da maneira desejada, é necessário enviar todas as informações que constam no manual, de acordo com o Tipo de Tributo. Em alguns casos, o tributo que está sendo envolvido na Remessa não é gerado pelo próprio Totvs Gestão Financeira, já que este gera de forma automática apenas Lançamentos referentes ao IRRF, ao INSS de Pessoa Física e aos Tributos Federais (PIS, COFINS e CSLL). O que fazer para que todas as informações necessárias sejam obtidas no momento da geração da Remessa?

Exemplo:

Na base de dados existe um Lançamento financeiro gerado pelo TOTVS Gestão de Compras, Estoque e Faturamento e escriturado pelo TOTVS Gestão Fiscal. Esse Lançamento possui retenção de ISS.

Após procedimento específico pelo sistema de Gestão Fiscal, será gerado no Gestão Financeira o Lançamento financeiro correspondente ao tributo devido e esse lançamento do tributo também deverá ser remetido para pagamento eletrônico. Para atender a demanda do padrão CNAB 240 da FEBRABAN, que solicita o envio de informações fiscais desse lançamento, como por exemplo: Código da Receita do Tributo, Tipo de Identificação do contribuinte, Identificação do Contribuinte, Código de Identificação do Tributo, Período de Apuração etc será necessário buscar esses dados no Aplicativo Gestão Fiscal através de sentença SQL.

 

Solução

Como as informações relacionadas ao tributo são necessárias para que a Remessa de Pagamento seja gerada de maneira adequada, faz-se necessário configurar o relatório utilizado na geração da remessa para que ele busque onde necessário os dados exigidos pelo Banco. Para isso, o relatório deverá possuir Consultas SQL que busquem no aplicativo de TOTVS Gestão Fiscal as informações relacionadas ao Tributo em questão.

Outra possibilidade é criar no Lançamento Financeiro Campos Complementares para gravar nestes os dados referentes aos Tributos e, configurar o relatório utilizado na geração da Remessa para buscar nestes Campos Complementares as informações desejadas. No caso de utilizar a segunda opção, o preenchimento dos Campos Complementares ficará a cargo do usuário que inserir o Lançamento Financeiro.

 

Informações Adicionais

  1. O preenchimento de Campos Complementares só pode ser feito de forma manual pelo usuário no ato da inserção do Lançamento ou ao editá-lo posteriormente. Não é possível atribuir fórmulas ou configurações que carreguem nestes campos informações gravadas em outros cadastros.
  1. Em caso de dúvidas na configuração deste processo ou nas informações que devem ser enviadas, consulte sempre o manual do Banco e o Help do sistema.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TOTVS Linha RM - Novo Modelo do BackOffice

  • Você já ouviu falar em Novo Modelo do BackOffice?
  • Sabe quais os módulos estão envolvidos neste novo modelo?
  • Conhece as vantagens que este novo modelo irá proporcionar a gestão das empresas?
  • Conhece as estratégias de liberação desse novo modelo?

Encontre as respostas a essas perguntas e muito mais sobre o Novo Modelo do BackOffice, acessando nossos canais de comunicação. Veja os documentos publicados:

Conheça as 10 Principais Vantagens do Novo Modelo do BackOffice (Informativo)

http://totvsconnect.blogspot.com/2010/04/totvs-gestao-de-estoque-compras-e.html

Novo Modelo do BackOffice (Apresentação PowerPoint)

http://www.totvs.com/suporte na área de download / Material de Apoio da linha RM, documento ‘Novo Modelo do BackOffice.rar’

Como Fazer – Conversão para Novo Modelo do BackOffice

http://totvsconnect.blogspot.com/2010/10/como-fazer-conversao-para-novo-modelo.html

Roteiro de Teste do Novo Modelo do BackOffice


  • Portal do Cliente: (http://www.totvs.com/suporte) na área de download / Material de Apoio da linha RM, juntamente com o documento ‘Novo Modelo do BackOffice.rar’

Não perca tempo! Fique por dentro dessas novidades!

Atenção:

  • A utilização do Novo Modelo do BackOffice será obrigatória para os clientes do Segmento de Obras e Projetos a partir da versão 11.20;
  • Na versão 11.40 todos os clientes estarão neste novo modelo.

