quarta-feira, 23 de maio de 2012

Boletim Técnico - Retorno de Débito Automático

Retorno de Débito Automático

Produto

:

RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80

Processo

:

Integração Bancária – Retorno de Débito Automático

Subprocesso

 

Retorno de Débito Automático

Data da publicação

:

22/05/2012

A importação de arquivos de retorno de Débito Automático é um processo, que consiste em baixar automaticamente os Lançamentos Financeiros por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária. Neste processo, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno possua os dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações, entre outras informações importantes.

Desenvolvimento/Procedimento

· Certificar que o cadastro do Banco esteja devidamente atualizado, principalmente em Anexos / Layout Bancário / Retorno de Débito Automático para CNAB 150 e/ou CNAB 240, conforme o padrão utilizado.
· Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno de Débito Automático.
É necessário informar: o local do arquivo a ser importado, a Filial e o código da Conta Caixa. Já o Evento Contábil e o Histórico poderão ser indicados no momento da importação do retorno ou poderá utilizar as definições já atribuídas nos respectivos parâmetros de cada processo (evento associado à tabela default para evento Contábil, parametrizado na etapa 02.05 – Contab.Financeiro e o Histórico parametrizado na etapa 02.02.02 Baixas – Baixas a Receber).
· Confirmar a importação.

Resultado:

. A baixa do titulo será realizada automaticamente.
. Será gerado um item de baixa correspondente ao valor baixado. (Anexo /Baixas do Lançamento).
. O Saldo da conta caixa indicada será atualizado.
. A contabilização da baixa será realizada de acordo com o evento contábil indicado no retorno ou o evento associado à tabela default para a contabilidade.
. No Gestão Contábil, Manutenção de Lotes, deverá haver a contabilização no lote específico para o processo.

Informações adicionais

1. Ao importar o arquivo de retorno o sistema identifica os lançamentos pelo IDBOLETO e produz a baixa total ou parcial de todos os Lançamentos de mesmo IDBOLETO.
Como identificar o IDBBOLETO no arquivo de retorno?
Nas posições que identificam o lançamento para baixa deverá ter o numero UM logo após a Coligada, ou seja, CODIGO DA COLIGADA(com 3 dígitos) + UM + IDBOLETO
Exemplo
0011000000000000000006974, onde:
001 = Código da Coligada
1 = Caracteriza que é um IDBOLETO
000000000000000006974 = IDBOLETO

2. O arquivo a ser importado deve possuir características que definem o processo “retorno”. É comum obtermos essa informação analisando o motivo ou código de ocorrência (esse termo varia entre Bancos) indicado no mesmo. Muitos Bancos disponibilizam em seus layout´s a informação por extenso do tipo de movimento “RETORNO”, normalmente no header do arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader