sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Visão de projetos – Integração com GED

O GED é o aplicativo de Gestão Eletrônica de Documentos que faz parte do pacote ECM, Enterprise Content Management ( Gestão Conteúdo Corporativo)  da Linha Datasul.

A Integração do Obras e Projetos com o GED permitirá que o usuário RM relacione um registro de um DataServer RM a um documento que será postado no GED. O controle de versões e segurança dos documentos são responsabilidades do GED. O documento incluído a partir do Obras e Projetos pode ser visualizado, alterado ou excluído. Acesse a integração com o GED no botão Anexos da tela de visão de projetos.

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É necessário definir configurações onde os dados serão armazenados. Pelo módulo Integração, selecione Ferramentas\Parâmetros. Selecione o processo  – Produto TOTVS RM x GED.

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Preencha os campos de “Dados Login”. Os campos são: servidor, porta, usuário e senha.
Preencha os campos de “Referência Doc”.  Os campos são: empresa, pasta raiz e grupo de usuários.

Conclua o processo.

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Efetuada as configurações, ainda no módulo Integração, selecione Serviços\Sincronizar Usuários Corpore RM com o GED. O usuário que não estiver sincronizado não poderá fazer a inclusão de arquivos.

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Assista ao vídeo criado pela equipe de integração “Parametrizacao RM x GED (ECM)”:

http://rmnet.rm.com.br/demorm/Obras%20e%20Projetos/Parametrizacao%20RM%20x%20GED%20(ECM)/Parametrizacao%20RM%20x%20GED%20(ECM).htm

Definido as parametrizações, no Obras e Projetos, poderá ser integrado qualquer tipo de documento.

Assista ao vídeo TOP-IntegraçãoGED-1120:

http://rmnet.rm.com.br/demorm/Obras%20e%20Projetos/TOP-IntegraçãoGED-1120/TOP-IntegraçãoGED-1120.htm

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento - Produto Substituto/Similar

Eficiência e Agilidade nos processos correlacionados ao Movimento é um desafio constante em nossa linha de desenvolvimento do produto. Portanto, a partir desta versão, apresentamos o conceito de Produto Substituto/Similar no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, permitindo ao usuário verificar e alterar durante a inclusão de movimentos, produtos substitutos e similares que estão sendo utilizados no movimento. Este recurso permitirá a troca rápida de um produto pelo seu substituto agilizando, assim, o processo de faturamento e evitando que o cliente tenha que alterar o item de movimento após ser salvo.

Essa substituição poderá ocorrer em dois momentos: (1) por sugestão do sistema, quando o produto não possuir saldo suficiente para realizar a baixa em estoque referente à quantidade do item a ser movimentada; (2) ou por opção do usuário. Em ambos os casos, o sistema irá apresentar na tela todos os produtos substitutos/similares que poderão sofrer alteração.

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A inclusão de produtos Substitutos/Similares ao produto original é realizada por meio do anexo “Substituto/Similar” dentro do cadastro de produtos. Para que a troca entre os produtos seja possível, é preciso que a unidade base do produto substituto/similar seja igual à unidade base do produto original; sendo assim, no momento da substituição o sistema fará a conversão entre as unidades.

Para habilitar o movimento para usar produtos substituto/similar é necessário marcar o parâmetro “Tratar Produto Substituto/Similar” e selecionar o tipo de tratamento para o produto nos parâmetros do tipo de movimento.

Clique aqui e assista ao vídeo.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

TOTVS – Capacitações - Acreditamos na Capacitação em 2010! E que venha 2011!

Acreditamos na Capacitação em 2010! E que venha 2011!

No ano de 2010, na unidade TOTVS Minas Gerais, a equipe de Capacitação ganhou mais um reforço: a utilização do Recurso TOTVS Ocean, para transmitir nossas capacitações reduzindo distâncias e otimizando o tempo. Desta forma, as capacitações que antes eram presenciais tiveram o apoio da Ferramenta para propagação do conhecimento.

Com um começo tímido de aprendizado, as salas TOTVS Ocean Minas Gerais deram seus primeiros passos e, hoje, temos orgulho de apresentar os resultados alcançados com um recorde de utilização que só foi possível com o apoio de muitos participantes!