Como Fazer – Parametrização e Geração dos Lançamentos Financeiros

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.20

Processo de Negocio: Administração de Pessoal

Processo do Sistema: Geração de Lançamentos Financeiros

Subprocesso: Parametrização e Geração dos Lançamentos Financeiros

Introdução

Existe no TOTVS Folha de Pagamento, o módulo “Geração dos Lançamentos Financeiros”.

Este módulo permite lançar para o TOTVS Gestão Financeira os lançamentos de líquido, encargos financeiros e outros valores provenientes da folha de pagamento.

O processo de Geração de Lançamentos Financeiros depende de parametrizações específicas do produto TOTVS Folha de Pagamento e aqui se tem as orientações para defini-las.

Desenvolvimento/Procedimento

Passo 1:

Devem ser criados itens para a tabela dinâmica CODLANATIV.

Da mesma forma que na geração de encargos, podem-se agrupar diferentes ocorrências financeiras conforme as necessidades de cada organização.

Na geração de lançamentos financeiros serão selecionadas as ocorrências a serem geradas conforme este cadastro.

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Passo 2:

Cadastrar a Parametrização dos Lançamentos Financeiros.

A Parametrização dos Lançamentos Financeiros armazena os dados relacionados aos parâmetros dos lançamentos que serão gerados futuramente.

Cada parametrização possui como principal característica o tipo de lançamento a ser gerado, como Líquido Salarial, Encargos de FGTS, INSS, etc. Outra informação importante são os códigos de lançamentos ativos que pode disparar a geração desta parametrização, ou seja, no momento da geração do lançamento financeiro será selecionado lançamento ativo que será gerado e os dados desta parametrização que tem o código de lançamento ativo será selecionada.

Exemplo:

Cadastrar lançamentos financeiros ativos (Tabela Dinâmica CODLANATIV) na seguinte ordem:

1 - INSS

2 - Líquido Salarial - Filial SP

3 - Líquido Salarial - Filial RJ

4 - Líquido Rescisão

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Cadastrar também as seguintes parametrizações de lançamentos financeiros:

01 - Líquido Salarial - Todos os Funcionários

  Tipo: 1 (Líquido Salarial)

  Documento: 02 - Fatura

  Cliente/Fornecedor: RM

  Ocorrências Ativas: 2 e 3 (Líquido Salarial - Filial SP e Líquido Salarial - Filial RJ)

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02 – IRRF A PAGAR

  Tipo: 5 (IRRF a Pagar)

  Documento: 30 – IRRF A RECOLHER

  Cliente/Fornecedor: RM

  Ocorrências Ativas: 1 – IRRF

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De acordo com a seleção de campos, poderão ocorrer as seguintes possibilidades para a geração dos lançamentos financeiros:

· Se for selecionado em Lançamentos Ativos o número 1 (IRRF), somente será gerado a ocorrência financeira 02 (IRRF A PAGAR).

· Se for selecionado, a ocorrência 1 e 2 (Líquido Salarial - Filial SP), as duas ocorrências gerarão lançamentos, uma vez que, a ocorrência 1 possui como ocorrências ativas com os códigos de lançamento 2 (Líquido Salarial - Filial SP) e 3 (Líquido Salarial - Filial RJ).

· Se for marcado somente o 4 (Líquido de Rescisão), não será gerado lançamento algum, pois nenhuma ocorrência financeira possui como lançamento ativo o valor 4.

Passo 3:

Geração de Lançamentos Financeiros.

Através da Geração de lançamentos financeiros, são feitos todos os cálculos referentes às parametrizações a serem geradas, selecionadas no wizard da Geração de Lançamentos Financeiros e através dos códigos de lançamentos ativos.

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Uma vez feito isso serão criados diversos lançamentos financeiros (TOTVS Gestão Financeira) que podem ser visualizados através da visão de Lançamentos Financeiros. Observa-se que a manutenção destes lançamentos deve ser feita no TOTVS Gestão Financeira. Somente a exclusão pode ser feita através do TOTVS Folha de Pagamento.

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Informações Adicionais

O TOTVS Folha de Pagamento poderá gerar lançamentos financeiros, mesmo não possua integração TOTVS Folha de Pagamento com TOTVS Gestão Financeira.

