Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.0 |
Processo de Negocio: Pagamento Eletrônico de Tributos |
Subprocesso: Integração Bancária |
Sintoma Ao gerar a remessa de pagamento eletrônico, algumas informações “fiscais” exigidas pelos bancos não estão sendo tratadas corretamente. |
Causas O Totvs Gestão Financeira está homologado para geração de Remessa e Retorno de Pagamento de Tributos, desde que esta operação seja realizada no padrão FEBRABAN CNAB 240, no padrão específico do Banco Itaú para pagamento de tributos e no padrão OBB do Bradesco (Office Banking Bradesco). Para que a Remessa de Pagamento de Tributos funcione da maneira desejada, é necessário enviar todas as informações que constam no manual, de acordo com o Tipo de Tributo. Em alguns casos, o tributo que está sendo envolvido na Remessa não é gerado pelo próprio Totvs Gestão Financeira, já que este gera de forma automática apenas Lançamentos referentes ao IRRF, ao INSS de Pessoa Física e aos Tributos Federais (PIS, COFINS e CSLL). O que fazer para que todas as informações necessárias sejam obtidas no momento da geração da Remessa? Exemplo: Na base de dados existe um Lançamento financeiro gerado pelo TOTVS Gestão de Compras, Estoque e Faturamento e escriturado pelo TOTVS Gestão Fiscal. Esse Lançamento possui retenção de ISS. Após procedimento específico pelo sistema de Gestão Fiscal, será gerado no Gestão Financeira o Lançamento financeiro correspondente ao tributo devido e esse lançamento do tributo também deverá ser remetido para pagamento eletrônico. Para atender a demanda do padrão CNAB 240 da FEBRABAN, que solicita o envio de informações fiscais desse lançamento, como por exemplo: Código da Receita do Tributo, Tipo de Identificação do contribuinte, Identificação do Contribuinte, Código de Identificação do Tributo, Período de Apuração etc será necessário buscar esses dados no Aplicativo Gestão Fiscal através de sentença SQL. |
Solução Como as informações relacionadas ao tributo são necessárias para que a Remessa de Pagamento seja gerada de maneira adequada, faz-se necessário configurar o relatório utilizado na geração da remessa para que ele busque onde necessário os dados exigidos pelo Banco. Para isso, o relatório deverá possuir Consultas SQL que busquem no aplicativo de TOTVS Gestão Fiscal as informações relacionadas ao Tributo em questão. Outra possibilidade é criar no Lançamento Financeiro Campos Complementares para gravar nestes os dados referentes aos Tributos e, configurar o relatório utilizado na geração da Remessa para buscar nestes Campos Complementares as informações desejadas. No caso de utilizar a segunda opção, o preenchimento dos Campos Complementares ficará a cargo do usuário que inserir o Lançamento Financeiro.
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Informações Adicionais
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terça-feira, 30 de novembro de 2010
Dicas - Geração de remessa para Pagamento eletrônico – vários Tributos
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
TOTVS Linha RM - Novo Modelo do BackOffice
- Você já ouviu falar em Novo Modelo do BackOffice?
- Sabe quais os módulos estão envolvidos neste novo modelo?
- Conhece as vantagens que este novo modelo irá proporcionar a gestão das empresas?
- Conhece as estratégias de liberação desse novo modelo?
Encontre as respostas a essas perguntas e muito mais sobre o Novo Modelo do BackOffice, acessando nossos canais de comunicação. Veja os documentos publicados:
Conheça as 10 Principais Vantagens do Novo Modelo do BackOffice (Informativo) http://totvsconnect.blogspot.com/2010/04/totvs-gestao-de-estoque-compras-e.html |
Novo Modelo do BackOffice (Apresentação PowerPoint) http://www.totvs.com/suporte na área de download / Material de Apoio da linha RM, documento ‘Novo Modelo do BackOffice.rar’ |
Como Fazer – Conversão para Novo Modelo do BackOffice http://totvsconnect.blogspot.com/2010/10/como-fazer-conversao-para-novo-modelo.html |
Roteiro de Teste do Novo Modelo do BackOffice
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Não perca tempo! Fique por dentro dessas novidades!
Atenção:
- A utilização do Novo Modelo do BackOffice será obrigatória para os clientes do Segmento de Obras e Projetos a partir da versão 11.20;
- Na versão 11.40 todos os clientes estarão neste novo modelo.