Este ano foram ministradas mais de 2000 horas de treinamentos, presenciais e virtuais, para um público superior a 2100 Participantes e Clientes. Sendo cerca de 600 horas de apresentações virtuais.

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Agradecemos a todos os Hosts, instrutores, moderadores e participantes que contribuíram, direta ou indiretamente, para o sucesso de nossas Capacitações!

E no próximo ano teremos muito mais! Vamos expandir as nossas capacitações virtuais também para atender os nossos clientes externos* via TOTVS Ocean. Assim, poderemos oferecer algumas consultorias através desta ferramenta.

Mas lembre-se: estas capacitações são referentes às novidades da versão em 2010.

Faça como mais de 50% de nossos clientes e atualize para a versão atual **.

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* Alguns mini treinamentos a clientes serão gratuitos

** Pesquisa realizada por nosso blog TOTVS Connect em novembro/2010.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TOTVS Obras e Projetos - Visão de Projetos

Projeto é um esforço temporário destinado a criação de um produto ou serviço. Além de temporários, possuem início e fim definido, planejamento, execução e são controlados.

O TOTVS Obras e Projetos trabalha com o conceito de projetos “local” e “Global”.

Por coligada é possível cadastrar apenas um projeto Global e vários projetos Locais.

Projeto Global é muito útil para ajudar na montagem de um orçamento, pois o mesmo terá todos os insumos e composições básicas utilizadas pela organização. O projeto Global será um "banco" padrão, basicamente um projeto que terá o cadastro de todos os insumos composições e grupo de custo.

No projeto Global será permitido apenas o cadastro de Grupo de custo, insumos, composições e Modelo de taxas.

No projeto local é feito todo o orçamento, planejamento e Execução. As informações de grupo de custo, insumos, composições e Planilha de Atividade ou serviço poderão ser cadastradas ou importadas via Excel ou arquivo TXT. Poderá ser utilizado também o recurso de copia de itens ou fazer um backup e restaurar o backup do projeto.

Os insumos, Preços de insumos e composições poderão ser utilizados por qualquer outro projeto local cadastrada na coligada do projeto global em questão.

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Outros conceitos importantes:

Projeto Modelo: é definido projeto Modelo, o projeto onde seus cadastros poderão ser replicados, copiados para outro projeto. A diferença para outro projeto é: Se o usuário não possuir acesso a algum projeto e este estiver marcado como projeto modelo, será possível efetuar a cópia de itens.

Alterar Hierarquia: processo responsável pela alteração da relação (Pai e Filho) entre os projetos cadastrados.

Histórico de Projetos: armazena todas as modificações realizadas na posição (Status) do projeto formando assim um histórico.

Ao cadastrar um projeto o status inicial será “A Executar”. Por se tratar de um histórico as informações contidas no histórico do projeto não serão possíveis excluir. Se necessário alterar o status do Projeto deve ser criando um novo histórico do projeto.

Clique aqui e assista ao vídeo:

http://rmnet.rm.com.br/demorm/Obras%20e%20Projetos/TOP-VisãodeProjetos-1120/TOP-VisãodeProjetos-1120.htm

Como Fazer - Trabalhando com Cubo. NET

Produto: Framework Versão: 11.20

Processo: Trabalhando com Cubo. NET

Introdução

O objetivo deste documento é auxiliar os usuários da linha RM em como criar e configurar uma Cubo .NET.

1. Criando a Consulta SQL

Antes de iniciar o desenvolvimento do Cubo .NET, deve-se desenvolver uma consulta SQL que será a responsável por gerar os dados que serão inclusos no Cubo. Essa sentença que iremos inserir a seguir retorna os lançamentos a receber em aberto.

