quarta-feira, 23 de maio de 2012

Boletim Técnico - Remessa de Débito Automático

 

Produto

:

RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80

Processo

:

Integração Bancária – Remessa de Débito Automático

Subprocesso

 

Remessa de Débito Automático

Data da publicação

:

22/05/2012

O processo de Débito Automático é realizado mediante acordo entre a empresa e o Cliente, que autoriza a cobrança de um determinado compromisso financeiro através de débito em suas contas correntes dispensando-lhe o envio de boletos de cobrança.

O pagador (pessoa física ou jurídica) autoriza ao Banco o débito de seus compromissos financeiros em sua conta corrente. O recebedor (pessoa física ou jurídica) disponibiliza um arquivo de remessa de débito automático ao Banco contendo informações dos débitos a serem efetuados na conta corrente do pagador.
O recebedor também poderá cancelar ou efetuar alterações em alguns dados do débito, antes que o mesmo seja efetuado.

O Banco é quem gerencia as contas correntes do recebedor e do pagador. Na data prevista, mediante informações obtidas em arquivo de remessa efetua o débito na conta corrente do pagador, executa a instrução de crédito na conta corrente do recebedor e envia informações sobre a efetivação do débito para o recebedor através de arquivo de retorno de Débito automático.
Caso ocorra alguma inconsistência na realização do débito, a não efetivação também será informada ao recebedor pelo arquivo de retorno.

Atenção:

A partir da versão 11.80 o layout do arquivo de remessa deverá ser desenvolvido pelo novo Gerador de Saídas e não mais pelo menu de Relatórios.
A remessa de Cobrança e de Débito Automático será realizada pelo menu Boleto e não mais pelos Lançamentos Financeiros.

Desenvolvimento/Procedimento

1. Executar o RM.EXE / Serviços Globais / Segurança: O usuário deverá ter permissão de acesso ao Segmento Integração.
2. Acessar o Segmento INTEGRAÇÃO / Gerador de Saídas /Cadastrar uma Categoria. Em seguida acessar o menu Gerador de Saídas / Layout / Processos e importar o relatório, que será utilizado para gerar a remessa.

Através do Segmento Gestão Financeira:

· Acessar o menu Movimentações Bancárias/Controle Bancário e conferir os cadastros:
. Bancos: deverá ter o código Febraban correto, exemplo Banco do Brasil = 001.
. Para cada Banco deverá haver a Agência e Conta corrente cadastradas.
. Convênio: todos os requisitos do processo Débito Automático serão gerenciados pelo Convênio.
. Conta Caixa: Deverá haver uma Conta Caixa associada ao Convênio.
· Selecionar os Lançamentos Financeiros , que deverão estar associados à Conta caixa/Convenio e gerar Boletos de Cobrança.
· Através do Menu Boletos, gerar a remessa de Débito Automático.

Resultado:

Os Boletos e os respectivos Lançamentos do Boleto terão o campo STATUS.CNAB atualizado para Remetidos.
O arquivo de remessa a ser encaminhado ao Banco será gravado no local especificado.

Informações adicionais

- O cadastro de Convênio deverá conter todas as informações necessárias para o processo(Banco, Agencia etc.), assim como o layout do relatório a ser utilizado.

- Não será possível processar a remessa sem que tenham sido gerado(s) o(s) respectivo(s) Boleto(s), pois no Retorno de Débito Automático, a baixa será realizada pela referencia do Boleto.

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