segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Gerar Movimento com Numero da NFS-E

Produto: NFS-e Versão: 11.40

Processo do Sistema: Configurar os Parâmetros do movimento para emissão da NFS-e

Introdução

Este documento tem o objetivo de mostrar os passos para configuração de um movimento para emissão de NFS-e, onde os movimentos autorizados pela prefeitura ficaram com o numero da NFS-e gerada no site da prefeitura. Assim facilitando o rastreamento das NFS-e e as integrações com Fiscal, Contábil, Financeiro etc.

Para utilizar esta funcionalidade do sistema é necessário a utilização de um movimento de pedido (2.1.xx) e um movimento de faturamento (2.2.xx), onde o movimento de pedido enviará a NFS-e para a prefeitura, e na consulta autorização será criado automaticamente um movimento com o numero da NFS-e que é retornado pela prefeitura.

 

Parametrização do processo

Atualize a biblioteca para a versão 11.40.35 ou superior

Acesse o seguinte menu: Opções | Parâmetros | RM Nucleus | Outras Movimentações | escolha o movimento a ser parametrizado e clique em parametrizar.

Observação: Estes passos deverão ser executados para os dois tipos de movimento, 2.1.xx e 2.2.xx.

1. Configuração dos movimentos

Etapa Mov – Identificação:

Nesta Etapa Selecione a Serie para emissão de NF-e, maiores informações sobre o cadastro da serie.

clip_image002

Etapa Mov – Emitente/Destinatário 1/2:

Nesta Etapa o Emitente deverá ser “Empresa” e o destinatário “Cliente” ou “Fornecedor”

clip_image004

Mov – Datas 1/2:

Nesta etapa deverá ser selecionado “Edita” no campo “Edição da Data de Emissão”.

clip_image006

Etapa Mov – Datas 2/2:

Nesta etapa deverá ser selecionado “Edita” no campo “Edição da Data de Saída”.

clip_image008

Etapa Mov – Campos Livres 2/2:

Nesta Etapa pode ser selecionado a Edição do Histórico para Edita, este campo ira compor a TAG Discriminação do XML da NFS-e com as informações preenchidas no movimento.

clip_image010

Etapa Item – Campos Livres 2/2:

Nesta Etapa pode ser selecionado a Editar Histórico para Edita, este campo ira compor a TAG Discriminação do XML da NFS-e com as informações preenchidas no movimento.

clip_image012

Etapa Compra/Venda – Característica (apenas para o movimento 2.1.xx)

Nesta Etapa marque o CheckBox “Gera Movimento de Venda”, preenchendo no campo “Movimento Gerado (Default)” com o código do tipo de movimento em que será gerado o movimento faturado (2.2.xx)

clip_image014

Etapa Fis – Escrituração 1/2(Apenas para o movimento 2.2.xx):

Nesta Etapa deverá ser marcada a opção “Gerar Escrituração” e no campo “Tipo Documento Escrituração” deverá ser selecionado o tipo de documento cadastrado para emissão de NFS-e, maiores informações sobre o cadastro do tipo de documento.

clip_image016

Etapa Fis - NF-e:

Nesta Etapa deverá ser selecionado o Tipo de Envio da NFS-e Municipal (modelo Nacional), Manual ou Automático.

clip_image018

Avance até a ultima etapa salve os parâmetros do tipo de movimento.

Agora refaça os passos de configuração acima utilizando o movimento 2.2.xx e incluindo a etapa abaixo, para correta configuração da NFS-e.

Etapa Mov – Outros Dados (Apenas para o movimento 2.2.xx)

Nesta etapa desmarque a opção “Usar Copia de Movimentos por Referência”, e selecione a opção “Não Utilizar” para o campo 2º Número Sequencial.

clip_image020

2. Gerando a NFS-e

Gerando Movimento a ser transmitido para prefeitura (RPS)

O movimento deverá ser criado normalmente no tipo de movimento 2.1.xx e este será enviado a prefeitura. Ao finalizar a criação do movimento, o mesmo deverá estar com STATUS “A Faturar”:

Transmitindo a NFS-E e Gerando Movimento Faturado

Para realizar a transmissão da NFS-E, acesse o menu |UTILITARIOS | SPED | NFE-MUNICIPAL | SELECIONE O FILTRO | PROCESSOS | ENVIAR NFS-E | preenchendo devidamente todos os campos para transmissão da nota e execute o processo, após envio a NFS-e ficará como “Pendente”.

Aguarde alguns minutos e execute o processo “Consulta Autorização/Cancelamento”.

Quando a NFS-e for autorizada com sucesso será criado automaticamente um movimento no tipo de movimento 2.2.xx com o numero da NFS-e retornado pela prefeitura.

Será apresentado o log de geração do movimento juntamente com o log da consulta de autorização da NFS-E, por exemplo:

As NFS-e foram consultadas com sucesso. Total de NFS-e consultadas: 1.

NFS-e Autorizada com sucesso.

Filial: 2, Identificador do Movimento: 2258, Número da NFS-e: 15

-----------------------------------------------------------------

Log do movimento gerado automaticamente: Movimento 15 gerado com sucesso

Total de Erros: 0

Total de Movimentos Gerados: 1

-----------------------------------------------------------------

OBS: Caso o lançamento não seja gerado ou gerado com o STATUS diferente de Faturado, será apresentada a mensagem de erro com o motivo da não criação ou o não faturamento do mesmo no log da consulta Autorização/Cancelamento da NFS-E. Para esta situação, existe o menu chamado “Gerar Movimento Com Numero da Prefeitura” no menu | UTILITARIOS | SPED | NFE-MUNICIPAL | PROCESSOS | que executa o processo da criação do movimento faturado novamente, basta corrigir o erro e executar este processo.

5 comentários:

  1. Estes procedimentos servem para a Prefeitura de Belo Horizonte, ou só para quem utiliza o modelo Nacional ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, serve para qualquer prefeitura que está implementada no sistema através do processo de envio de NFS-e pelo TSS

      Excluir
  2. Parametrizei os dois tipos de movimentos conforme descrito nesta dica em um cliente que possui o ambiente insatalado no DataCenter TOTVS versão da biblioteca 11.40.40.107 - versão do RM Nucleus 11.40.1 (20) e não funcionou, existe alguma incompatilbilidade com o ambiente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A funcionalidade já estava disponível nesta versão, porém, sofreu várias evoluções. Sugerimos a atualização para a última versão 11.40.45.103.
      Só com as informações encaminhadas não conseguimos identificar o quê deve estar acontecendo.
      Nossa sugestão é, o problema persistindo após a atualização da versão, que seja feito um contato com o suporte para que sejam conferidas todas as configurações relacionadas.

      Excluir
  3. Caonsegui verificar pela função " Gerar Movimento Com Numero da Prefeitura " que a quantidade de caracteres do movimento 2.2.XX possuia apenas12 digitos, sendo que a prefeitura retornou com 15 digitos "201200000000007", e consequentemente tive que ajustar o tamanho do numero do documento do Gestão financeira = "20120000000000701" e do Gestão contabil = "2012000000000070101"
    Ou seja, a geração automatica foi realizada com sucesso após realizar os ajustes do tamanho das numerações do documento nos modulos envolvidos. . . . .
    Fica a dica. . .

    ResponderExcluir

RSS Reader