Acesse: Gestão /Consultas SQL / Incluir (CTRL + INS)

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SELECT FLAN.IDLAN,

FLAN.CODFILIAL,

GFILIAL.NOME,

FLAN.VALORORIGINAL,

FLAN.CODCXA,

FCXA.DESCRICAO

FROM FLAN

JOIN FCXA (NOLOCK) ON (FCXA.CODCOLIGADA = FLAN.CODCOLIGADA AND FCXA.CODCXA = FLAN.CODCXA)

JOIN GFILIAL (NOLOCK) ON (FLAN.CODCOLIGADA = GFILIAL.CODCOLIGADA AND

FLAN.CODFILIAL = GFILIAL.CODFILIAL)

WHERE FLAN.CODCOLIGADA = 1

AND FLAN.PAGREC = 1

AND FLAN.DATABAIXA IS NULL

Dica
O uso do “NOLOCK” nas consultas SQL melhora o desempenho e seu uso é incentivado principalmente nas consultas de tabelas muito grandes. Este recurso é exclusivo para bases SQL Server.

2. Criando o Cubo .NET.

Acesse: Gestão / Cubo .NET/ Incluir (CTRL + INS)

Nessa etapa, será apresentada a tela com as configurações de criação do Cubo.Net.

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Os campos Título / Categoria /Fonte de dados / Consulta SQL são obrigatórios.

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Clique duas vezes sobre o Cubo .NET criada anteriormente, clique em sim para que o cubo seja atualizado.

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Será apresentada a tela do assitente de atualização do Cubo.Net.

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Após a execução do assistente de atualização, clique em fechar.

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2.1 Configurando a Cubo. NET

Nessa opção encontramos todos os campos disponíveis da consulta. Para começarmos a organizar os dados, basta arrastar os campos para dentro Cubo.

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Na opção de formatação dos campos, podemos configurar o totalizador de valores em Média / Total / Quantidade, ainda é possível ordenar, criar e alterar máscara, agregar valor e exibir valores como porcentagem da linha e coluna.

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Clique em atualizar para que o cubo atualize a visão e ao mesmo tempo gere um novo registro no histórico.

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Todos os dados dos cubos ao serem atualizados são armazenados em um histórico permitindo o acompanhamento e evolução dos números, aumentando assim o poder de gestão da informaçãoe analise gerencial.

Para visualizar os registros gravados no histórico, basta clicar duas vezes sobre o mesmo.

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Podemos exportar os Cubos em diversos formatos.

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Segue tela do cubo exportado para XLS.

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Durante a manipulaçãdo do CUBO normalmente agrupamos os dados para representar melhor a análise daquele momento. No Cubo .Net é possível salvar estes layouts e depois rapidamente voltar a eles, sem ter que refazer todos os agrupamentos:

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sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

TOTVS Educacional - Utilizar grupo de disciplinas Optativas / Eletivas

Na versão atual o TOTVS Educacional dispoe da opção de “Usar grupos de disciplinas Optativas / Eletivas” na Matriz curricular.

A figura abaixo representa a parametrização necessária para que esta funcionalidade possa ser utilizada:

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Uma vez marcado este parâmetro, será possível cadastrar grupos de Optativas / Eletivas na matriz curricular (veja imagem):

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A figura abaixo representa o cadastro do grupo de Optativas / Eletivas. Note que é possível infomar um tipo de avaliação para cada grupo cadastrado e ainda, informar quais disciplinas farão parte deste grupo:

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Por fim, a Análise curricular exibe cada grupo cadatrado abaixo do período informado.

No exemplo acima, o grupo Pedagógicas pertente ao 1º período e possui 2 (duas) disciplinas cadastradas:

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Lembrando que este recurso está disponível para contexto de nível de ensino básico e superior.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como Fazer – Aprovação de movimentos através do work flow

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.40

Processo do Sistema: Aprovação por WorkFlow

SubProcesso: Faturamento/Cancelamento automáticos no processo de WorkFlow

Como Fazer

Como executar o Faturamento automático de um movimento que foi Aprovado pelo processo de WorkFlow? E cancelar um movimento reprovado pelo mesmo processo?

Definição do Processo

Este documento tem por finalidade a parametrização do processo de Aprovação por WorkFlow, de modo que sejam executados processos de Faturamento e Cancelamento de Movimentos, a partir da execução da rotina de Aprovação/Reprovação dos atendimentos no TOTVS Gestão de Relacionamento com Clientes.