O número de lançamentos a serem gerados depende da seleção de funcionários que foi feita. Haja vista, que o TOTVS Gestão Financeira não trabalha com o conceito de Seções, sendo assim, o TOTVS Folha de Pagamento subdivide a quebra de seções em Filiais, Departamentos e Centro de Custos. Desta forma, o número de lançamentos gerados será igual ao número de registros obtidos com a quebra, multiplicados pelo número de ocorrências financeiras a lançar.

Como Fazer: Integração CRM/RM Agilis X Educacional

Produto: Gestão de Relacionamento com o Cliente    Versão: 11.00

Processo: Integração com Educacional

Subprocesso: Abertura de Atendimentos através do Educacional

 

A integração possibilita o aluno acompanhar, através do Portal do Educacional, os atendimentos abertos durante todos os períodos letivos. Esta funcionalidade permite maior interação com os sistemas gerando comodidade durante todo processo de duração da ocorrência.

 

Desenvolvimento/Procedimentos

1. Incluir Solicitação de Atendimento através do Classis.

Acesse: Atendimentos / Solicitação de Atendimento através do RM Classis.

2. Preencher Seleção de Contexto:

  • Incluir Nível de Ensino para ser utilizado dentro dos serviços da área Educacional.
  • Definir Valores de Contexto através da validação das configurações atuais que vão ser utilizadas em todo o sistema.
  • Informar a Descrição do Processo (Optativo).

3. Parametrizar os Dados do Atendimento:

  • Incluir Grupo de Atendimento.
  • Incluir Tipo de Atendimento.

4. Parametrizar os Dados do Aluno:

  • Validar Período Letivo (Por default o sistema busca o período informado como corrente).
  • Informar o aluno.
  • Incluir o Contrato no Período Letivo.
  • Incluir a Matrícula do Período Letivo.

5. Preencher as informações do atendimento:

  • Dados da Solicitação: Nome , Localidade (Obrigatório), Justificativa (Obrigatório).
  • Descrição: Informações complementares.
  • Descrição Detalhada: Informações complementares.
  • Procedimentos: Informações complementares.
  • Aceite: Informações complementares.

Descrição do Processo

  • Após efetuar as parametrizações citadas acima, execute o processo.
  • Verifique o atendimento.
  • Acesse:

Anexo | Informações do Aluno

Anexo| Informações Estratégicas | Anexos | Informações do Aluno

Verifique os dados extras relacionados ao aluno informado na ocorrência.

  • Nos anexos, o ícone  clip_image002  é apresentado com o objetivo de destacar o período letivo no qual o atendimento foi aberto. Obs.: O aluno pode estar matriculado em vários períodos diferentes.
 

Informações Adicionais

As configurações necessárias para o funcionamento da integração devem ser parametrizadas no RM Classis:

Secretaria | Integração CRM | Configurações:

  • Tipo de Atendimento

Opções | Parâmetros | Totvs Educacional | Integração | Atendimento:

  • Parametrizar = Atendimento Geral 1

Atendimento Geral 2

As solicitações de atendimentos através do Classis podem ser verificadas via Web, o que facilita o acompanhamento e a abertura de atendimentos de qualquer lugar que possua acesso a internet.

Novidade

A partir dessa versão é possível abrir solicitação de atendimentos através Classis. Essa integração beneficia a continuidade do fluxo de processos da sua organização além de permitir ao aluno acompanhar o andamento da ocorrência durante sua execução.

Como Fazer: Integração com o TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento

Produto: TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente   Versão: 10.80

Processo: Integração com TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento

 

O Agilis se integra com o Nucleus para aprovação de movimentos, cotações, etc, por fluxo de trabalho.

 

Desenvolvimento/Procedimento

1. Criar um tipo de atendimento.

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Acesse: Cadastros / Atendimentos / Tipos de atendimentos / Inlcuir

Preencha os campos necessários e clique em SALVAR, para criar o tipo de atendimento.