Como Fazer – Parametrização e Geração dos Lançamentos Financeiros
Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.20 |
Processo de Negocio: Administração de Pessoal Processo do Sistema: Geração de Lançamentos Financeiros |
Subprocesso: Parametrização e Geração dos Lançamentos Financeiros |
Introdução Existe no TOTVS Folha de Pagamento, o módulo “Geração dos Lançamentos Financeiros”. Este módulo permite lançar para o TOTVS Gestão Financeira os lançamentos de líquido, encargos financeiros e outros valores provenientes da folha de pagamento. O processo de Geração de Lançamentos Financeiros depende de parametrizações específicas do produto TOTVS Folha de Pagamento e aqui se tem as orientações para defini-las. | |||
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Como Fazer: Integração CRM/RM Agilis X Educacional
Produto: Gestão de Relacionamento com o Cliente Versão: 11.00 |
Processo: Integração com Educacional |
Subprocesso: Abertura de Atendimentos através do Educacional |
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A integração possibilita o aluno acompanhar, através do Portal do Educacional, os atendimentos abertos durante todos os períodos letivos. Esta funcionalidade permite maior interação com os sistemas gerando comodidade durante todo processo de duração da ocorrência. |
Desenvolvimento/Procedimentos
1. Incluir Solicitação de Atendimento através do Classis. Acesse: Atendimentos / Solicitação de Atendimento através do RM Classis. 2. Preencher Seleção de Contexto:
3. Parametrizar os Dados do Atendimento:
4. Parametrizar os Dados do Aluno:
5. Preencher as informações do atendimento:
Descrição do Processo
Anexo | Informações do Aluno Anexo| Informações Estratégicas | Anexos | Informações do Aluno Verifique os dados extras relacionados ao aluno informado na ocorrência. |
Informações Adicionais
As configurações necessárias para o funcionamento da integração devem ser parametrizadas no RM Classis: Secretaria | Integração CRM | Configurações:
Opções | Parâmetros | Totvs Educacional | Integração | Atendimento:
Atendimento Geral 2 As solicitações de atendimentos através do Classis podem ser verificadas via Web, o que facilita o acompanhamento e a abertura de atendimentos de qualquer lugar que possua acesso a internet. Novidade A partir dessa versão é possível abrir solicitação de atendimentos através Classis. Essa integração beneficia a continuidade do fluxo de processos da sua organização além de permitir ao aluno acompanhar o andamento da ocorrência durante sua execução. |
Como Fazer: Integração com o TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento
Produto: TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente Versão: 10.80 |
Processo: Integração com TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento |
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O Agilis se integra com o Nucleus para aprovação de movimentos, cotações, etc, por fluxo de trabalho. |
Desenvolvimento/Procedimento
1. Criar um tipo de atendimento. Acesse: Cadastros / Atendimentos / Tipos de atendimentos / Inlcuir Preencha os campos necessários e clique em SALVAR, para criar o tipo de atendimento. 2. Criar uma etapa e indicar que será a primeira etapa de um possível fluxo, conforme print abaixo: 3. Criar um grupo de atendimento e vincular o tipo de atendimento criado a esse grupo, conforme prints abaixo: 4. Acessar o Nucleus e parametrizar o tipo de movimento desejado com as informações de integração necessária. Clique em OPÇÕES | PARAMETROS | RM NUCLEUS | ESCOLHA O TIPO DE MOVIMENTO DESEJADO E CLIQUE EM EDITAR, conforme prints abaixo: 5. O movimento é criado no Nucleus e fica em aprovação por workflow e é criado, também, no Agilis um atendimento para que seja executado o fluxo de trabalho até a aprovação final. O movimento só é liberado quando o atendimento é concluído confirmado ou cancelado. Perceba que o atendimento é criado na 1ª etapa do tipo de atendimento e a solicitação do mesmo contém alguns dados padrões referente ao movimento do Nucleus
Descrição do Processo
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Como Fazer: Integração com o TOTVS Pessoas
Produto: TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente Versão: 11.00 |
Processo: Integração com TOTVS Gestão de Pessoas |