Parametrizações Necessárias

- Parametrização completa do Tipo de Atendimento no sistema TOTVS Gestão de Relacionamento com Clientes.

- Parametrização do tipo de movimento para Aprovação por WorkFlow, utilizando o Tipo de Atendimento parametrizado.

Descrição do Processo

Primeiramente, deverá ser feita a parametrização do tipo de atendimento, para que, posteriormente, o tipo de movimento possa ser parametrizado e, assim, a movimentação possa ser criada, permitindo ao Usuário a execução de processos diretamente ao ‘Avançar Etapas’ do Atendimento.

Configuração do Tipo de Atendimento

ü Acessar o cadastro do Tipo de Atendimento no sistema TOTVS Gestão de Relacionamento com Clientes, incluindo um novo Tipo de Atendimento, com as seguintes características principais:

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ü Acessar o Menu Anexos | Etapas, criando uma etapa ‘padrão’, para que o Atendimento fique nesta etapa logo após a inclusão do Movimento. Neste exemplo, criaremos uma etapa com o nome ‘Em Análise’ como primeira etapa de um possível fluxo, a qual será transferida para um atendente específico (‘Aprovador’), conforme tela abaixo:

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Nesta tela, deverá ser informada a Coligada do Atendente, Localidade e Atendente Inicial da tarefa, para que o sistema encaminhe este atendimento para o Usuário devido. Caso haja a necessidade de utilizar outros meios de repasse de atendimentos, existem outras opções como utilizar o Grupo de Atendentes ou por Fórmula.

ü No Menu Anexos | Etapas, criar uma nova etapa, que seria a etapa para a Aprovação do atendimento. Neste exemplo, criaremos uma etapa com o nome ‘Aprovação’, também transferida para um atendente específico (‘Aprovador’) após a aprovação, porém com a ação ‘Concluído Confirmado’ definida para ser executada nessa etapa, conforme tela abaixo:

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ü Em seguida, criar uma nova etapa, que seria a etapa para a Reprovação do atendimento. Neste exemplo, criaremos uma etapa com o nome ‘Reprovação’, também transferida para um atendente específico (‘Aprovador’) após a aprovação, porém, desta vez, com a ação ‘Cancelar Atendimento’ definida para ser executada nessa etapa, conforme tela abaixo:

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ü Após a definição das Etapas, na edição do Tipo de Atendimento, acessar Menu Anexos | Fluxo de Etapas, criando um novo Fluxo, em que passará da Etapa ‘Em Análise’ para a Etapa ‘Aprovação’, conforme tela abaixo:

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ü Na aba Ações Visíveis, estarão disponíveis as opções de execução de serviços integrados ao sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, conforme tela abaixo:

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Para este exemplo, utilizamos a ação ‘Faturar Movimento Automático’ como execução obrigatória, ou seja, ao aprovar um atendimento, este processo irá desencadear o processo de Faturamento de Movimentos no sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.

ü Deverá ser criado um novo Fluxo de Etapas em que passará da Etapa ‘Em Análise’ para a Etapa ‘Reprovação’, conforme tela abaixo:

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ü Na aba Ações Visíveis, estarão disponíveis os serviços integrados ao sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, o qual selecionaremos o serviço ‘Cancelar Movimento’ com a execução obrigatória, conforme tela abaixo:

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Parametrização do Tipo de Movimento

ü Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento que se deseja utilizar para o processo de Aprovação por WorkFlow, navegar até a etapa Work Flow, a qual deverá estar configurada conforme tela abaixo:

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O Grupo de Atendimento deverá ter sido criado, com a rotina correspondente ao processo de Aprovação. O Tipo de Atendimento informado é o mesmo configurado nos passos anteriores.

ü Para a utilização do processo de Aprovação por Work Flow, o Tipo de Movimento não poderá estar parametrizado para o Processo de Aprovação do sistema (rotina de Aprovação para Faturamento e Solicitação de Compras). Caso esteja parametrizado, ao tentar parametrizar a rotina de Aprovação por Work Flow, o sistema irá apresentar uma restrição, informando que não podem ser utilizados os dois processos de Aprovação no mesmo Tipo de Movimento.