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2. Criar uma etapa e indicar que será a primeira etapa de um possível fluxo, conforme print abaixo:

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3. Criar um grupo de atendimento e vincular o tipo de atendimento criado a esse grupo, conforme prints abaixo:

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4. Acessar o Nucleus e parametrizar o tipo de movimento desejado com as informações de integração necessária. Clique em OPÇÕES | PARAMETROS | RM NUCLEUS | ESCOLHA O TIPO DE MOVIMENTO DESEJADO E CLIQUE EM EDITAR, conforme prints abaixo:

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5. O movimento é criado no Nucleus e fica em aprovação por workflow e é criado, também, no Agilis um atendimento para que seja executado o fluxo de trabalho até a aprovação final. O movimento só é liberado quando o atendimento é concluído confirmado ou cancelado. Perceba que o atendimento é criado na 1ª etapa do tipo de atendimento e a solicitação do mesmo contém alguns dados padrões referente ao movimento do Nucleus

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Descrição do Processo

  • A integração entre o Nucleus e o Agilis consiste em ter uma aprovação de movimentos, cotações por fluxo de trabalho. No momento que o movimento está sendo criado, um atendimento é inserido no Agilis, e até que o mesmo seja concluído ou cancelado, o movimento não estará liberado para faturamento, por exemplo.

Como Fazer: Integração com o TOTVS Pessoas

Produto: TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente    Versão: 11.00

Processo: Integração com TOTVS Gestão de Pessoas

 

O Agilis se integra com o Vitae para aprovação de requisições, por exemplo: aumento de quadro, desligamento, etc.

 

Desenvolvimento/Procedimento

1. Criar um tipo de atendimento.

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Acesse: Cadastros / Atendimentos / Tipos de atendimentos / Inlcuir

2. Criar uma etapa e indicar que será a primeira etapa de um possível fluxo, conforme print abaixo:

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3. Criar um grupo de atendimento e vincular o tipo de atendimento criado a esse grupo, conforme prints abaixo:

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4. Criar as outras etapas e em seguida o fluxo de etapa, conforme os prints abaixo:

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5. Para criar o fluxo de etapas acesse CADASTROS | ATENDIMENTOS | TIPOS DE ATENDIMENTOS | ESCOLHA O TIPO CRIADO ANTERIORMENTE | ANEXOS | FLUXOS DE ETAPAS. Abaixo segue os prints do exemplo que estamos analisando.

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OBS: Em todos os procedimentos a caixa “Ativar Fluxo de tarefa” deverá estar marcada para que o procedimento funcione.

6. Pronto. O tipo de atendimento está criado e vinculado ao grupo de atendimento que será utilizado na integração com o Vitae. Agora temos que acessar o RM Vitae e realizar a parametrização necessária.

Acesse: Opções / Parâmetros / RM Vitae / Tipos de requisição

7. Criar o tipo de requisição desejado ou editar uma já existente do sistema (aumento de quadro, desligamento, transferência, etc) e informar o tipo de atendimento e grupo de atendimento que foi criado no Agilis para utilização dessa integração. Segue os prints abaixo exemplificando essa situação.

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8. Devemos alterar o mapeamento do fluxo indicando qual será o status da requisição do Vitae em cada etapa do atendimento do Agilis. Abaixo segue uma tela exemplificando tal situação.

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OBS: é obrigatório ter um parecer com o status Aprovado. O restante pode ficar em andamento e reprovado, de acordo com a regra de negócio do cliente.

Acesse: Opções / Parâmetros / RM Vitae / Tipos de requisição | Mapeamento do fluxo | Status do parecer

Descrição do Processo

  • A integração entre o Vitae e o Agilis consiste em ter uma aprovação de requisições de variados tipos. No momento que a requisição está sendo criada, um atendimento é inserido no Agilis. O status do atendimento do Agilis e da requisição do Vitae são independentes, por exemplo: posso ter uma requisição aprovada com o atendimento em andamento. É recomendado que o status do parecer deve seguir o mesmo status do atendimento. Por exemplo: na etapa 3 o atendimento será concluído, logo alteramos o status do parecer no RM Vitae, referente a essa etapa, para Aprovado e assim por diante.