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O Agilis se integra com o Vitae para aprovação de requisições, por exemplo: aumento de quadro, desligamento, etc. |
Desenvolvimento/Procedimento
1. Criar um tipo de atendimento. Acesse: Cadastros / Atendimentos / Tipos de atendimentos / Inlcuir 2. Criar uma etapa e indicar que será a primeira etapa de um possível fluxo, conforme print abaixo: 3. Criar um grupo de atendimento e vincular o tipo de atendimento criado a esse grupo, conforme prints abaixo: 4. Criar as outras etapas e em seguida o fluxo de etapa, conforme os prints abaixo: 5. Para criar o fluxo de etapas acesse CADASTROS | ATENDIMENTOS | TIPOS DE ATENDIMENTOS | ESCOLHA O TIPO CRIADO ANTERIORMENTE | ANEXOS | FLUXOS DE ETAPAS. Abaixo segue os prints do exemplo que estamos analisando. OBS: Em todos os procedimentos a caixa “Ativar Fluxo de tarefa” deverá estar marcada para que o procedimento funcione. 6. Pronto. O tipo de atendimento está criado e vinculado ao grupo de atendimento que será utilizado na integração com o Vitae. Agora temos que acessar o RM Vitae e realizar a parametrização necessária. Acesse: Opções / Parâmetros / RM Vitae / Tipos de requisição 7. Criar o tipo de requisição desejado ou editar uma já existente do sistema (aumento de quadro, desligamento, transferência, etc) e informar o tipo de atendimento e grupo de atendimento que foi criado no Agilis para utilização dessa integração. Segue os prints abaixo exemplificando essa situação. 8. Devemos alterar o mapeamento do fluxo indicando qual será o status da requisição do Vitae em cada etapa do atendimento do Agilis. Abaixo segue uma tela exemplificando tal situação. OBS: é obrigatório ter um parecer com o status Aprovado. O restante pode ficar em andamento e reprovado, de acordo com a regra de negócio do cliente.
Acesse: Opções / Parâmetros / RM Vitae / Tipos de requisição | Mapeamento do fluxo | Status do parecer
Descrição do Processo
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Como Fazer: Integração CRM/RM Agilis X ECM
Produto: Gestão de Relacionamento com o Cliente Versão: 11.00
Processo: Integração com ECM
Subprocesso: Abertura de Atendimentos utilizando Fluxo de Etapas do ECM
A integração possibilita a utilização do fluxo de etapas do ECM para os atendimentos abertos através do RM Agilis. Este recurso permite maior interação visando cada vez mais eficiência e qualidade nos processos.
Desenvolvimento/Procedimentos
Parametrizações Necessárias:
Para o bom funcionamento da integração, as configurações abaixo devem ser validadas com antecedência junto ao responsável pela implantação:
- Inicialização do banco de dados;
- Alteração da tag ServiceAlias no arquivo Web.Config;
- Inicialização do serviço específico para ECM no Windows.
1. Acessar o ECM.
2. Acessar Painel de Controle | Serviços:
- Adicionar o serviço: Este serviço irá registrar o WebService do RM Agilis no ECM.
- Preencher os campos: Código, Descrição, URL.
- Salvar e Atualizar.
3. Acessar Workflow | Configuração de Processos:
- Adicionar Processo Workflow.
- Preencher informações cadastrais.
- Incluir fluxo de etapas do atendimento através da aba “Workflow Graphical Designer”.
- Incluir o evento na aba Avançado, como por exemplo, afterReleaseVersion.
- Clicar em “Nova Versão” e posteriormente Liberar versão.
4. Acessar RM Agilis .
- Workflow | Tipos.
- Editar o registro criado em relação ao ECM;
- Alterar Tipo de Integração;
- Informar usuário, senha e coligada;
- Informar o caminho do WebService do ECM.
5. Executar processo de sincronização de usuários.
- Workflow | Tipos | Processos | Sincroniza os usuários do Corpore com o usuário do ECM.
6. Workflow | Grupos.
- Vincular o tipo de atendimento criado para o ECM a um grupo.
Descrição do Processo
- Após efetuar todos os procedimentos acima, o atendimento pode ser criado.
- Informar no atendimento o grupo e o tipo corretamente.
- Preencher as informações necessárias.
- Ao avançar etapa da ocorrência será respeitado o fluxo de atendimento do ECM.
Informações Adicionais
Para os tipos de atendimento integrados, o RM Agilis busca todas as informações referentes ao fluxo no ECM, logo qualquer modificação necessária deve ser realizada diretamente no ECM.
Obs.: O anexo de Fluxo de Etapas do Tipo de Atendimento do RM Agilis não apresenta informações quando o mesmo estiver integrado.