Visualizando as informações no Movimento e Atendimento

ü Ao incluir um novo Movimento no Tipo de Movimento parametrizado, a integração entre os sistemas irá gerar um novo atendimento, o qual ficará na Etapa ‘Em Análise’ no sistema TOTVS Gestão de Relacionamento com Clientes. A tela abaixo ilustra o atendimento e seu status:

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ü Ao selecionar a opção ‘Avançar Etapa’ para este atendimento, será apresentada a seguinte tela, onde deverá ser selecionada a condição de conclusão ‘Aprovação’ e, neste caso, será apresentado o campo ‘Ações da Etapa’, conforme tela:

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ü No caso da seleção da condição de conclusão ‘Reprovação’, a tela terá o seguinte formato:

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As informações apresentadas neste documento permitem que um Atendimento execute processos relacionados ao sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, como o Faturamento automático e o Cancelamento do Movimento relacionado ao Atendimento.

Como Fazer – Parametrização Conhecimento de Transporte Eletrônico (Anulação e Substituição)

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.20

Processo do Sistema: Conhecimento de Transporte Eletrônico

SubProcesso: Rotina de Anulação/Substituição do CT-e

Como Fazer

Como parametrizar o processo do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), para que a anulação ou substituição de um documento de CT-e possa ser efetuada?

Definição do Processo

Este documento tem por finalidade a parametrização do Conhecimento de Transporte Eletrônico para que seja possível a Anulação e Substituição do documento relacionado ao CT-e.

Parametrizações Necessárias

- Parametrização do tipo de movimento para Anulação de CT-e.

Descrição do Processo

Primeiramente, deverá ser feita a parametrização do tipo de movimento, para que, posteriormente, a movimentação possa ser criada e, assim, permitir ao Usuário a anulação ou Substituição do documento do Conhecimento de Transporte Eletrônico.

Parametrização do Tipo de Movimento

Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento que se deseja utilizar para Anulação do Conhecimento de Transporte Eletrônico, navegar até a etapa Mov – Outros Dados, marcando o parâmetro ‘Usar Cópia de Movimentos por Referência’, selecionando o motivo de referência ‘Conhecimento Transporte Eletrônico (CT-e) – Anulação’ ou ‘Conhecimento Transporte Eletrônico (CT-e) – Substituição’. Lembrando que somente pode ser selecionado um Motivo de Referência por Tipo de Movimento.

Acessar a etapa FIS – Dados, para o parâmetro ‘Usar CTRC’, selecionar a opção “Emitir CT-e”

Visualizando as informações no Movimento

Para inclusão de um movimento de Anulação do CT-e, deverá ser utilizado o processo de Cópia por Referência. Para isto, deverá acessar, na visão do tipo de movimento parametrizado anteriormente, o Menu Processos | Assistente de Cópia por Referência, selecionando o movimento de CT-e que se deseja Anular/Substituir.

Ao final do processo, o movimento a ser gerado abrirá a tela de edição, com o campo ‘Tipo CT-e’ da aba Transporte | Identificação, preenchido com o tipo do Motivo de Referência, conforme segue abaixo:

Anulação de Valores:

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Substituição:

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As informações apresentadas neste documento permitem que um documento do CT-e seja anulado ou substituído, conforme necessidade, e tenha suas informações associadas no movimento, facilitando a visualização das informações pelo Usuário.

Como Fazer – Parametrização Conhecimento de Transporte Eletrônico

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.20

Processo do Sistema: Conhecimento de Transporte Eletrônico

SubProcesso: Utilização do CT-e em Movimentos de Venda de Serviços de Transporte

Como Fazer

Como parametrizar o processo do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), para que as informações relacionadas estejam presentes na movimentação de Venda do serviço de Transporte?

Definição do Processo

Este documento tem por finalidade a parametrização do Conhecimento de Transporte Eletrônico em movimentos de Venda de Serviços de Transporte.

Parametrizações Necessárias

- Parametrização do tipo de movimento para Emissão de CT-e.