Como Fazer: Integração CRM/RM Agilis X ECM

Produto: Gestão de Relacionamento com o Cliente     Versão: 11.00
Processo: Integração com ECM
Subprocesso: Abertura de Atendimentos utilizando Fluxo de Etapas do ECM

A integração possibilita a utilização do fluxo de etapas do ECM para os atendimentos abertos através do RM Agilis. Este recurso permite maior interação visando cada vez mais eficiência e qualidade nos processos.

Desenvolvimento/Procedimentos

Parametrizações Necessárias:

Para o bom funcionamento da integração, as configurações abaixo devem ser validadas com antecedência junto ao responsável pela implantação:

- Inicialização do banco de dados;

- Alteração da tag ServiceAlias no arquivo Web.Config;

- Inicialização do serviço específico para ECM no Windows.

1. Acessar o ECM.

2. Acessar Painel de Controle | Serviços:

  • Adicionar o serviço: Este serviço irá registrar o WebService do RM Agilis no ECM.

- Preencher os campos: Código, Descrição, URL.

  • Salvar e Atualizar.

3. Acessar Workflow | Configuração de Processos:

  • Adicionar Processo Workflow.

- Preencher informações cadastrais.

- Incluir fluxo de etapas do atendimento através da aba “Workflow Graphical Designer”.

- Incluir o evento na aba Avançado, como por exemplo, afterReleaseVersion.

- Clicar em “Nova Versão” e posteriormente Liberar versão.

4. Acessar RM Agilis .

  • Workflow | Tipos.

- Editar o registro criado em relação ao ECM;

- Alterar Tipo de Integração;

- Informar usuário, senha e coligada;

- Informar o caminho do WebService do ECM.

5. Executar processo de sincronização de usuários.

  • Workflow | Tipos | Processos | Sincroniza os usuários do Corpore com o usuário do ECM.

6. Workflow | Grupos.

  • Vincular o tipo de atendimento criado para o ECM a um grupo.

Descrição do Processo

  • Após efetuar todos os procedimentos acima, o atendimento pode ser criado.
  • Informar no atendimento o grupo e o tipo corretamente.
  • Preencher as informações necessárias.
  • Ao avançar etapa da ocorrência será respeitado o fluxo de atendimento do ECM.

Informações Adicionais

Para os tipos de atendimento integrados, o RM Agilis busca todas as informações referentes ao fluxo no ECM, logo qualquer modificação necessária deve ser realizada diretamente no ECM.

Obs.: O anexo de Fluxo de Etapas do Tipo de Atendimento do RM Agilis não apresenta informações quando o mesmo estiver integrado.

Atendimentos via Web

O grupo e tipo de atendimentos integrados com o ECM poderão ser utilizados também para as ocorrências na web e seguirão o fluxo de etapas de acordo com o ECM.

Novidade

A partir dessa versão é possível abrir atendimentos no RM Agilis utilizando o fluxo de etapas do ECM. Essa integração permite maior interação e beneficia o controle das informações.

Dica – Codificação irregular no cadastro de Clientes/Fornecedores

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.20

Processo de Negocio: Codificação do Cadastro de Clientes/Fornecedores
Processo do Sistema: Definição do Código do Cliente/Fornecedor

Subprocesso: Código do Cliente/Fornecedor

 

Sintoma

Código do Cliente/Fornecedor com numeração desordenada no cadastro.

 

Causas

Ao cadastrar um cliente/Fornecedor, não está sendo observada a informação do ultimo cliente ou Fornecedor já cadastrado e o código é informado sem nenhum critério.

Exemplo:

Máscara definida nos parâmetros (Assistente de Implantação de Processos, etapa 02.01 – Cliente/Fornecedor, campo “Mascara do Código”): L##### (L para letras e # para números).

Esta máscara delimita controles, mas requer atenção ao se cadastrar um novo Cliente/Fornecedor.

 

Solução

Ao cadastrar um novo cliente/Fornecedor, observar a informação do ultimo cadastrado e manter a seqüência.

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Se a sequencia dos códigos do cadastro de cliente/fornecedor não estiver regular, a forma mais simples para ajustar é listar todos os clientes e Fornecedores e ordená-los por CODIGO. Ao cadastrar um novo, utilizar os códigos ainda não utilizados para completar a sequencia. Repetir esse processo a cada inclusão de Cliente/Forencedor até que a sequencia fique totalmente regular.