Atendimentos via Web
O grupo e tipo de atendimentos integrados com o ECM poderão ser utilizados também para as ocorrências na web e seguirão o fluxo de etapas de acordo com o ECM.
Novidade
A partir dessa versão é possível abrir atendimentos no RM Agilis utilizando o fluxo de etapas do ECM. Essa integração permite maior interação e beneficia o controle das informações.
Dica – Codificação irregular no cadastro de Clientes/Fornecedores
Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.20 |
Processo de Negocio: Codificação do Cadastro de Clientes/Fornecedores |
Subprocesso: Código do Cliente/Fornecedor |
Sintoma Código do Cliente/Fornecedor com numeração desordenada no cadastro. |
Causas Ao cadastrar um cliente/Fornecedor, não está sendo observada a informação do ultimo cliente ou Fornecedor já cadastrado e o código é informado sem nenhum critério. Exemplo: Máscara definida nos parâmetros (Assistente de Implantação de Processos, etapa 02.01 – Cliente/Fornecedor, campo “Mascara do Código”): L##### (L para letras e # para números). Esta máscara delimita controles, mas requer atenção ao se cadastrar um novo Cliente/Fornecedor. |
Solução Ao cadastrar um novo cliente/Fornecedor, observar a informação do ultimo cadastrado e manter a seqüência. Se a sequencia dos códigos do cadastro de cliente/fornecedor não estiver regular, a forma mais simples para ajustar é listar todos os clientes e Fornecedores e ordená-los por CODIGO. Ao cadastrar um novo, utilizar os códigos ainda não utilizados para completar a sequencia. Repetir esse processo a cada inclusão de Cliente/Forencedor até que a sequencia fique totalmente regular.
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Informações Adicionais
Exemplo: Cadastrando o F000313 = Fornecedor A |
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento - Melhor gerenciamento dos recursos financeiros do Projeto
O Orçamento do Projeto passa a ter um controle de alçadas não permitindo gastos não planejados sem autorização dos gestores.
Estamos falando da integração entre os módulos TOTVS Obras e Projetos e TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento. Todos os controles e benefícios realizados pelo Controle Orçamentário (*) passam a ser tratados no Orçamento do Projeto.
Destacamos como ponto principal dessa integração a estrutura hierárquica para o orçamento em até 4 níveis, sendo:
A Tarefa é vinculada a um Grupo Orçamentário ou a uma Natureza Orçamentária / Financeira, sendo esta última vinculação, necessária para as tarefas de serviço com valor cotado, que não possuem insumos associados;
O Insumo pode ser vinculado a um Produto que por sua vez é vinculado a uma Natureza Orçamentária/Financeira ou então diretamente a uma Natureza Orçamentária/Financeira, para os casos em que o insumo não tem produto vinculado.
A efetivação e o replanejamento dos valores orçados são realizados diretamente na Planilha de Tarefas.
(*) Clique aqui e conheça as principais características do Controle Orçamentário do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.
Conheça mais novidades sobre a integração entre os módulos da linha RM acessando nosso blog. Clique aqui.
Dica – Projetos - Como Inserir a comissão do vendedor nas vendas
Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.80 |
Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários |
Processo do Sistema: Comissão para vendedor Subprocesso: Como Inserir a comissão do vendedor nas vendas |
Sintoma
Deseja inserir uma porcentagem de comissão para o vendedor por venda.
Causas
Em cada venda efetivada pelo vendedor, será permitido aplicar uma porcentagem diferente da comissão.
Solução
Vá no campo: Conta Corrente Vendedor
Selecione o vendedor desejado e clique em Pesquisar Vendas (serão exibidas todas as vendas realizadas pelo vendedor selecionado).
Selecione a venda no qual deseja informar a comissão e clique em Incluir Lançamento na CC (Conta Corrente)
Preencha os campos necessários e mande incluir e salve as comissões.