Descrição do Processo

Primeiramente, deverá ser feita a parametrização do tipo de movimento, para que, posteriormente, a movimentação possa ser criada e, assim, permitir ao Usuário a atualização das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico.

Parametrização do Tipo de Movimento

Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento que se deseja utilizar para o Conhecimento de Transporte Eletrônico, navegar até a etapa Fis - Dados, alterando o parâmetro ‘Usar CTRC’ para ‘Emitir CTe’.

Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento, navegar até a etapa Mov – Transporte 1/3, parametrizando a edição da Transportadora 1.

Ainda dentro dos parâmetros, navegar até a etapa Mov – Transporte 2/3, parametrizando de acordo com a tela abaixo. Estas informações são importantes para que os dados do CT-e sejam completos, permitindo uma gama maior de informações relativas ao processo.

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Explicando as parametrizações feitas nesta tela:

- De acordo com as parametrizações feitas, o sistema irá editar o Tipo de Frete (CIF, FOB ou Terceiros), além de editar o Tipo de Entrega (opcional), os dados de cálculo do Frete da Mercadoria e os dados da placa do Veículo

Cadastrando as informações acessórias

Acessar o cadastro de Veículos (Menu Cadastros | Tabelas Auxiliares | Veículos), onde serão apresentadas as informações da seguinte forma:

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Explicando os campos da tela:

- Alguns campos foram implementados especificamente para o CT-e, que é o caso do ‘Renavam’, ‘Tara em KG’, ‘Capacidade em KG’, ‘Capacidade em M3’, ‘Tipo Propriedade Veículo’, ‘Tipo do Veículo’, ‘Tipo de Rodado’ e ‘Tipo de Carroceria’. Estas informações deverão ser corretamente preenchidas, para que as informações relativas ao CT-e sejam coerentes com o processo.

O cadastro de Transportadoras também deverá ser completado, afim de que as informações sejam coerentes com o processo de integração com o processo de CT-e.

Visualizando as informações no Movimento

Ao incluir um novo Movimento, informe os dados obrigatórios e, na aba Transporte | Identificação, serão apresentados os campos para definição do CT-e, conforme segue:

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No campo ‘Tipo CT-e’, estão disponíveis as opções ‘Normal’, ‘Complemento de Valores’, ‘Anulação’ e ‘Substituto’. Usualmente, na inclusão do tipo de movimento de CT-e, a opção utilizada será ‘Normal’, já que se trata da emissão do CT-e para o Cliente.

Já no campo ‘Tipo de Serviço’, as opções ‘Normal’, ‘Subcontratação’, ‘Redespacho’ e ‘Redespacho Intermediário’ estão disponíveis para seleção.

Na aba CTRC | Coleta e Entrega, estará disponível também um campo específico para o CT-e: ‘Recebedor retira a mercadoria no aeroporto, filial, porto ou estação de destino’.

Na aba CTRC | CTRC Saída, poderão ser adicionados os documentos que acompanham o CT-e. Na tela de inclusão dos documentos do CT-e, os campos serão apresentados conforme segue:

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A aba NF-Eletrônica será apresentada caso o Código do Modelo do Documento, no cadastro do Tipo de Documento, estiver definido com o código da NF-e (código ‘55’). Caso contrário, será apresentada a seguinte tela:

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Importante:

- As informações relativas ao documento relacionado ao CT-e devem utilizar estes campos para as devidas consistências e validações do sistema.

Após a inclusão do movimento, outras abas serão apresentadas para as informações complementares do CT-e. São elas:

  1. Relação Seguros:

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Ao incluir um novo Seguro, a tela a seguir é apresentada:

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  1. Documentos Anteriores:

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Ao incluir um novo Documento, a tela a seguir é apresentada:

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Este cadastro conterá as informações de outros documentos acessórios ao CT-e, inclusive outros Documentos de Transporte relacionados.

Motoristas:

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Ao incluir um novo Motorista, a tela a seguir é apresentada:

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Neste cadastro, são informados os dados pessoais do Motorista que está associado ao documento de CT-e.

As informações apresentadas neste documento permitem que um documento do CT-e seja incluído e tenha suas informações associadas no movimento, facilitando a visualização das informações pelo Usuário.

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