 

 

Informações Adicionais

  1. A definição da máscara do cliente/fornecedor deverá ser feita na fase de implantação, pois a alteração da máscara com registros já cadastrados se trata de um processo complexo, que somente poderá ser feita por profissional com habilidades específicas e através do Banco de Dados.
  1. Existem várias opções para a codificação do cadastro e o sistema fornece informações para orientar o usuário no momento de se atribuir a máscara (Através do Assistente de Implantação de Processos, etapa 02.01 – Cliente/Fornecedor, campo “Mascara do Código”). Posicionando o cursor sobre o campo “Mascara do Código” serão exibidas todas as combinações possíveis para a definição da mesma.
  1. Desejando uma codificação seqüência (automática) no cadastro do cliente/fornecedor, defina a máscara para “Somente Números”. Esta operação deve ser realizada antes de iniciar a inserção de dados no cadastro de Clientes/Fornecedores.
  1. O sistema armazena o último código cadastrado tanto para cliente quanto para fornecedor. Portanto, é muito importante observar essa informação para manter a ordem do cadastro.

             Exemplo:

Cadastrando o F000313 = Fornecedor A
Ao cadastrar o próximo será exibido o numero F000313 como sendo o ultimo Fornecedor cadastrado.
Se for informado um numero qualquer, por exemplo F000913, o sistema irá exibir esse numero como sendo o ultimo ao incluir o próximo. Perceba que a sequencia não foi mantida.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento - Melhor gerenciamento dos recursos financeiros do Projeto

O Orçamento do Projeto passa a ter um controle de alçadas não permitindo gastos não planejados sem autorização dos gestores.

Estamos falando da integração entre os módulos TOTVS Obras e Projetos e TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento. Todos os controles e benefícios realizados pelo Controle Orçamentário (*) passam a ser tratados no Orçamento do Projeto.

Destacamos como ponto principal dessa integração a estrutura hierárquica para o orçamento em até 4 níveis, sendo:

fluxograma

A Tarefa é vinculada a um Grupo Orçamentário ou a uma Natureza Orçamentária / Financeira, sendo esta última vinculação, necessária para as tarefas de serviço com valor cotado, que não possuem insumos associados;

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O Insumo pode ser vinculado a um Produto que por sua vez é vinculado a uma Natureza Orçamentária/Financeira ou então diretamente a uma Natureza Orçamentária/Financeira, para os casos em que o insumo não tem produto vinculado.

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A efetivação e o replanejamento dos valores orçados são realizados diretamente na Planilha de Tarefas.

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(*) Clique aqui e conheça as principais características do Controle Orçamentário do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

Conheça mais novidades sobre a integração entre os módulos da linha RM acessando nosso blog. Clique aqui.

Dica – Projetos - Como Inserir a comissão do vendedor nas vendas

Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.80

Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários

Processo do Sistema: Comissão para vendedor

Subprocesso: Como Inserir a comissão do vendedor nas vendas

Sintoma

Deseja inserir uma porcentagem de comissão para o vendedor por venda.

 Causas

Em cada venda efetivada pelo vendedor, será permitido aplicar uma porcentagem diferente da comissão.

 Solução

Vá no campo: Conta Corrente Vendedor

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Selecione o vendedor desejado e clique em Pesquisar Vendas (serão exibidas todas as vendas realizadas pelo vendedor selecionado).

Selecione a venda no qual deseja informar a comissão e clique em Incluir Lançamento na CC (Conta Corrente)

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Preencha os campos necessários e mande incluir e salve as comissões.

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Volte para a tela Conta Corrente Vendedor – selecione novamente o vendedor – o mês no qual informou o vencimento - clique em Pesquisar conta corrente e verá a comissão cadastrada.

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Informações Adicionais

Lembrando que para cadastrar as comissões, é necessário que informe o nome do vendedor na venda.

Dica – Projetos – Renegociação de Contratos

Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.80

Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários

Processo do Sistema: Aditivos

Subprocesso: Renegociação de Contrato

 

Sintoma

Deseja fazer um Aditivo de renegociação de contrato, mas não quer excluir nenhuma parcela, basta apenas dar um UPGRADE na venda.