Volte para a tela Conta Corrente Vendedor – selecione novamente o vendedor – o mês no qual informou o vencimento - clique em Pesquisar conta corrente e verá a comissão cadastrada.
| Informações Adicionais Lembrando que para cadastrar as comissões, é necessário que informe o nome do vendedor na venda. |
Dica – Projetos – Renegociação de Contratos
Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.80 |
Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários |
Processo do Sistema: Aditivos Subprocesso: Renegociação de Contrato
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Sintoma Deseja fazer um Aditivo de renegociação de contrato, mas não quer excluir nenhuma parcela, basta apenas dar um UPGRADE na venda. |
Causas Quando houver alguma alteração no contrato onde é preciso apenas aumentar o valor do mesmo, nesse caso não há necessidade de excluir as parcelas antigas, apenas criar as novas parcelas no contrato. |
Solução
Faça um aditivo de Renegociação de Contrato na venda e escolha o Tipo de Renegociação “Melhoria de Bens”, dessa forma o sistema trará apenas a opção de criar a Nova Condição de Venda não exigindo que sejam selecionadas as parcelas para que sejam excluídas, a nova condição que for criada agregará a condição antiga aumentando o valor do contrato.
Informações Adicionais
Os outros Tipos de Renegociação são “Padrão” e “Cancelamento”, Padrão é utilizado para as Renegociações normais onde são excluídas parcelas antigas e gerada as novas, Cancelamento é para Cancelar alguma parcela desejada sem gerar uma nova parcela.
Dica – Projetos - Bloqueio de Alterações (Cronogramas)
Produto: TOTVS Gestão de Obras e Projetos Versão: 10.80 |
Processo de Negocio: Gestão de Obras e Projetos Processo do Sistema: Cronogramas |
Subprocesso: Bloqueio de Alterações |
Sintoma
Como bloquear alterações de cronograma? |
Causas
Alterações indevidas em períodos anteriores ao atual. |
Solução
Para controle do projeto, você pode definir quais os períodos passíveis de alteração, ou seja, que o usuário poderá modificar.
No menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos, grupo Cronograma – Gerais, você define os períodos que podem ser modificados.
Os Períodos que podem ser alterados ficam com fundo branco.
Dica – Projetos - Aditivo para Renegociação de Contrato com Fórmula
Produto: TOTVS Incorporação Versão: 10.70 |
Processo de Negocio: Incorporação e Negócios Imobiliários Processo do Sistema: Aditivo |
Subprocesso: Renegociação de contrato com fórmula |
Sintoma
Ao realizar um aditivo de renegociação de contrato com fórmula as opções “Simular Novo Plano” e “Avançar” estão desabilitadas? |
Causas
Ao criar um aditivo de renegociação de contrato com fórmula o valor do “Saldo Devedor Selecionado” difere do valor do “Saldo Devedor Negociado”. |
Solução
Para que a simulação do novo plano de financiamento e o avanço da etapa ocasionando em conclusão do processo estejam habilitados, o “Saldo Devedor Selecionado” OBRIGATORIAMENTE deve ser IGUAL ao “Saldo Devedor Negociado”. O saldo devedor selecionado é oriundo da seleção das parcelas do plano de financiamento antigo. Já o saldo devedor negociado faz jus a nova regra estipulada para o financiamento pós aditivo. |
Informações Adicionais O processo de renegociação de contrato SEM fórmula não obriga os saldos a serem iguais, pois há um parâmetro que controla a permissão de saldos diferentes, ou seja, caso a permissão esteja habilitada os saldos poderão ser diferentes. Este parâmetro não existe para a renegociação de contrato com fórmula. |
Como Fazer - Projetos- Gravação LOGMEIN
Produto: LOGMEIN |
Processo de Negocio: Acesso Remoto Processo do Sistema: Gravação de Acesso Remoto |
Subprocesso: Gravação e Visualização de Acesso Remoto. |
O sistema TOTVS Linha RM possibilita a gravação do acesso remoto em arquivo de vídeo .avi.
Instalação do CODEC
Para visualização do arquivo .avi gerado é necessário a instalação do Codec de AVI do Rescue. O download do CODEC encontra-se no endereço: https://secure.logmeinrescue.com/TechConsole/AVICodec.msi .
Gravação de tela
Após conectar-se a máquina do cliente vá na barra de ferramentas no canto superior da tela.
Clique no botão para gravação de tela.
Clique na opção “Selecionar Pasta de Gravação de Tela...”.
Selecione o local onde o arquivo da gravação será salvo. Depois clique em “OK”.
Para iniciar a gravação clique na opção “Iniciar Gravação de Tela”.
Ao final do acesso remoto. Clique na opção “Parar Gravação de Tela”.
Após esse processo todo o seu acesso remoto poderá ser gravado em um arquivo de vídeo para posterior visualização.