 

Causas

Quando houver alguma alteração no contrato onde é preciso apenas aumentar o valor do mesmo, nesse caso não há necessidade de excluir as parcelas antigas, apenas criar as novas parcelas no contrato.

Solução

Faça um aditivo de Renegociação de Contrato na venda e escolha o Tipo de Renegociação Melhoria de Bens”, dessa forma o sistema trará apenas a opção de criar a Nova Condição de Venda não exigindo que sejam selecionadas as parcelas para que sejam excluídas, a nova condição que for criada agregará a condição antiga aumentando o valor do contrato.

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Informações Adicionais

Os outros Tipos de Renegociação são “Padrão” e “Cancelamento”, Padrão é utilizado para as Renegociações normais onde são excluídas parcelas antigas e gerada as novas, Cancelamento é para Cancelar alguma parcela desejada sem gerar uma nova parcela.

Dica – Projetos - Bloqueio de Alterações (Cronogramas)

Produto: TOTVS Gestão de Obras e Projetos Versão: 10.80

Processo de Negocio: Gestão de Obras e Projetos

Processo do Sistema: Cronogramas

Subprocesso: Bloqueio de Alterações

Sintoma

Como bloquear alterações de cronograma?

 

Causas

Alterações indevidas em períodos anteriores ao atual.

Solução

Para controle do projeto, você pode definir quais os períodos passíveis de alteração, ou seja, que o usuário poderá modificar.

No menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos, grupo Cronograma – Gerais, você define os períodos que podem ser modificados.clip_image002

Os Períodos que podem ser alterados ficam com fundo branco.

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Dica – Projetos - Aditivo para Renegociação de Contrato com Fórmula

Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.70

Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários

Processo do Sistema: Aditivo

Subprocesso: Renegociação de contrato com fórmula

Sintoma

Ao realizar um aditivo de renegociação de contrato com fórmula as opções “Simular Novo Plano” e “Avançar” estão desabilitadas?

 

Causas

Ao criar um aditivo de renegociação de contrato com fórmula o valor do “Saldo Devedor Selecionado” difere do valor do “Saldo Devedor Negociado”.

 

Solução

Para que a simulação do novo plano de financiamento e o avanço da etapa ocasionando em conclusão do processo estejam habilitados, o “Saldo Devedor Selecionado” OBRIGATORIAMENTE deve ser IGUAL ao “Saldo Devedor Negociado”. O saldo devedor selecionado é oriundo da seleção das parcelas do plano de financiamento antigo. Já o saldo devedor negociado faz jus a nova regra estipulada para o financiamento pós aditivo.

 

Informações Adicionais

O processo de renegociação de contrato SEM fórmula não obriga os saldos a serem iguais, pois há um parâmetro que controla a permissão de saldos diferentes, ou seja, caso a permissão esteja habilitada os saldos poderão ser diferentes. Este parâmetro não existe para a renegociação de contrato com fórmula.

Como Fazer - Projetos- Gravação LOGMEIN

Produto: LOGMEIN

Processo de Negocio: Acesso Remoto

Processo do Sistema: Gravação de Acesso Remoto

Subprocesso: Gravação e Visualização de Acesso Remoto.

O sistema TOTVS Linha RM possibilita a gravação do acesso remoto em arquivo de vídeo .avi.

Instalação do CODEC

Para visualização do arquivo .avi gerado é necessário a instalação do Codec de AVI do Rescue. O download do CODEC encontra-se no endereço: https://secure.logmeinrescue.com/TechConsole/AVICodec.msi .

Gravação de tela

Após conectar-se a máquina do cliente vá na barra de ferramentas no canto superior da tela.

1

Clique no botão para gravação de tela.

2

Clique na opção “Selecionar Pasta de Gravação de Tela...”.

3

Selecione o local onde o arquivo da gravação será salvo. Depois clique em “OK”.

4

Para iniciar a gravação clique na opção “Iniciar Gravação de Tela”.

5

Ao final do acesso remoto. Clique na opção “Parar Gravação de Tela”.

6

Após esse processo todo o seu acesso remoto poderá ser gravado em um arquivo de vídeo para posterior visualização.

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